No período ‘Como é simples transportá-las, os custos logísticos são baixos’ (l.39-40), a primeira oração expressa, em relação à segunda, circunstância de
Considerando que cada um dos fragmentos apresentados nas opções seguintes são partes sucessivas de texto adaptado da revista CartaCapital (ano 18, n.º 736, 20/2/2013), assinale a opção em que o fragmento está gramaticalmente correto.
As opções que se seguem apresentam alguns trechos do texto reescritos. Assinale a opção em que a estrutura reconstruída está gramaticalmente correta.
Leia atentamente o texto abaixo para responder às
questões de 1 a 5.
Dor nas costas e má postura podem causar depressão
Sentar inadequadamente na cadeira do trabalho, dirigir
por horas e horas, e dormir em diversas posições são atos que,
além de problemas físicos, podem desencadear outras
doenças.
Segundo pesquisadores da San Francisco State
University, nos Estados Unidos, a má postura corporal piora o
humor e pode até causar depressão.
Para melhorar a qualidade de vida, Artur Hashimoto,
treinador máster do CORE 360°, explica que exercícios básicos
do treinamento funcional são capazes de fortalecer os músculos
e ainda melhorar a qualidade de vida dos praticantes. E tudo
isso em 30 minutos diários de atividades feitas de maneira bem
simples.
Um alongamento já é capaz de acordar o corpo e mantê-lo
fortalecido para aguentar a rotina diária.
“Além de ser uma forma de corrigir a postura e fortalecer
os músculos de forma equilibrada, o alongamento é um ótimo
estimulador do cérebro, e o faz liberar hormônios de bem-estar,
como a serotonina”, diz, acrescentando que “o alongamento
melhora a flexibilidade muscular, proporcionando maior
elasticidade e redução de lesões”. Além disso, alguns exercícios
específicos de treinamento funcional são ótimos para uma
postura melhor. No caso, apostar nas atividades de
estabilização no chão, como ponte e prancha, pode ser uma
ótima opção. Tanto a ponte quanto a prancha (em decúbito
dorsal, ventral e lateral) fazem parte dos exercícios isométricos,
posições que ajudam a ganhar força e diminuir a sobrecarga
nas articulações. “Tudo é uma combinação de um trabalho de
fortalecimento com alongamento”, afirma Artur. Outra
recomendação do profissional é apostar na liberação miofascial,
que funciona como uma massagem, com o objetivo de acabar
com os encurtamentos musculares que causam problemas na
postura e na qualidade dos movimentos. Essa terapia corporal é
de fácil aplicação, e o melhor, consiste em um resultado
imediato e pode ser feita com bolas e rolos de espuma.
http://www.educacaofisica.com.br/index.php/ciencia-ef/canaiscienciaef/fisiologia/24925-dor-nas-costas-e-ma-postura-podemcausar-depressao.
Adaptado.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à classe das palavras, assinale a alternativa cujos vocábulos destacados apresentam, respectivamente, a mesma classificação das palavras destacadas na frase abaixo.
A legislação é um produto social.
Sobre o uso da concordância verbal, marque a única alternativa incorreta.
Leia o texto, a seguir, e responda à questão.
Acerca da linguagem empregada no texto, considere as afirmativas a seguir.
I. O texto apresenta linguagem mista, formal e informal, como comprovam as expressões “obscurantismo em torno das matrizes da violência" e “agarrou esse touro à unha", respectivamente.
II. O texto apresenta trechos com linguagem figurada, conotativa, usando metáforas para expressar os sentidos, por exemplo, “é quase metade da bomba desarmada" e “são sempre o pior remendo para o soneto".
III. O texto apresenta exclusivamente linguagem técnica, de cunho formal, com dados estatísticos para confirmar as informações veiculadas, por exemplo, “faltam 5.634 vagas para sanar o déficit".
IV. O texto apresenta exclusivamente linguagem denotativa, literal, cujo objetivo é gerar formalidade e maior credibilidade às informações que estão sendo veiculadas.
Assinale a alternativa correta.
Leia o texto, a seguir, e responda à questão.
Quanto aos recursos linguístico-semânticos empregados no texto, considere as afirmativas a seguir.
I. No trecho “Como já chegou a declarar o sociólogo Francisco de Oliveira", o termo em destaque tem sentido de conformidade.
II. Em “... o sistema prisional é a única instituição pública mantida pelo cidadão brasileiro, mas que não lhe diz respeito", o termo em destaque se refere ao sistema prisional.
III. No fragmento “Tão grave é que uma das frases de 2012 foi a do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo", o termo em destaque é um vocativo.
IV. No trecho “... a palavra certa é mirar no exemplo dado pela secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Teresa Uille Gomes", o termo em destaque é um aposto.
Assinale a alternativa correta.
Leia o texto, a seguir, e responda à questão.
Acerca das informações presentes no texto, considere as afirmativas a seguir. I. A lei seca objetiva reduzir a violência no trânsito e também propiciar uma cultura de responsabilidade social aos motoristas. II. Conforme a regulamentação do Contran, nenhum nível de álcool será admitido no teste de bafômetro. III. A resolução 432 do Conselho Nacional de Trânsito garante a redução dos acidentes e da violência no trânsito. IV. A infração pode ser comprovada mediante teste de bafômetro, exame de sangue e testemunhos de embriaguez.
TEXTO: Ecologia integral
A ecologia integral parte de uma nova visão da Terra. É a visão inaugurada pelos astronautas a partir dos anos 60 quando se lançaram os primeiros foguetes tripulados. Eles veem a Terra de fora da Terra. De lá, de sua nave espacial ou da Lua, como testemunharam vários deles, a Terra aparece como resplandecente planeta azul e branco que cabe na palma da mão e que pode ser escondido pelo polegar humano.
Daquela perspectiva, Terra e seres humanos emergem como uma única entidade. O ser humano é a própria Terra enquanto sente, pensa, ama, chora e venera. A Terra emerge como o terceiro planeta de um Sol que é apenas um entre 100 bilhões de outros de nossa galáxia, que, por sua vez, é uma entre 100 bilhões de outras do universo, universo que, possivelmente, é apenas um entre outros milhões paralelos e diversos do nosso. E tudo caminhou com tal calibragem que permitiu a nossa existência aqui e agora. Caso contrário não estaríamos aqui. Os cosmólogos, vindos da astrofísica, da física quântica, da biologia molecular, numa palavra, das ciências da Terra, nos advertem de que o inteiro universo se encontra em cosmogênese. Isto significa: ele está em gênese, se constituindo e nascendo, formando um sistema aberto, sempre capaz de novas aquisições e novas expressões. Portanto ninguém está pronto. Por isso, temos que ter paciência com o processo global, uns com os outros e também conosco mesmo, pois nós,
humanos, estamos igualmente em processo de antropogênese, de constituição e de nascimento.
Três grandes emergências ocorrem na cosmogênese e antropogênese: (1) a complexidade/diferenciação, (2) a auto-organização/consciência e (3) a religação/relação de tudo com tudo. A partir de seu primeiro momento, após o Big-Bang, a evolução está criando mais e mais seres diferentes e complexos (1). Quanto mais complexos mais se auto-organizam, mais mostram interioridade e possuem mais e mais níveis de consciência (2) até chegarem à consciência reflexa no ser humano. O universo, pois, como um todo possui uma profundidade espiritual. Para estar no ser humano,
o espírito estava antes no universo. Agora ele emerge em nós na forma da consciência reflexa e da amorização. E, quanto mais complexo e consciente, mais se relaciona e se religa (3) com todas as coisas, fazendo com que o universo seja realmente uni-verso, uma totalidade orgânica, dinâmica, diversa, tensa e harmônica, um cosmos e não um caos.
As quatro interações existentes, a gravitacional, a eletromagnética e a nuclear fraca e forte constituem os princípios diretores do universo, de todos os seres, também dos seres humanos. A galáxia mais distante se encontra sob a ação destas quatro energias primordiais, bem como a formiga que caminha sobre minha mesa e os neurônios do cérebro humano com os quais faço estas reflexões. Tudo se mantém religado num equilíbrio dinâmico, aberto, passando pelo caos que é sempre generativo, pois propicia um novo equilíbrio mais alto e complexo, desembocando numa ordem rica de novas
potencialidades.
Leonardo Boff - adaptado
http://leonardoboff.com/site/lboff.htm - acesso em 09/04/2013
O texto de Boff contém informações importantes, mas não é neutro, pois expressa um ponto de vista sobre o assunto abordado. A presença e a subjetividade do autor evidenciam-se em:
“Eles veem a Terra de fora da Terra." – 1º parágrafo. Segundo a norma ortográfica em vigência, não há acento gráfico na palavra em destaque. Também NÃO recebe acento gráfico nenhuma das palavras em:
“Tudo se mantém religado num equilíbrio dinâmico [...], pois propicia um novo equilíbrio mais alto e complexo." – 4º parágrafo. Ao reescrever esse trecho, com alterações sintáticas e semânticas, forma-se a seguinte frase correta e coerente:
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Em “Pois o cronista sabe que não está escrevendo só naquele momento, naquele dia, para aquela rápida publicação no jornal ou revista, mas está falando para um leitor que, na maioria das vezes, voltará a ele, QUE o acompanhará, somando dentro de si as crônicas lidas [...]” § , o elemento de coesão destacado retoma, no texto, o termo:
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

“E o bom cronista é aquele que consegue o melhor equilíbrio entre esses elementos tão diferentes, entrelaçando-OS e alternando-OS com harmonia.” § Nesse trecho, os dois pronomes destacados substituem o mesmo termo.Aponte-o.
Leia o texto abaixo e responda à questão.
Em “O leitor tem expectativas em relação ao SEU cronista. [...]”( 6), o uso do pronome destacado se justifica por se referir, no texto, ao seguinte trecho:
Leia o texto abaixo e responda à questão.
Assinale a opção em que a palavra do texto foi acentuada seguindo regra diferente das demais.