As muitas formas de expressão das manifestações da linguagem humana podem se apresentar sob as mais diversas estratégias discursivas, dentre as quais destacamos os discursos direto, indireto e indireto-livre. No diálogo entre Deus e Adão, do texto VII, apresentam-se
Atentar às sentenças a seguir, coletadas em registros os mais diversos, identificar os erros de ortografia ou de acentuação gráfica e em seguida responder ao que se pede.
I- As lâmpadas florescentes são mais ecônomicas.
II- O criminoso foi apanhado em fragrante delito.
III- Os extrangeiros têm sido muito descriminados no país.
IV- O guarda de transito flagrou o motorista inflingindo a lei, quando este atravessava o sinal vermelho, e lhe infringiu uma multa.
V- Por ter se sentido constrangido e motivo de gracejos e vaias, no shopping – após uma violenta desinteria – e por não ter achado banheiro no segundo andar, fato que permitiu José sujar a sua calça de fezes – este ajuizou uma ação de reparação de danos morais contra a instituição, obitendo sucesso.
A quantidade total de palavras que apresentam, nas sentenças postas, algum tipo de erro, quer seja de ortografia ou de acentuação gráfica, de acordo com a norma culta, é:
Diz a norma gramatical, em relação à concordância entre verbo e sujeito, que o verbo concorda em número e pessoa com o núcleo do sujeito da oração. Por outro lado, há usos variáveis da concordância, dentre os quais o do sujeito composto e o de expressões partitivas. Observe as regras abaixo e responda ao que se pede com relação aos exemplos que seguem:
- O sujeito composto leva o verbo para o plural, independentemente da posição em que apareça o sujeito; mas é possível a concordância com o núcleo mais próximo, se o sujeito vem após o verbo.
- Se o sujeito é representado por expressões partitivas, a concordância se dá com o núcleo, podendo também ser estabelecida com o substantivo que denota o conjunto.
I- A sustentação dos partidos, a exposição de suas ideias no rádio e na televisão e a atuação de seus parlamentares no Congresso vai/vão custar neste ano aos cofres públicos mais de 11 bilhões de reais. (Quanto custa a democracia -Veja, 04/10/17).
II- Na conta está / estão o fundo partidário, a renúncia de impostos para as emissoras que exibem as propagandas obrigatórias e os orçamentos da Câmara e do Senado. (Idem)
III- [...] Até os 5, 6 anos, a criança aprende em ritmo espantoso, e isso será valioso para toda a vida. Infelizmente, é uma fase que costuma ser negligenciada – famílias pobres não recebem orientação básica sobre como enfrentar o desafio de criar um bebê, falta/ faltam boas creches e pré-escolas e, sobretudo, o empurrão certo na hora certa. (Entrevista “Primeiro empurrão", Veja, 27/09/17).
IV- Cerca de 50% dos produtos oncológicos do mundo atualmente são consumidos pelos Estados Unidos. E metade deles especificamente pelo Medicare, o seguro de saúde gerido pelo governo para pessoas idosas. Quando há um novo produto para câncer no mundo, portanto, sabe-se de antemão que boa parte das vendas será / serão feita(s) para o governo dos Estados Unidos. (Entrev. “O médico que vale ouro", Veja, 04/10/17).
Após analisar como se concretizam as regras de concordância nos exemplos acima, NÃO admite (m) a variação da forma verbal apenas
Nos períodos abaixo listados, todas as orações em destaque são subordinadas. Mas em apenas um deles consta uma oração subordinada adjetiva, a saber:
A charge a seguir, publicada no período em que foi divulgado o preço cobrado nas clínicas particulares pela vacina da dengue, denuncia, através do diálogo entre os personagens, a dificuldade de quem precisa de tratamento, mas não tem condição de custeá-lo.
Com base na análise do segundo enunciado presente na charge, deduzimos que
I- existe uma falha estrutural no segundo enunciado, em virtude de a vírgula ter sido usada para separar o sujeito do predicado.
II- a vírgula presente no segundo enunciado é usada para marcar a supressão da forma verbal.
III- a opção pelo uso do verbo “cobrar" no subjuntivo sinaliza a possibilidade da existência de clínicas em que a vacina é vendida por um valor inferior a 300 reais, mesmo que ela não seja encontrada.
IV- o uso do verbo “cobrar" no presente do indicativo seria também adequado ao contexto, dada a existência de uma só clínica em que a vacina é vendida por um valor inferior a 300 reais.
Dentre as proposições acima podemos afirmar que está(ão) CORRETAS apenas as proposições:
Considere os excertos extraídos do texto 3.
1.[…] a crônica é um gênero literário que se caracteriza por estar perto do dia a dia. (1º parágrafo)
2.De extensão limitada, essa pausa se caracteriza exatamente por ir contra as tendências fundamentais do meio em que aparece – o jornal diário. (2º parágrafo)
3.Se o jornal é frio, na crônica estabelece-se uma atmosfera de intimidade entre o leitor e o cronista. (2º parágrafo)
Assinale a alternativa correta, considerando a norma culta da língua escrita.
No revezamento de falas do diálogo (texto 4), é possível depreender características pessoais e do comportamento linguístico do dono quadro e do visitante.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta, quanto ao uso da norma culta da língua escrita.
Julgue o que se afirma abaixo acerca dos textos I e II e, em seguida, responda ao que se pede.
I- Ambos os textos, a partir de diferentes estratégias de manipulação midiática, de uma forma ou de outra, tratam da mesma temática: o forte e agressivo apelo ao consumo exacerbado promovido pelos diversos suportes midiáticos, que coisificam o ser humano – inclusive o seu corpo – e o transformam em mercadoria e objeto de exposição do consumo.
II- Além de constituírem diferentes gêneros textuais – portanto, de estruturas distintas – os textos I e II também apresentam diferentes propostas temáticas: enquanto o primeiro reflete acerca do processo de coisificação a que o ser humano vem sendo historicamente submetido por vias da imposição midiática, que induz ao consumo exacerbado e predador, o segundo se limita a infantilizar o apelo publicitário, no momento em que, de forma ingênua e bem humorada, se utiliza do corpo dos bebês para expressão explícita do consumo.
III- O texto I traz como proposta um processo de escravização do ser humano, promovido pela mídia, que o induz a se transformar em objeto e coisa do consumo, este tido como senhor da contemporaneidade; já o texto II, trata do processo de encantamento e magia autônomos e livres a que a criança é submetida desde os primeiros dias de vida pelos encantos midiáticos impulsionadores do consumismo responsável e adequado a essa fase etária.
IV- Uma das grandes denúncias explicitadas no texto I se refere à perda da identidade humana a partir da força dos apelos consumistas: a perda da capacidade de escolha livre e independente é uma delas.
V- A “estamparia ambulante" na qual a criança se transforma (texto II), aliada ao fato de, na cena, estar sendo sustentada por mãos adultas, podem sugerir um processo de manipulação estrategicamente posto e comandado, não só pela indústria do consumo, mas também com o aval da própria família.
É VERDADEIRO o que se afirma apenas em:
Segundo Marcuschi (2001), “Usamos a expressão tipo textual para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas). Em geral, os tipos textuais abrangem cerca de meia dúzia de categorias conhecidas como: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção. Usamos a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica."
Com base nesta compreensão, preencha os parênteses com a seguinte convenção: (TT) para Tipo textual e (GT) para Gênero textual.
( ) Carta-denúncia
( ) Argumentação
( ) Ofício
( ) Narração-descrição
( ) Propaganda
( ) Conferência
( ) Injunção
A sequência CORRETA é
Atente ao fragmento abaixo, extraído do romance d´A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, de Ariano Suassuna, e responda a questão abaixo.
O fragmento acima tem base tipológica, majoritariamente,
Das palavras abaixo, a alternativa que apresenta erro ortográfico é:
Dadas as orações abaixo:
I - Minha filha começou a namorar, mas não gostei do meu jenro.
II - Proibi o namoro, mas ela fujiu com o namorado.
III - Só permiti o namoro com a condição de que eles estudassem.
Assinale a alternativa que indica a oração sem erros ortográficos: