“Com todo o aparato de suas hordas guerreiras, não conseguiram as bandeiras realizar jamais a façanha levada a cabo pelo boi e pelo vaqueiro. Enquanto que aquelas, no desbravar, sacrificavam indígenas aos milhares, despovoando sem fixarem-se, estes foram pontilhando de currais os desertos trilhados, catequizando o nativo para seus misteres, detendo-se, enraizando-se. No primeiro caso era o ir e voltar; no segundo, era o ir-e-ficar. E assim foi o curral precedendo a fazenda e o engenho, o vaqueiro e o lavrador, realizando uma obra de conquista dos altos sertões, exclusive a pioneira." (José Alípio Goulart, in Brasil do Boi).
Segundo o texto os índios foram:
Marque a alternativa em que o acento grave ocorre de forma incorreta:
Em relação à tipologia textual, pode se afirmar que no texto há predomínio de elementos linguísticos:
Do ponto de vista da norma culta, o termo destacado em "COMO não atinaram com o verdadeiro jeito de gostar da vida" possui valor de:
Observe a frase a seguir e indique a informação acrescentada pelo emprego do advérbio "AINDA". "cansam-se, ficam tristes ou então fingem alegria o que ainda é mais idiota do que ser sinceramente triste."
Quanto à tipologia textual, pode-se afirmar que no terceiro e último parágrafo do texto dado predomina:
“Primavera Ácrata Saiz das Neves é uma mulher que enfrentou o açoite e os insultos do mundo (...)". Um sinônimo para a palavra em destaque é:
As palavras “delongas” e “achincalhe” significam, respectivamente:
No fragmento extraído do texto “influenciou de forma profunda os que a conheceram, mas teve uma vida invisível". O termo em destaque é:
Quanto à tipologia textual, podemos afirmar que no primeiro e no segundo parágrafos do texto dado predominam respectivamente:
No trecho “Em 1847, concorreu à cadeira de Instrução primária no município de Viamão e foi aprovada.", o verbo destacado, quanto a sua regência, é:
Esses fragmentos do texto dado expressam algumas tensões. Mais que isso, eles expõem alguns temas centrais, em torno dos quais se estrutura a mensagem poética. Marque a alternativa que menciona combinação NÃO tratada nessas estrofes do poema.