Considere as frases extraídas do texto 4.
1.– Este seu Guignard é falso ou verdadeiro? – perguntou-lhe o visitante.
2.Mas nunca se sabe se um quadro é autêntico ou não. Nunca.
3.Até os retratos, não sabia? São feitos em grande parte na ausência dos retratados.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).
( ) Em 1, os pronomes “seu" e “lhe" são elementos coesivos que fazem referência ao pintor do quadro.
( ) Em 1 e 2, a partícula “ou" tem valor inclusivo e exprime equivalência dos conceitos envolvidos na alternância.
( ) Em 2, o segundo “se" funciona como conjunção integrante e introduz uma oração subordinada que complementa o verbo transitivo saber.
( ) Em 2, a segunda ocorrência de “nunca", em uma frase isolada, tem valor de ênfase.
( ) Em 3, “não sabia?" é uma expressão interrogativa que está intercalada no interior de uma informação declarativa.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Assinale a alternativa que apresenta a formação do plural correta, de acordo com a norma culta da língua escrita.
Atente aos vocábulos em destaque nos versos a seguir, extraídos do texto I, e responda ao que se pede:
“Meu nome novo é Coisa. / Eu sou a Coisa, coisamente."
Com base nas pistas semântico-discursivas propostas no texto, e fazendo-se as devidas adaptações morfossintáticas, as palavras que, na sequência, melhor podem substituir as sublinhadas são:
Como um eficaz mecanismo linguístico de elucidação e/ou esclarecimento de eventuais ambiguidades no uso cotidiano da língua, a crase, enquanto construção que faz parte do universo da regência verbal ou nominal, exerce grande importância na comunicação verbal da nossa língua, como elemento de coerência, embora que, em algumas situações sociocomunicativas, a sua presença não necessariamente compromete a eficácia plena do gênero. Nesse sentido, julgue a cena enunciativa abaixo e responda o que se pede:

Em se tratando de relação entre os termos que estabelecem a regência verbal no enunciado, julgue cada uma das afirmativas abaixo:
I- Em ambas as placas, não obstante o fato de haver transgressões formais no uso (ou omissão) do acento marcador da crase, na Cena I, o efeito final de sentido no uso indevido do acento marcador de crase é irrelevante para esta situação comunicativa.
II- Da forma como construído, isto é, com a omissão do acento marcador de crase, o enunciado da Cena I revela-se de caráter unissêmico e não se permite mais que uma interpretação semântica.
III- Os enunciados presentes em ambas as placas apresentam rigorosamente predicados apenas nominais.
IV- Aexpressão “à entidades assistenciais" (Cena I) exerce a função sintática, neste contexto, de complemento nominal de “revertido".
É VERDADE o que se afirma em:
Atente ao fragmento abaixo, extraído do romance d´A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, de Ariano Suassuna, e responda a questão abaixo.
Atente ao fragmento a seguir e responda ao que se pede: “Aí, talvez por causa da situação em que me encontro, preso na Cadeia, o Sertão, sob o Sol fagulhante do meio-dia, me aparece, ele todo, como uma enorme Cadeia, dentro da qual, entre muralhas de serras pedregosas que lhe servissem de muro inexpugnável a apertar suas fronteiras, estivéssemos todos nós, aprisionados e acusados, aguardando as decisões da Justiça".
Julgue cada uma das afirmações abaixo acerca das partes sublinhadas no fragmento acima:
I- “Ele todo" é um exemplo de coesão referencial por pronominalização e retoma, anaforicamente, “O Sertão".
II- “Da qual" retoma cataforicamente, “Cadeia".
III- “Lhe" exemplifica coesão referencial por pronominalização e retoma “Cadeia".
IV- “Suas" exemplifica coesão referencial por reiteração e retoma, cataforicamente, “do sertão".
Está CORRETO o que se afirma em:
José vai construir uma casa e fez uma lista de materiais. Assinale a alternativa em que o nome do material esteja escrito incorretamente:
Dadas as orações:
I- Tenho muitas fotos naqueles albúns.
II- Os soldados tiveram atos heroicos na batalha.
III- Adoramos os pasteis da Meixim.
A alternativa correta conforme o Novo Acordo Ortográfico:
Em: “Churrasco é com gaúcho”, temos:
Dadas as orações:
I- Ninguém me deve favor algum.
II- Entrei na festa, porque me convidaram.
III- Agora me conte como foi seu dia.
A colocação pronominal está correta na alternativa:
Dadas as intenções que subjazem ao texto publicitário, como a de levar o receptor a aceitar a visão de quem o produz, várias são as estratégias utilizadas para construir um texto que seja informativo, e, ao mesmo tempo, evidencie o uso criativo da língua. O jogo das palavras e a repetição são recursos muito comuns, como ilustra o texto a seguir.

Nesse sentido, um texto bem construído reflete o domínio do autor quanto ao emprego dos itens linguísticos. Avalie as proposições abaixo, que tratam desse processo de elaboração textual, e, em seguida, categorize-as como ( V ) verdadeiro ou ( F ) falso:
( ) A ideia de universalização da audiência da emissora é confirmada no texto não apenas por meio dos pronomes TODO/S (L. 1), mas pelo uso recorrente de estruturas com orações adjetivas, a exemplo de “Uns que se emocionam"; “Uns que se informam". “Uns que gostam da gente" (L. 3).
( ) O período que finaliza o texto, introduzido pelo PORQUE (L.4), reforça o motivo de a emissora valorizar todos os indivíduos; considerando que se trata de uma conclusão, seria correto também o uso de PORTANTO.
( ) Ao mesmo tempo em que o autor sinaliza a ideia de totalidade, ao fazer referência aos “cem milhões" de espectadores (Ls. 1, 2 e 5), busca envolver o espectador, enfatizando a noção de unicidade, já que esse indivíduo “é você" (L. 5).
( ) O jogo das palavras fica evidente quando o item UM/S, originariamente classificado como artigo, assume, nos diferentes contextos de uso, papel de numeral, ou de substantivo (cf. título do texto); ainda como substantivo em “cem milhões de uns" (L. 2) e também pronome em “uns que dizem que não" (L. 4).
( ) Para esclarecer a noção de que as pessoas diferem umas das outras, o autor lista diferentes comportamentos, o que ocorre por meio de estruturas com orações adjetivas explicativas, como: “Uns que se emocionam" (L.3).
A sequência CORRETA é
No que se refere à coerência textual, considerando a distribuição dos tópicos temáticos nos parágrafos para assegurar o ponto de vista assumido, é possível afirmar que a autora
I- direciona a argumentação no sentido de responsabilizar a escola em conscientizar as crianças e os adolescentes em relação aos males causados aos seus pares, devido à intolerância, de qualquer natureza, pois só assim é possível evitar tragédias nesse ambiente.
II- destaca o fato de a escola refletir o comportamento da sociedade, seguindo a argumentação na direção de alertar sobre a necessidade de cada cidadão dever dar bom exemplo, aprendendo a conviver com as diferenças, evitar julgamentos e não apenas dizer o que o jovem deve fazer, mas participar da sua formação.
III- atribui a falta de limites da criança ou do adolescente aos pais, que, estando sempre ocupados, não orientam os filhos, de modo que a argumentação vai na direção de apontar que a violência nas escolas decorre da má educação oferecida em casa.
Dentre as asserções, é CORRETO o que se afirma apenas em
No aviso reproduzido abaixo, há problema de redação provocado por desobediência às normas gramaticais.

Acerca dos desvios presentes no texto acima, assinale a alternativa CORRETA.
“Constância ia __ praia todas __ manhãs. Não que eu fosse de reparar nessas coisas, mas __ cada dia usava um biquíni. Todos __ admiravam pelo gingado, todos __ acompanhavam com os olhos... Era constante __ sua cadência, __ sua constância... Constância...” A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
Dadas as orações:
I- Todo ano rezamos a novena de Natal.
II- Ambos estavam cansados.
III- Comprei o último par de sapatos em promoção!
A alternativa que apresenta numeral é: