Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26004 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Nas orações:

I- A pobre mulher chegou chorando.
II- A estrela da manhã é um planeta.
III- O animal ainda saiu falando.

A alternativa que não apresenta adjetivo é:

No trecho: “O meu jeito de ser? Era você Era te amar, não era sofrer..." O tempo verbal que se repete é:

No texto acima, o autor, ao mesmo tempo em que discorre sobre a interferência da burocracia na criação de empresas, opina sobre o tema. Seguem os tópicos temáticos depreendidos a partir do texto:

I- Inicialmente, o autor aponta a diferença quanto ao número de pessoas jurídicas no Brasil em comparação ao dos EUA, evidenciando, pois, o grande problema do empreendedorismo no Brasil, não só devido à desproporção da diferença apontada, já que a população do Brasil é menor, mas porque o maior número de empresários não representa mais riqueza.

II- No decorrer do texto, o autor aponta as razões que levam à criação de uma empresa no Brasil, que diferem das dos EUA– se no Brasil a razão é o desemprego ou a insuficiência da renda obtida com o trabalho de carteira assinada, nos EUA, a abertura de um negócio decorre do surgimento de uma oportunidade.

III- Por último, o autor enfatiza que maior do que o obstáculo da lentidão no processo de colocar uma empresa em funcionamento no Brasil é o fato de grande parte desse empresariado ter uma renda similar à de pessoas que trabalham com carteira assinada, o que não ocorre em países como a Nova Zelândia e a China.

Da análise das proposições, pode-se dizer que é CORRETO o que se afirma apenas em

Abaixo estão listados alguns fragmentos textuais, todos extraídos da matéria jornalística sobre mobilidade urbana, intitulada “Pensar estratégias com menor impacto", divulgada no Jornal Correio da Paraíba, de 19 de novembro de 2017. Leia-os e, em seguida, indique a ÚNICA alternativa em que se apresenta uma estrutura com sujeito posposto oracional (Oração Substantiva Subjetiva).

No enunciado “Antes de iniciar este livro, imaginei construi-lo pela divisão do trabalho. Dirigi-me a alguns amigos, e quase todos consentiram de boa vontade em contribuir para o desenvolvimento das letras nacionais.” os elementos coesivos “lo” e “quase todos” são marcadores coesivos que se enquadram na categoria denominada

Nas orações:

I- O pobre homem morreu de apendicíte.
II- O eclipse lunar acontecerá a partir da meia-noite.
III- Tenho uma amiga trilíngue.

A alternativa que possui erro de acentuação é:

Em: “Dom Quixote é meu herói preferido", o termo em destaque tem função sintática de:

Com relação aos termos CALMO, TRISTE E MAGRO, no segundo verso do poema (Texto 2), é CORRETO afirmar que

Observe os Textos 8, 9 e 10 que se seguem.

Levando em conta os termos essenciais da oração (sujeito e predicado), assinale o item CORRETO, em relação às tirinhas da página anterior (Textos 8, 9 e 10).

A alternativa incorreta quanto ao uso dos porquês é:

Nas orações:

I- É necessário a minha rubríca no documento.
II- Minha amiga e eu sempre saimos sozinhas.
III- Em casa, apreciamos música. Temos inclusive um alaúde.

A alternativa que possui erro de acentuação é:

Em: “Dom Quixote é meu herói preferido", o termo em destaque tem função sintática de:

Em relação à superação dos conflitos étnico-raciais no Brasil, podemos afirmar que

Leia o trecho do texto a seguir e responda à questão.

Ainda a respeito da frase “O futebol dá sentido à vida de milhões de pessoas”, analise as afirmativas a seguir a assinale a alternativa correta. I. O sujeito da frase é “O futebol”. II. O verbo “dá” é transitivo direto e indireto. III. O termo “sentido” funciona como objeto direto. IV. Os termos “à vida de milhões de pessoas” funcionam como objeto indireto.

Leia o trecho do texto a seguir e responda à questão.

Os artigos são termos que geralmente acompanham os substantivos, indicando o número e o gênero, podendo ser definidos ou indefinidos. Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE artigos que aparecem no texto.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282