Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25984 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em “menino cheio de poesia'”, no primeiro parágrafo do texto, tem-se uma construção com

Considerando o sentido de “vaquinha”, nos Textos 1 e 2, conclui-se que “vaquinha”, como está sendo empregado no Texto 2,

Sabe-se que as orações subordinadas podem vir, muitas vezes, sob a forma reduzida ou desenvolvida. Indique entre as alternativas abaixo aquela em que a reescrita da oração está INADEQUADA com relação à original:

Leia o texto verbal de uma propaganda que homenageia os profissionais da imprensa (pessoas que trabalham com jornais, televisão, rádio, agências, etc).

Sobre o emprego dos pronomes do texto, pode-se afirmar:

I- O emprego de a gente é inadequado, uma vez que está carregado de marcas da linguagem coloquial desajustadas à situação comunicativa apresentada.

II- O pronome você não marca necessariamente a interlocução, trata-se de um recurso de linguagem utilizado como forma de expressar ideias genéricas.

III- O emprego de termos de significação indefinida como tudo prejudica a compreensão do texto, pois o leitor não consegue entender, com clareza, a mensagem veiculada no contexto.

IV- O pronome eles no contexto tem como referente “os profissionais de imprensa".

Está ão CORRETA s, apenas

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com o texto 1.

( ) Nas orações “Meu devaneio não havia previsto o lugar-comum." (1º parágrafo) e “Viajar é correr atrás do nosso eu ancestral […]". (2º parágrafo) há o uso de pronomes que fazem referência direta à autora do texto.

( ) No texto, a autora se encanta com as novidades que só Londres tem.

( ) Em “Meu devaneio não havia previsto o lugar-comum." (1º parágrafo) e “É mais do que dura uma viagem lisérgica." (3º parágrafo), as expressões grifadas ratificam a ideia de viagem como algo trivial.

( ) A afirmativa “Quando pensamos em todas as opções que o planeta oferece, dá uma certa vertigem." (2º parágrafo) reitera as alternativas plurais de destinos possíveis para se viajar.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Leia o texto abaixo:

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.

Ainda com relação ao texto III, pode-se afirmar:

I- Na fala do pai se dirigindo ao filho: “Lá vai filho, a sua educação, saúde, moradia, o seu futuro", há um desvio da norma culta na sentença que torna a variante escrita classificada como coloquial, já que após o verbo “vai" deveria existir uma vírgula.

II- Na fala do pai se dirigindo ao filho: “Lá vai filho, a sua educação, saúde, moradia, o seu futuro" há um desvio da norma culta na sentença que torna a variante escrita classificada como coloquial, já que após a palavra “lá" deveria existir uma vírgula.

III- A fala do pai está rigorosamente de acordo com a norma padrão.

Está CORRETO o que se afirma em

Em, “O pato tem uma glândula que deixa as penas lubrificadas" (texto 3), a parte grifada tem valor gramatical de:

Assinale a alternativa correta, no que se refere à temática do texto 4:

É fato que a Gramática Normativa reconhece 10 (dez) classes de palavras, variáveis ou invariáveis, importantíssimas na nossa língua, que vão desde substantivos, passando por pronomes, verbos até os adjetivos, dentre outras. Na sentença a seguir “Foi o que aconteceu recentemente com o diretor geral do grupo americano Yahoo, que foi demitido depois que um dos acionistas do grupo o acusou de apresentar um falso diploma em Ciências da Computação", identifique o nome das classes das palavras destacadas, nestes contextos, e em seguida responda ao que se pede.

A sequência CORRETA dos nomes das classes de palavras sublinhadas na sentença é:

As muitas formas de expressão das manifestações da linguagem humana podem se apresentar sob as mais diversas estratégias discursivas, dentre as quais destacamos os discursos direto, indireto e indireto-livre. No diálogo entre Deus e Adão, do texto VII, apresentam-se

Atentar às sentenças a seguir, coletadas em registros os mais diversos, identificar os erros de ortografia ou de acentuação gráfica e em seguida responder ao que se pede.

I- As lâmpadas florescentes são mais ecônomicas.

II- O criminoso foi apanhado em fragrante delito.

III- Os extrangeiros têm sido muito descriminados no país.

IV- O guarda de transito flagrou o motorista inflingindo a lei, quando este atravessava o sinal vermelho, e lhe infringiu uma multa.

V- Por ter se sentido constrangido e motivo de gracejos e vaias, no shopping – após uma violenta desinteria – e por não ter achado banheiro no segundo andar, fato que permitiu José sujar a sua calça de fezes – este ajuizou uma ação de reparação de danos morais contra a instituição, obitendo sucesso.

A quantidade total de palavras que apresentam, nas sentenças postas, algum tipo de erro, quer seja de ortografia ou de acentuação gráfica, de acordo com a norma culta, é:

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto 1.

Assinale a alternativa correta, com base nos textos 1 e 2.

Diz a norma gramatical, em relação à concordância entre verbo e sujeito, que o verbo concorda em número e pessoa com o núcleo do sujeito da oração. Por outro lado, há usos variáveis da concordância, dentre os quais o do sujeito composto e o de expressões partitivas. Observe as regras abaixo e responda ao que se pede com relação aos exemplos que seguem:

- O sujeito composto leva o verbo para o plural, independentemente da posição em que apareça o sujeito; mas é possível a concordância com o núcleo mais próximo, se o sujeito vem após o verbo.

- Se o sujeito é representado por expressões partitivas, a concordância se dá com o núcleo, podendo também ser estabelecida com o substantivo que denota o conjunto.

I- A sustentação dos partidos, a exposição de suas ideias no rádio e na televisão e a atuação de seus parlamentares no Congresso vai/vão custar neste ano aos cofres públicos mais de 11 bilhões de reais. (Quanto custa a democracia -Veja, 04/10/17).

II- Na conta está / estão o fundo partidário, a renúncia de impostos para as emissoras que exibem as propagandas obrigatórias e os orçamentos da Câmara e do Senado. (Idem)

III- [...] Até os 5, 6 anos, a criança aprende em ritmo espantoso, e isso será valioso para toda a vida. Infelizmente, é uma fase que costuma ser negligenciada – famílias pobres não recebem orientação básica sobre como enfrentar o desafio de criar um bebê, falta/ faltam boas creches e pré-escolas e, sobretudo, o empurrão certo na hora certa. (Entrevista “Primeiro empurrão", Veja, 27/09/17).

IV- Cerca de 50% dos produtos oncológicos do mundo atualmente são consumidos pelos Estados Unidos. E metade deles especificamente pelo Medicare, o seguro de saúde gerido pelo governo para pessoas idosas. Quando há um novo produto para câncer no mundo, portanto, sabe-se de antemão que boa parte das vendas será / serão feita(s) para o governo dos Estados Unidos. (Entrev. “O médico que vale ouro", Veja, 04/10/17).

Após analisar como se concretizam as regras de concordância nos exemplos acima, NÃO admite (m) a variação da forma verbal apenas

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282