Considerando as informações e as ideias do texto 6A3BBB, assim como seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
O texto desenvolve argumentos contrários à adoção de modelos corporativos de gestão pela administração pública.
Considerando as informações e as ideias do texto 6A3BBB, assim como seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
O emprego das vírgulas apostas aos termos “No Brasil" (R.15) e “Em outros termos" (R.21) justifica-se com base na mesma regra de pontuação.
Em relação às estruturas linguísticas e às ideias do texto 6A4AAA e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguintes.
Conclui-se do texto que “o poder de vida ou de morte profissional sobre o autor" (R. 3 e 4) que os revisores têm restringe-se a alterações na forma superficial dos textos, sem atingir seu conteúdo.
Acerca dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto 6A4BBB, julgue o item subsequente.
Tanto na linha 9 quanto na linha 13, a palavra “que" atua, no nível textual, como elemento que opera simultaneamente a coesão sequencial e a coesão referencial.
No que concerne aos aspectos linguísticos do texto 6A4CCC, julgue o item a seguir.
A linguagem do texto apresenta elementos característicos de um nível de linguagem mais informal com função comunicativa bem definida: estabelecer uma aproximação com o leitor.
“Silêncio! Não quero bagunça nesta sala de aula, por favor." A classe morfológica das palavras grifadas é:
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
O médico _____ Paracetamol 200mg.
Se a criminalidade aumentar, estaremos em situação de perigo _____ todos os dias.
É _____ a sua queda por aquele rapaz!
Texto para responder à questão.
“ISSO é uma descoberta, um anseio recente." O uso da forma destacada do demonstrativo, no contexto, se justifica em razão de:
Texto para responder à questão.
No fragmento “A moça aproximou-se (1) após esperar alguns minutos (2) na fila da tarde de autógrafos na livraria e disparou, (3) com um sorriso entredentes, (4) à queima-roupa", as expressões numeradas, antes de cada uma delas, mostram, respectivamente, circunstâncias de:
Texto para responder à questão.
A oração destacada em “Mas vi QUE ERAA SÉRIO.", em relação à principal, exerce a função sintática de:
Texto para responder a questão.
Assinale o trecho em que o autor resume as ideias desenvolvidas na primeira parte do texto.
Texto para responder a questão.
Assinale a opção em que o acento indicativo de crase foi corretamente empregado, como em: “e pouco agrega às relações pessoais”.
Texto para responder a questão.
O termo destacado em: “uma criança de 10 anos que, ENTUSIASMADA, adote a prática.” Exerce função sintática de:
A fala de Carlos Heitor Cony começa com “Hoje, se os Mamonas Assassinas..."; nesse segmento o vocábulo “Hoje":
“Hoje, se os Mamonas Assassinas [banda de pop-rock que estourou em 1995, morta em um acidente de avião 1 ano depois] escreverem um livro sobre a teoria do quanta, não vai faltar editor e não vai faltar leitor. (...)".
A crítica presente nesse primeiro segmento do texto se dirige: