No texto 1, os recursos “sei lá" e “caí na real", em “Sei lá o que eu imaginava encontrar de tão insólito, só sei que caí na real […]." (1º parágrafo), podem ser exemplos de:
No texto 2, a fim de produzir um tom de humor para a tirinha, o autor se utiliza da distribuição de informações implícitas no texto.
Assinale a alternativa que exemplifique corretamente o uso dessa estratégia.
Ao relacionar o título do texto II (Fragmentos do Sermão do Bom Ladrão) com as categorias de ladrão propostas, o autor faz referência implícita e indireta a um famoso episódio extraído
Assinale a alternativa correta, quanto ao uso da norma culta da língua escrita.
Assinale a alternativa que é um exemplo de recurso linguístico usado para sinalizar um subsequente detalhamento ou explicação do conteúdo de um termo precedente, no texto 4.
Assinale a alternativa correta, quanto ao uso da norma culta da língua escrita.
Assinale a alternativa que apresenta a formação do plural correta, de acordo com a norma culta da língua escrita.
No diálogo acima, entre o acusado e o juiz, ocorre o chamado discurso direto, marcado pela estratégia do diálogo. Ao transporem-se os fragmentos das linhas 5 e 6, do discurso direto para o indireto, obtém-se a seguinte construção CORRETA de acordo com a norma culta:
Os dígrafos na verdade são utilizados quando duas ou mais letras (grafemas) representam uma redução de som (fonemas). Por exemplo, na palavra GUERRA temos 06 letras e 04 fonemas, já que GU e RR fundem-se em apenas 01 som (fonema), cada um deles. Considerando que o dígrafo pode ser consonantal ou vocálico, assinale a alternativa abaixo na qual todas as palavras contêm dígrafos.
Considerando o uso das preposições, combinadas ou não com artigos, numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
O título do texto sinaliza o tema a ser desenvolvido: “Os efeitos da ira contra os políticos" e os fatos relatados em vários trechos são reveladores da insatisfação das pessoas em relação aos políticos e às instituições. Além disso, as expressões escolhidas pelos autores (ver o texto) reforçam essa ideia, contribuindo para a coesão e coerência textuais. Nesse sentido, relacione as colunas abaixo, fazendo a correspondência entre o conteúdo exposto e a expressão responsável por sua retomada, seja para rotulá-lo ou resumi-lo.
(1) Altos níveis de rejeição das figuras políticas
(2) Desaprovação de ministros e de membros do MPF
(3) Queda de confiança nas instituições investigadoras
(4) Níveis profundos de desconfiança nas instituições e no establishment político nos EUA, Europa e América Latina
(5) Cólera dos eleitores devido ao não atendimento, pelos políticos, às demandas solicitadas pela sociedade
( ) esse fenômeno global
( ) Nesse contexto
( ) esse fenômeno
( ) a desconfiança
( ) Esse desencantamento
A sequência CORRETA é:
O texto abaixo é o parágrafo introdutório de uma entrevista, com o propósito de situar o leitor quanto ao tema e ao personagem entrevistado. Como a pontuação constitui um importante recurso para a organização textual, leia-o com o objetivo de analisar o uso da vírgula:
Seguem as explicações quanto à aplicação de algumas regras de pontuação no texto. Analise-as, de modo a marcar “verdadeiro" V na proposição em que há correspondência entre a regra e o uso evidenciado no texto, e “falso" F na proposição em que não se verifica tal correspondência.
( ) Usam-se vírgulas para separar adjuntos adverbiais deslocados, fato evidenciado em: “No dia 19" (linha 1) e “Na casa da paz";
(linhas 3-4) ou em sequência como em “O jornalista estará no Festival Piauí Globo News de Jornalismo, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de outubro" (linhas 8-9).
( ) Usam-se vírgulas para separar orações adjetivas explicativas, como em “Autor de livros sobre os presidentes Ronald Reagan e eorge W. Bush, Weisberg diz ..." (linhas 6-7).
( ) Usam-se vírgulas para isolar orações apositivas, a exemplo da oração em destaque em: “Weisberg diz que, passados nove meses, o governo Trump só traz ..." (linhas 6-7).
( ) Usam-se vírgulas para separar um aposto da expressão nominal a que se refere, caso das sequências: “o jornalista Jacob Weisberg, diretor da revista on-line Slate e criador do... " e “Trumpscast, programa de comentários sobre o presidente" (linhas 5-6).
( ) Usam-se vírgulas para separar o discurso citado do discurso do enunciador, a exemplo de: “Trump está encolhendo a liderança que seu país tem no mundo, afirma o jornalista". (linhas 4-5).
A sequência CORRETA é
No texto, estão em destaque as palavras mesmo e que, itens gramaticais que aparecem repetidas vezes, mas em contextos estruturais que conduzem à classificação morfológica distinta. Na sequência, expomos a classificação de tais itens, conforme os diferentes usos:
I- em: “...juízes querem mesmo é.../...pretendem mesmo trocar...", o termo mesmo se classifica como advérbio.
II- em: “...essa mesma pessoa possa encarar...", o item mesmo se classifica como adjetivo.
III- em: “o deserto anda tão árido no tocante à correção de condutas que destacado se classifica como pronome relativo.
IV- em: “...a tendência é imaginar que essa mesma pessoa possa encarnar a salvação...", o que se classifica como conjunção integrante.
V- no último parágrafo, todas as ocorrências do elemento que o identificam como pronome relativo.
É possível afirmar com relação à classificação acima proposta que NÃO estão corretas apenas