As “árvores de araque” são construídas e se constituem num sucesso, pois
No trecho “casa ao lado, onde" (l. 9-10) a palavra onde pode ser substituída, sem alteração de sentido e mantendo-se a norma-padrão, por
O período “Terminada a aula, os meninos faziam fila junto à dona Clotilde, pedindo para carregar sua pasta." (l. 58-59) pode ser reescrito, mantendo-se o sentido original e respeitando-se os aspectos de coesão e coerência, da seguinte forma:
A oração “...mesmo que existam muitos que acreditem numa espécie de permanência incorpórea após a morte.”, pode ser reescrita, sem prejuízo sintático-semântico para o fragmento, por

O assunto principal do texto é:
Leia:
“(...) A pressão sobre elas em um mundo cada vez mais competitivo cria um consumidor fidelizado: a criança que hoje precisa de medicamento para se manter em alerta será, no futuro, o adulto dependente de medicamentos para dormir. (...)"
A função sintática dos termos destacados é, respectivamente:
Leia:
“(...) situação esta apta à criação de sérios danos à saúde e segurança do consumidor (...)"
Marque a alternativa cujo acento indicativo da crase é obrigatório:
Leia o texto abaixo e responda à questão.

“Descanse em paz, pobre coitado.” (§ 1) A frase imperativa acima foi reescrita de formas distintas e em distinto tratamento. Entre elas está INCORRETA a seguinte:
Leia o texto abaixo e responda à questão.

O nome substantivo “cronista”, quanto ao gênero gramatical, é classificado como comum de dois. Classificam-se também como comum de dois gêneros os substantivos constantes do par:
Leia o texto abaixo e responda à questão.

“Morreu na semana passada, atropelado pela multidão que vinha na direção oposta, o último cronista andarilho.” (§ 1) No período acima, a oração que designa o fato que levou o último cronista andarilho à morte — “atropelado pela multidão que vinha na direção oposta” — foi expressa na voz passiva. Redigida na voz ativa, a referida oração terá a forma:
Leia o texto abaixo e responda à questão.

“Morreu constrangido por estar atrapalhando o tráfego de pedestres...” (§ 2) Das modificações feitas na redação do trecho acima, aquela em que houve sensível alteração do sentido original é:
“Com o caderno sempre à mão, anotava os modismos, os pequenos acontecimentos." (§ 9)
Leia o texto abaixo e responda à questão.
Na frase acima, o acento indicativo da crase foi corretamente empregado.
Das frases abaixo, aquela em que está INCORRETO o emprego do acento indicativo da crase é:
Leia o texto abaixo e responda à questão.

“O cronista peripatético costumava cruzar na vida real com Rubem Fonseca, os dois flanando pelas calçadas do Leblon.” (§ 11) O período composto acima continuará exprimindo o mesmo sentido se lhe for dada a seguinte redação:
A expressão destacada que NÃO se classifica como pronome indefinido é
Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao que se afirma a seguir.