Os verbos destacados nas frases abaixo estão no modo indicativo e foram corretamente classificados, de acordo com o tempo verbal, EXCETO em:
As palavras destacadas estão corretamente interpretadas entre parênteses, EX-CETO em:
Em: “É verdade que muitas das pessoas que estão na Cracolândia chegaram à mendicância por causa da droga, mas não vieram de muito longe", temos um período composto, em que a oração destacada exerce a função de
Os referentes dos termos destacados estão corretamente identificados entre parênteses, EXCETO em:
A questão refere-se ao texto seguinte:
O texto da revista defende a ideia de que ver imagens via computador é quase o mesmo que estar no museu. Por quê?
A questão refere-se a tira seguinte:
Das afirmações seguintes: I. Na tira, Calvin explica suas ideias à mãe e tenta persuadi-la, porque tem um objetivo maior, revelado no último quadrinho. II. Através da resposta da mãe de Calvin, é possível dizer que ele conseguiu convencê-la. III. No último quadrinho, Calvin faz uma proposta à mãe e utiliza uma construção semelhante à do quadrinho anterior.
Aumentativo de beiço:
“A criança foi até a sapataria do Senhor Carlos”. Se mais de uma criança fez a mesma coisa, a frase deve ser escrita assim:
Leia as orações subordinadas reduzidas destacadas e indique a resposta correta sobre a função que elas exercem no período composto.
A questão refere-se a tira seguinte:
Das afirmações seguintes:
I. O fato de o menino utilizar uma forma verbal que indica continuidade de ação chama a atenção da mãe no “primeiro quadrinho".
II. A palavra “uma" em “uma meia hora" expressa “cerca de" ou “aproximadamente".
III. Na frase “já faz uma meia hora", a palavra MEIA funciona como advérbio.