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O emprego da expressão de caráter coloquial “Só que não!" representa

Meu filho e seus ídolos

Todas as épocas têm os seus ídolos juvenis. Principalmente depois do fenômeno da comunicação de massa,

pessoas como James Dean ou Elvis Presley, para falar de astros de outros tempos, ou como Sandy e Junior e os

Backstreet Boys, fenômenos mais recentes, arrastam multidões de jovens aos seus shows. E não só isso. Além de

frequentarem os shows, os jovens são capazes de atitudes muito mais drásticas, como passar dias em uma fila para

comprar ingresso, fazer plantão na frente do hotel ou da casa do cantor simplesmente para dar uma olhadinha a

distância. Em casa, as paredes do quarto são forradas de pôsteres, revistas são consumidas aos milhares, álbuns são

confeccionados com devoção e programas de TV são ansiosamente esperados apenas para assistir a uma rápida

aparição do ídolo.

Muitos pais se perguntam: o que essas pessoas têm de tão especial para atrair a atenção de tantos jovens? A

primeira e mais óbvia resposta é que todos esses astros, mais do que qualquer outro mortal, detêm objetos de desejo

de nossa cultura ocidental, como fama, sucesso, beleza, dinheiro etc. Isso, porém, não justificaria as atitudes que os

adolescentes são capazes de tomar em relação a cantores, atores ou jogadores de futebol. Se a tietagem se justificasse

apenas pela admiração de certas características dos artistas (como a beleza, por exemplo), esse comportamento de fã

não pareceria tão restrito à juventude. Isso pode nos indicar que esse fenômeno tem a ver com a própria adolescência.

A adolescência traz desafios importantes para o jovem. Além de ser uma fase em que deixamos de ser criança e nos

preparamos para a vida adulta, a convivência social tem um grande peso. Por vezes, aos olhos dos pais, os filhos dão

mais importância aos amigos e suas opiniões do que à própria família. Não é incomum ouvir pais de adolescentes

reclamando que os filhos só ouvem, vestem, assistem e gostam daquilo que os amigos ouvem, vestem, assistem e

gostam. O que os pais têm dificuldade de entender são as transformações típicas que se operam nessa fase. O preparo

para a vida adulta envolve uma espécie de libertação das opiniões familiares. É como se o jovem tivesse uma

necessidade de se desligar daquela dependência infantil e encontrar sua própria identidade. Onde encontrar essa

identidade? Primeiro, no grupo social mais próximo, ou seja, nos amigos. Depois, em outras pessoas. E é aí que entram

os ídolos da juventude.

Essas pessoas famosas representam uma série de características valorizadas pelos adolescentes: às vezes a rebeldia

ou a aparente independência; às vezes a beleza ou a fama. Além de representarem esses valores, os ídolos parecem,

aos olhos do fã, pessoas que conseguem materializar seus sonhos, que conseguem tudo o que querem. Por isso esse

interesse fora do comum por tudo que se passa com eles.

Sob esse ponto de vista, ter ídolos é algo absolutamente normal. Torna-se preocupante, no entanto, quando esse

interesse passa a ser o foco central do adolescente, quando a sua vida gira completamente em torno do seu ídolo e ser

fã passa a ser a sua principal e única ocupação. Nesses casos, é importante que os pais estejam atentos para impedir

que a admiração do filho vire uma obsessão e ajudá-lo a lidar de forma mais saudável com a admiração que sente por

alguma pessoa famosa.

Porém, quando esse interesse não interfere na vida do adolescente, não há por que se preocupar. Pode ser até

uma oportunidade para que os pais conheçam melhor seus filhos. Discutir sobre os gostos, os desejos, enfim, as

preferências dos adolescentes nessa fase pode ser uma experiência muito rica para os pais. Até porque quem de nós

nunca teve seu ídolo?

(DELY, Paula. Meu filho e seus ídolos. Disponível em: http://www.aprendebrasil.com.br/falecom/psicologa_artigo027.asp.

Acesso em: 05/07/2011. Adaptado.)

No trecho “A adolescência traz desafios importantes para o jovem.” (3º§), o termo “importantes” pode ser substituído, sem alteração de sentido, por

Texto I para responder às questões de 01 a 05.

"Quem não se comunica se trumbica"

Esta frase é do Chacrinha, um dos mais famosos apresentadores da televisão brasileira, falecido em 1988. Só que

não! A frase, na verdade, é de Péricles do Amaral, que a "deu" para que Chacrinha a usasse em seus programas na TV.

Mas hoje, enquanto Chacrinha se eternizou como personagem integrante da história da TV brasileira, Péricles – uma das

maiores referências do rádio carioca e autor de novelas radiofônicas, além de forte atuação como redator de TV em

diversos canais – que faleceu em 1975, é pouco conhecido do grande público.

Essa confusão exemplifica a relação que temos hoje com a informação e a comunicação. Vivemos uma era de alta

tecnologia da informação. Mas informação e comunicação não significam necessariamente a mesma coisa. Vivemos

num mundo com acesso a todo tipo de informação de diversas maneiras. Só que excesso de informação também pode

gerar ruído – em comunicação, "ruído" é qualquer elemento que interfere no processo de transmissão de uma

mensagem de um emissor para um receptor.

Não basta haver a capacidade de informar se não houver o desejo de se comunicar. Ou o desejo de compreender e

ser compreendido pelo interlocutor. Para esse processo de troca de ideias funcionar, saber escrever corretamente é

condição necessária, mas não suficiente. O que vemos hoje com alguma frequência (especialmente em redes sociais)

são pessoas querendo impor suas ideias, mas sem querer compreender ideias diferentes. Ou mesmo modos diferentes

de se expressar. [...]

(Dario Chaves. Língua Portuguesa, nº 57, ed. Escala. Fragmento.)

Quanto às características estruturais do tipo textual apresentado, pode-se afirmar que, no primeiro parágrafo, o autor utiliza

Assinale a alternativa em que o trecho sublinhado apresenta função sintática DIFERENTE dos demais.

Assinale a opção em que a substituição sugerida para

o termo usado no texto provoca erro gramatical ou

incoerência textual.

Assinale a opção que preenche as lacunas do texto de

forma que o torne coeso, coerente e gramaticalmente

correto.

O transporte internacional passou _1_ ser utilizado em

larga escala depois da II Guerra Mundial, por aviões cada vez

maiores e mais velozes. A introdução dos motores _2_ jato,

usados pela primeira vez em aviões comerciais (Comet), em

1952, pela BOAC (empresa de aviação comercial inglesa),

deu maior impulso _3_ aviação como meio de transporte.

No final da década de 1950, começaram _4_ ser usados

os Caravelle, de fabricação francesa (Marcel Daussaud/

Sud Aviation). Nos Estados Unidos, entravam em serviço

em 1960 os jatos Boeing 720 e 707 e dois anos depois o

Douglas DC-8 e o Convair 880. Em seguida apareceram os

aviões turbo-hélices, mais econômicos e de grande potência.

Soviéticos, ingleses, franceses e norte-americanos passaram

_5_ estudar a construção de aviões comerciais cada vez

maiores, para centenas de passageiros, e _6_ dos chamados

"supersônicos", _7_ velocidades duas ou três vezes maiores

que a do som. Nesse item dos supersônicos, _8_ estrelas

internacionais foram o Concorde (franco-britânico) e o Tupolev

(russo), que transportavam 144 passageiros e voaram até os

anos 90, mas, devido aos elevados custos de manutenção,

passagens e combustíveis, eles acabaram por ter as suas

produções suspensas.

. Acesso em:

13/12/2015 (com adaptações)

Assinale a opção correspondente a erro gramatical

inserido no texto.

A Embraer S. A. atualmente é destaque (1) internacional

e passou a produzir aeronaves para rotas regionais e

comerciais de pequena e média densidades (2), bastante (3)

utilizadas no Brasil, Europa e Estados Unidos. Os modelos

190 e 195 ocupou (4) o espaço que era do Boeing 737.300,

737.500, DC-9, MD-80/81/82/83 e Fokker 100. A companhia

brasileira é hoje a terceira maior indústria aeronáutica do

mundo, com filiais em vários países, inclusive na (5) China.

. Acesso em:

13/12/2015. (com adaptações).

Assinale a opção em que a substituição sugerida provoca

erro gramatical e/ou incoerência textual.


Leia o depoimento a seguir para responder às questões 4 e 5.


Assinale a substituição proposta que causa erro de morfossintaxe no texto.

Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão fora

de ordem. Ordene-os nos parênteses e assinale a opção

que traz a sequência correta, de modo que se obtenha um

texto com coesão e progressão coerente de ideias.


( ) Até o ano 2000, 90% da receita da Embraer vinha

do mercado de aeronaves comerciais. Naquele ano,

no entanto, a empresa passou a diversificar sua

produção.


( ) A Embraer deve seu sucesso, primeiro, ao fato de

nunca ter abandonado o padrão de excelência que lhe

deu origem.


( ) O resultado foi que, em pouco mais de uma década,

as linhas Legacy, Phenom e Lineage venderam mais

de 700 jatos executivos.


( ) No campo estratégico, a partir da privatização, em

1994, adotou princípios fundamentais: a diversificação

de produtos e clientes, o estabelecimento de parcerias

internacionais e a alocação contínua de investimentos

pesados.


( ) A Embraer é, ainda hoje, a empresa privada que

mais atrai estudantes do ITA, e só em cursos de

treinamento e aprimoramento de seus profissionais

investe 9 milhões de reais por ano.


Baseado em Pieter Zalis e Bela Megale, “Made in Brazil", Veja,

11/06/2014, p. 68/69.

Assinale o trecho que, ao preencher a lacuna, respeita a

coesão e o sequenciamento coerente das ideias do texto.

As tarifas dos serviços de transporte aéreo público

doméstico encontram-se sob o regime de liberdade

tarifária desde agosto de 2001. Nesse regime, as tarifas

aéreas são definidas pelas empresas que prestam os

serviços, devendo comunicá-las à ANAC em prazo por

esta definido, conforme estabeleceu a Lei n. 11.182, de

2005.Essa Lei assegurou, ainda, que as linhas aéreas

possam ser exploradas por qualquer empresa aérea

interessada, mediante prévio registro na ANAC.

Diferentemente do que ocorria no passado, _______

_____________________________________________.

O cenário de livre concorrência atrai investimentos para o

setor e estimula o crescimento do mercado, a ampliação

da oferta, a diversificação de serviços e, ainda, a redução

de preços. Por consequência, mais pessoas passam a ter

acesso aos serviços aéreos públicos.

Trecho adaptado de Acesso em: 4/1/2016.

No período: “Para o pediatra Daniel Becker, esses têm sido verdadeiros pecados cometidos à infância, que prejudicarão as crianças até a ida adulta”. O verbo destacado está respectivamente no modo e tempo do:

Na frase: Se não chover hoje à tarde faremos um belíssimo passeio. Há indicação de:

No que se refere às ideias e informações do texto, julgue os itens a seguir

Sem prejuízo do sentido e da correção gramatical do texto, o

primeiro período poderia ser reescrito da seguinte forma: A

própria colonização do Brasil, ainda no século XVI, pode ser

considerada marco da história da assistência jurídica, ou justiça

gratuita, no país.

No que se refere às ideias e informações do texto, julgue os itens a seguir

Infere-se do texto que a Lei n.º 1.060/1950 ainda está em

vigência, embora tenha passado por algumas alterações.

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