Quanto aos aspectos da estrutura gramatical do texto, assinale a alternativa correta.
Dos termos sublinhados, qual se classifica como objeto indireto?
O texto a seguir é referência para a questão.
Na última frase do texto, o termo “Então” pode ser susbstituído, sem nenhuma alteração de significado, por:

A respeito de aspectos linguísticos do texto CG2A1BBB, julgue o próximo item.
A forma verbal empregada no trecho ENTRE NESTA LUTA! sinaliza a intenção do autor do texto de levar os leitores a executarem determinada ação ou a desenvolverem determinado comportamento.
Das afirmações seguintes:
I- A tira retrata uma situação de comunicação que é prejudicada pela intolerância de um dos interlocutores
II- A personagem de óculos considera errada a fala do seu interlocutor no 1º e no 2º quadrinho porque, de acordo com as regras de colocação pronominal da norma padrão, pronomes pessoais oblíquos átonos não podem iniciar frases.
III- Além de humor, a tira contém também uma crítica à rigidez de certas regras gramaticais, distantes da realidade linguística do país, ou a rigidez de algumas pessoas, que, apoiando-se nessas regras, prejudicam a comunicação verbal.
“houve um momento em que seu marido classificou certo pintor com uma palavra forte e vulgar; ela ergueu os olhos para ele, com um ar de censura."
Com relação aos componentes destacados do trecho, é correto afirmar que:
A frase que inicia o primeiro parágrafo do texto pode, opcionalmente, ser pontuada de outra maneira. Qual é a alternativa em que essa outra pontuação aparece?
A palavra “engavetamento", empregada no texto, nasceu da forma verbal ENGAVETAR. Como devemos denominar o processo de formação da palavra “ENGAVETAR"?
Das afirmações seguintes com relação ao poema:
I- Na 3ª estrofe, a palavra DIA foi empregada em sentido conotativo e tem os seguintes significados no contexto: alegria, prazer, esperança, vida.
II- A palavra “noite", utilizada nas duas primeiras estrofes, está empregada em sentido denotativo.
III- Nos trechos “É noite no meu amigo" e “Sinto que nós somos noite" do poema, percebemos o uso de NOITE em sentido denotativo.
A frase que inicia o primeiro parágrafo do texto pode, opcionalmente, ser pontuada de outra maneira. Qual é a alternativa em que essa outra pontuação aparece?
A frase que inicia o primeiro parágrafo do texto pode, opcionalmente, ser pontuada de outra maneira. Qual é a alternativa em que essa outra pontuação aparece?
Ao final do quarto prágrafo, a forma verbal “Demorando” é empregada seguida de reticências. O emprego desse sinal de pontuação sugere em relação à ação:
Considerando o nível de linguagem que deve ser empregado nesse gênero textual, a expressão “estamos na cola das pessoas” (3º§) justifica-se por:
De acordo com as regras gramaticais vigentes, analise as afirmações abaixo e verifique quais estão corretas. Para tanto, nos parênteses, marque (A) para as afirmações adequadas e (I) para as inadequadas.
( ) Na linha 02, a palavra “onde” deve obrigatoriamente ser substituída por “aonde”.
( ) O verbo ter, na linha 03, deve receber acento circunflexo para concordar com o sujeito da oração.
( ) Na linha 04, a palavra “onde” pode ser substituída por “em que”, sem alterar o sentido da frase.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: