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Folha de respostas:

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Assinale a alternativa errada quanto ao uso dos porquês:

Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta a respeito do gênero dos substantivos:

I. dinamite é um substantivo masculino.
II. colega é um substantivo comum de dois gêneros.
III. cal é um substantivo feminino.
IV. o feminino de réu é ré.

Assinale a alternativa que contém apenas assertivas corretas.

O narrador do texto, ao problematizar a respeito da transição para a velhice, faz alusão a três diferentes elementos, os quais, a princípio, são incompatíveis do ponto de vista semântico: o elefante, o vinho e a faca. Tendo em vista a coerência textual, assinale a alternativa que remete ao papel que esses elementos desempenham.

Dadas as afirmativas sobre o poema e seu título,

I. No título do poema, há uma hipérbole que consiste no exagero proposital de fatos, atribuindo-lhes proporções fora do normal.

II. No título do poema, está presente a figura de linguagem metonímia na palavra “ombros", os quais substituem “pessoas", baseando-se numa relação de parte (ombros) pelo todo (pessoas).

III. Na primeira estrofe, a palavra tempo é empregada três vezes, constituindo uma figura de linguagem: repetição ou reduplicação.

verifica-se que está(ão) correta(s)

O narrador do texto, ao problematizar a respeito da transição para a velhice, faz alusão a três diferentes elementos, os quais, a princípio, são incompatíveis do ponto de vista semântico: o elefante, o vinho e a faca. Tendo em vista a coerência textual, assinale a alternativa que remete ao papel que esses elementos desempenham.

Apesar de o personagem-narrador aparentar pedir desculpas ao leitor pela narrativa que apresentará, não desiste de escrever e atribui a necessidade de escrever

Indique a alternativa em que o pronome possessivo indica a ideia de aproximação:

Observe as orações.
I- Rubião viu em duas rosas vulgares uma festa imperial, e esqueceu a sala, a mulher e a si. J. Montello (objeto direto);
II- O plano de assalto à casa foi traçado por mim. R. Braga (objeto indireto);
III- Instamos com ele para que ficasse uns dois dias conosco. M. Bandeira (adjunto adverbial).

Conforme a classificação sintática e o emprego dos pronomes oblíquos em destaque, considera-se correta a alternativa:

“É verdade que, ao olhar para o céu à noite, verei outras constelações."
Indique a alternativa em que o verbo em destaque possui o mesmo complemento do verbo acima.

Considerando a linguagem e sua articulação com as práticas interativas sociais no ensino, é possível asseverar que

I- a função social do ensino de língua deve ser pautada numa perspectiva de educação linguística que tenha como escopo a transmissão de conteúdos gramaticais, privilegiando o nível culto da linguagem.

II- o caráter social, político, histórico e ideológico da linguagem coloca a enunciação como construção social, resultante da interação humana que se realiza por meio do dialogismo.

III- a língua é um sistema estável e imutável, sem valores ideológicos.

Analise as proposições e marque a alternativa adequada. Está (ão) CORRETA (s), apenas

Irandé Antunes (2007, p.104) afirma que “Tem-se em mente o mito de uma língua uniforme, sem variação, sem adequação à situação em que é usada e, lá no fundo, o outro mito de que a norma culta é inerentemente melhor que as outras. No entanto, a ciência linguística defende que o bom uso de língua é aquele que é adequado às condições de uso".

Compreende-se, pois, que

( ) existem variações linguísticas porque as línguas são fatos sociais, situados num tempo e num espaço concretos, com funções definidas.

( ) a norma culta deve ser endeusada, absolutizada como um recurso suficiente ao sucesso da interação.

( ) a linguagem padrão deve ser ensinada e usada, adequadamente, quando a situação comunicativa assim o exigir.

Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa. Marque a alternativa CORRETA.

O avanço da investigação, na área de linguagem, quanto à relação linguagem/sentido/sujeito, voltado para o ensino de produção de texto escrito, tem evidenciado que

I- o texto escrito deve ser considerado como produto acabado, a-histórico, que atenda às regras das normas de uma língua formal.

II- o aluno-autor deve estar, cada vez mais, comprometido com uma “atitude responsiva", quando inserido na interação verbal, em práticas linguístico-sociais e discursivas.

III- a interlocução do professor, numa relação interativa como condição de produção, é constitutiva desse processo.

Analise as proposições e marque a alternativa adequada. Está(ão) CORRETA(S), apenas

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