A leitura do texto descarta como correto o que se afirma em
A partir dos elementos discursivos presentes no contexto em análise, é correto afirmar que esse texto se caracteriza como
Sobre os sinais de pontuação usados no texto, está correto o que se afirma na alternativa
Sobre as diferenças entre a redação técnica e a estilística, está correto o que se afirma em I. A linguagem de uma é denotativa por excelência, já a da outra è marcada pela predominância da conotação. II. A comunicação inequívoca faz parte das características desta última, de modo que construções dúbias podem marcar presença apenas naquela. III. A finalidade discursiva se volta para a informação e o esclarecimento naquela e para a expressão artística por meio da escrita e para o entretenimento nesta (V. A clareza e a objetividade são marcas peculiares da primeira, enquanto o uso de recursos voltados para a estética, possibilitando múltiplas interpretações, identifica a segunda. V Uma se respalda em um conjunto de normas utilizadas pelo poder público para redigir seus documentos, e a outra tem por objetivo convencer o interlocutor sobre alguma temática enfocada. A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a
Considerando a organização sintática de alguns enunciados do Texto 1, analise as proposições abaixo.
I. Em português, um sujeito pode ser colocado após seu predicado, como se observa no trecho: “Não estranha, portanto, que, historicamente, as questões linguísticas tenham servido a interesses muito diversos" (2º parágrafo), em que o predicado, destacado, introduz o enunciado, e seu sujeito está em posição posposta.
II. No trecho: “Se isso é verdade, considerando-se a língua como um todo, é mais verdade ainda entre nós, ocidentais, em relação à gramática, em geral." (3º parágrafo), o termo destacado é um aposto que cumpre a função de esclarecer, para o leitor, a quem o pronome “nós" faz referência.
III. No trecho: “Nada mais apropriado para esses intentos do que a compilação de gramáticas" (4º parágrafo), o segmento destacado desempenha a função de complemento nominal, já que integra o sentido do nome “compilação".
IV. No trecho: “Noutras palavras, se fez necessário, para as comunidades de falantes, um instrumento de controle" (5º parágrafo), a opção pela próclise revela que a autora optou por seguir um padrão muito comum na variante brasileira do português.
Estão CORRETAS:
A adequada interpretação do Texto 2 indica que, nele, faz-se uma crítica:
As alternativas seguintes trazem propostas de substituição de elementos no texto. Assinale aquela que NÃO pode ser aceita sob pena de prejudicar sintaticamente o segmento em que se encontra.
Assinale a alternativa em que aparecem palavras, todas retiradas do texto, que têm o mesmo número de letras e de fonemas.
Em “Toda vez que manda um texto para ser publicado, o autor se coloca nas mãos do revisor,
esperando que seu parceiro não falhe. Não há escritor que não empregue palavras como, por
exemplo: “ônus” ou “carvalho” e depois fique metaforicamente de malas feitas, pronto para
fugir do país se as palavras não saírem impressas como no original, por um lapso do revisor.
Ou por sabotagem.” (1º parágrafo), o “lapso” ou “sabotagem” do revisor se daria por
O TEXTO 11 é um poema e, como tal, guarda diferenças em relação a textos em prosa. No processo de revisão, diante do texto poético, há que se atentar para tais especificidades. Com relação a isso, assinale o item que apresenta uma das principais diferenças entre o texto em verso e o texto em prosa.
O papel do Instituto na formação do estudante, de acordo com o TEXTO 13, inclui
Assinale o trecho do TEXTO 15 com problema relacionado à ocorrência da crase.
Sobre o uso da linguagem verbal e visual no TEXTO 16, todas as alternativas estão corretas,
EXCETO:
A pergunta de Miguelito: “Mas por que é preciso desperdiçar a vida que a gente ganha
trabalhando para ganhar a vida?” (TEXTO 16) emprega adequadamente a locução “por que”.
Assinale a alternativa que também apresenta o uso CORRETO do porquê.