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No que diz respeito ao vocabulário utilizado no texto, analise as proposições a seguir. I. No trecho “Mas faremos isso de maquiagem, milimetricamente desenhada, meia hora antes de sair de casa”, o termo destacado poderia ser substituído por maquilagem.
II. No trecho “A boa secretária é uma leitora voraz. Não só de livros; a secretária lê as oportunidades, lê as dificuldades”, poderíamos substituir a palavra destacada por ávida. III. Em “A secretária é a parte sensível e delicada de escritórios às vezes tão sisudos” é possível substituir o vocábulo destacado pelo termo sessado.
IV. Em “Mulheres que acordam cedo; mulheres que dormem tarde. Somos força; somos garra; somos pura confiança”, é possível trocar o termo destacado pela palavra persistência.
V. No trecho “Sem nós, aquele território sem lei, que é a mesa de um executivo, seria um caos impraticável.”, o vocábulo em destaque poderia ser substituído pelo termo instável.
Estão CORRETAS as proposições

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.

Na linha 1, caso se suprima o artigo definido que determina “novas tecnologias de informação e comunicação”, deve-se suprimir também o acento grave, indicativo de crase: a novas tecnologias de informação e comunicação.

Julgue os itens seguintes em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto.

A inserção do conector “contudo”, entre vírgulas, após a forma verbal “É” (linha 4) manteria a correção gramatical do texto e evidenciaria a relação de sentido estabelecida entre os dois primeiros períodos do primeiro parágrafo do texto.

Um mero vocativo – minha querida – uma explosão de emoções. Soubessem os gramáticos dos efeitos devastadores do termo, ele estaria entre os essenciais. No que se refere aos sentidos e aspectos gramaticais do texto, bem como à adequação da linguagem à comunicação oficial, julgue os próximos itens.

O vocativo destacado no texto é adequado para integrar comunicação oficial por meio eletrônico, entre setores de um mesmo órgão, dado o grau de informalidade que caracteriza esse expediente.

Leia o TEXTO 04 e responda às questões 4 e 5.

TEXTO 04

O GIGOLÔ DAS PALAVRAS

Quatro ou cinco grupos diferentes de alunos do Farroupilha estiveram lá em casa numa

mesma missão, designada por seu professor de Português: saber se eu considerava o estudo da

Gramática indispensável para aprender e usar a nossa ou qualquer outra língua. Cada grupo

portava seu gravador cassete, certamente o instrumento vital da pedagogia moderna, e andava

arrecadando opiniões. Suspeitei de saída que o tal professor lia esta coluna, se descabelava

diariamente com as suas afrontas às leis da língua, e aproveitava aquela oportunidade para me

desmascarar. Já estava até preparando, às pressas, minha defesa (“Culpa da revisão! Culpa da

revisão!"). Mas os alunos desfizeram o equívoco antes que ele se criasse. Eles mesmos tinham

escolhido os nomes a serem entrevistados. Vocês têm certeza que não pegaram o Veríssimo

errado? Não. Então vamos em frente.

Respondi que a linguagem, qualquer linguagem, é um meio de comunicação e que deve ser

julgada exclusivamente como tal. Respeitadas algumas regras básicas da Gramática, para evitar

os vexames mais gritantes, as outras são dispensáveis. A sintaxe é uma questão de uso, não de

princípios. Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo. Por exemplo: dizer

“escrever claro" não é certo, mas é claro, certo? O importante é comunicar. (E quando possível

surpreender, iluminar, divertir, mover... Mas aí entramos na área do talento, que também não

tem nada a ver com Gramática.) A Gramática é o esqueleto da língua. Só predomina nas

línguas mortas, e aí é de interesse restrito a necrólogos e professores de Latim, gente em geral

pouco comunicativa. Aquela sombria gravidade que a gente nota nas fotografias em grupo dos

membros da Academia Brasileira de Letras é de reprovação pelo Português ainda estar vivo.

Eles só estão esperando, fardados, que o Português morra para poderem carregar o caixão e

escrever sua autópsia definitiva. É o esqueleto que nos traz de pé, certo, mas ele não informa

nada, como a Gramática é a estrutura da língua, mas sozinha não diz nada, não tem futuro. As

múmias conversam entre si em Gramática pura.

Claro que eu não disse tudo isso para meus entrevistadores. E adverti que minha

implicância com a Gramática na certa se devia à minha pouca intimidade com ela. Sempre fui

péssimo em Português. Mas – isso eu disse – vejam vocês, a intimidade com a Gramática é tão

indispensável que eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocência na matéria. Sou

um gigolô das palavras. Vivo às suas custas.[...]

VERRÍSSIMO, Luis Fernando. O gigolô das palavras. In:____ . Para gostar de ler: Luis Fernando

Verissímo: o nariz e outras crônicas. 10 . ed. V. 14. São Paulo: Ática, 2002. P. 77-78.

Considere as proposições abaixo sobre o TEXTO 04.

I.Em O gigolô das palavras, ao tratar de modo peculiar a gramática, o autor defende o

ensino de gramática da língua materna.

II.Para o autor, o domínio gramatical não é essencial para que haja comunicação; apenas

serve para manter uma estrutura que sirva como padrão.

III.O autor questiona a “obediência cega" à gramática e a passividade do usuário diante de

suas regras.

IV.Em “Claro que eu não disse isso para meus entrevistadores" (3º parágrafo), o cronista

“confidencia" algo ao leitor como se este fosse seu amigo.

V.No que se refere ao Novo Acordo Ortográfico, o autor ironiza a Academia Brasileira de

Letras, um dos órgãos que regem a ortografia da Língua Portuguesa no Brasil, ao afirmar

que os membros da academia querem que a língua morra.

Está(ão) CORRETA( S) a(s) proposição(ões).

O texto literário é um texto aberto e, portanto, com possibilidades de muitas leituras. É verdade até certo ponto, isso porque a leitura é delimitada dentro do próprio texto. Aponte abaixo a resposta CORRETA que justifica a afirmação acima citada.

“A arte de escrever precisa assentar numa atividade preliminar já radicada, que parte do ensino escolar e de um hábito de leitura inteligentemente conduzido. (...) Qualquer um de nós á capaz de escrever sobre assuntos que dominamos.” Assinale abaixo a resposta CORRETA que corrobora este pensamento e o confirma.

São formas de se iniciar um parágrafo: Explicitação da declaração inicial, Causaconsequência, Ordenação por contraste, Ordenação por enumeração e Resposta à interrogação. Indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta o conceito de Ordenação por contraste.

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto a partir do que está nele buscando. (...) Ninguém pode extrair informações do texto decodificando letra por letra, palavra por palavra, São estratégias de leitura: síntese das ideias principais, inferências e antecipação. Indique abaixo a resposta CORRETA que conceitua a estratégia de inferências.

A respeito do emprego da pontuação no TEXTO 02, analise as proposições a seguir. I. No trecho “Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa” (5º parágrafo), os dois-pontos indicam a citação da fala de um dos cientistas, o qual comenta as características que explicam o funcionamento do cérebro.
II. Em “a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais” (6º parágrafo), os dois-pontos anunciam uma enumeração.
III. Em “antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas” (6º parágrafo), o termo em destaque poderia estar entre vírgulas sem que houvesse alteração de sentido do trecho.
IV. No trecho “Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas” (3º parágrafo), a vírgula, por ser um recurso discursivo que caracteriza os estudantes, torna-se facultativa.
V. Em “Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais”, os dois-pontos poderiam ser substituídos por uma vírgula, e isso não alteraria o sentido do trecho.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Analise as proposições e assinale a alternativa em que os termos destacados estabelecem a

correta relação sintático-semântica entre as orações e preservam o que foi dito no TEXTO 08.

I. A esperança não deveria ter pousado e pousou. – Adição.

II. A emoção do meu filho foi grande, mesmo que tenha unido as duas esperanças. –

Conformidade.

III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. –

Concessão.

IV. O inseto é tão concreto e verde que se diferencia da esperança clássica. – Comparação.

V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformidade.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

O texto descritivo é definido quando utilizamos a linguagem para expressar a imagem que temos das coisas ou pessoas. Indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta características do texto descritivo.

No discurso literário, sobrepõem-se ao significado denotativo de um termo, significados paralelos. Sobre os seguintes níveis de linguagem: Linguagem denotativa e linguagem conotativa. Indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta exemplo de linguagem conotativa.

São elementos da estrutura da comunicação: remetente, destinatário, código, repertório, mensagem e veículo. Aponte abaixo a resposta CORRETA que apresenta a definição de repertório.

De acordo com o novo acordo ortográfico, assinale a alternativa CORRETA sobre o uso do acento circunflexo.

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