Sobre o tipo de narrador presente no texto I, podemos classificá- lo como:
De acordo com o texto I, há um impasse entre o que o marido pensa sobre si e o seu comportamento diante da mulher chorona. Assinale o par antitético que melhor caracteriza essa oposição:
Sobre a relação temática existente entre os textos I e II, é possível afirmar que:
Nos versos E nada mais nos braços/ Só este amor, ocorre um pronome demonstrativo que tem seu uso justificado por fazer referência:
Sobre o segundo parágrafo do texto IV, só NÃO é correto afirmar que:
As representações da mulher na Arte sofreram mudanças ao longo do tempo, acompanhando as transformações pelas quais passavam a sociedade. No texto acima, essa evolução é representada pelos marcadores temporais Before e After, respectivamente, antes e depois. Assim, tendo em vista a ideia veiculada e os significados dos vocábulos apresentados, só NÃO é possível afirmar que:

Com base no texto acima, julgue os itens de 1 a 5.
O trecho o que não tem tamanho nem nunca terá, o que não tem conserto nem nunca terá, o que não faz sentido (R.24-25) evoca o sentimento de revolta das famílias vítimas de violência urbana.
Leia o texto, a seguir, e responda à questão.
A partir das informações presentes no texto, considere as afirmativas a seguir. I. O Brasil é o país de maior destaque no mundo em desrespeito aos direitos humanos nas prisões. II. A sociedade organizada tornará possível a construção de 14 novos presídios no Paraná em 2014. III. Há uma crítica à cultura de descaso em relação ao sistema prisional brasileiro. IV. O sistema prisional brasileiro carece de projetos capazes de reabilitar os presos. Assinale a alternativa correta.
Leia o texto, a seguir, e responda à questão.
A expressão “agarrou esse touro à unha” revela uma figura de linguagem muito comum nos textos. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, esse recurso de linguagem.
Leia o texto, a seguir, e responda à questão.
De acordo com os recursos linguístico-semânticos do texto, considere as afirmativas a seguir.
I. No trecho “O grande objetivo é mudar a postura da sociedade em relação ao risco do uso do álcool ao volante", as aspas são usadas no texto por se tratar de um discurso direto.
II. No fragmento “Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada ontem", os parênteses foram usados para indicar a sigla da expressão anterior.
III. Em “Uma das principais mudanças foi estabelecer como infração dirigir sob “qualquer influência" de álcool", a expressão em destaque está entre aspas no texto por se tratar de uma metáfora.
IV. No fragmento “Sabemos que os acidentes não são reduzidos por decreto, mas é preciso dar um basta à violência no trânsito", as aspas são usadas no texto para realçar o argumento apresentado.
“E, quanto mais complexo e consciente, mais se relaciona..." – 3º parágrafo. Apresenta-se, aí, o desenrolar paralelo de dois fatos, entre os quais pode haver uma relação de causa e efeito. Logo, constata-se o estabelecimento da seguinte relação de sentido:
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Assinale a alternativa que apresenta um fragmento do primeiro parágrafo do texto em que o autor também inclui o leitor no processo da enunciação.
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Em “Pode parecer que o cronista faz biscoitos, ou seja, coisinhas pequenas com algum açúcar por cima." § , o uso das vírgulas se justifica por: