Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1290 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Com relação ao impacto da Internet e das redes sociais no jornalismo, julgue os itens que se seguem.

O trabalho de apuração realizado por jornalistas é facilitado pelos bancos de dados disponíveis na Internet.

A teoria funcionalista indica algumas funções da comunicação de massa em relação aos indivíduos. A respeito do assunto, identifique se as alternativas a seguir são funções da teoria funcionalista, assinalando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Atribuição de posição social e de prestígio às pessoas e aos grupos que são objeto de atenção por parte dos meios de comunicação de massa.
( ) Reforço do prestígio daqueles que se identificam com o valor socialmente difundido de serem pessoas bem informadas.
( ) Reforço das normas sociais vigentes.
( ) Consumo de informações como fator de manipulação da opinião pública.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Com relação à definição dos gêneros jornalísticos, numere a coluna da direita com base na informação da coluna da esquerda.

Imagem 002.jpg

Com relação ao gênero jornalístico "livro-reportagem", identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O livro-reportagem é um veículo de comunicação não periódico que se firmou no cenário jornalístico contemporâneo em função da redução do espaço para a publicação de reportagens impressas. Além disso, o livro-reportagem vai além das fronteiras da imprensa cotidiana e, muitas vezes, casa muito bem os recursos jornalísticos e os recursos literários, tornando-se, por sua inovação, no entendimento de vários autores, um gênero jornalístico alternativo.
( ) Influenciado pelo novo jornalismo norte-americano, o livro-reportagem firmou-se nos Estados Unidos na década de 60, embora tenha precursores em décadas anteriores, como é o caso de "Hiroshima", de John Hersey. No Brasil, o boom do livro-reportagem ocorreu apenas nos anos 90, após o período da ditadura militar.
( ) Nelson Traquina, Nilson Lage e José Marques de Melo estão entre os autores de livro-reportagem no Brasil que imprimiram ao gênero uma visão nacionalista e se destacam pela publicação de biografias e casos investigativos.
( ) Cremilda Medina, em seu livro "Entrevista - O Diálogo Possível", localiza cinco subgêneros da entrevista: a entrevista conceitual, a entrevista enquete, a entrevista investigativa, a confrontação-polemização e o perfil humanizado. Todos esses subgêneros são encontrados em livros-reportagem com maior facilidade do que na mídia regular.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Em uma situação ideal, a assessoria de imprensa de uma instituição deve atuar com base em um planejamento bem definido, a partir de planos e estratégias. Sobre o assunto, considere as seguintes fases:

1. análise.
2. correção.
3. adaptação.
4. ativação.
5. avaliação.

São fases do processo de planejamento em uma assessoria de imprensa:

Uma conhecida teoria das comunicações de massa sustenta que "as pessoas tendem a incluir ou excluir dos próprios conhecimentos o que a mídia inclui ou exclui do próprio conteúdo" Identifique o nome dado a essa teoria.

A produção jornalística, pressionada pela tecnologia, pelas urgências econômicas e pela ilusão de conexão entre aceleração e qualidade, tem sido alvo de estudos e pesquisas que propõem reflexão a respeito da padronização de dados e normas de enfoque para segmentos populacionais, numa generalização radical de processos de produção em escala. (Ex: pautas sobre bocas de fumo terem inquestionável conotação policial, religiões com sacramentos pouco conhecidos serem a priori objetos de condenação, mulheres de vestido curto serem moralmente desqualificadas e passarem a reforçar um modelo de imagem feminina para consumo).

Assinale a frase que diverge do sentido crítico das demais.

O chamado webjornalismo de primeira geração transpunha conteúdos do jornal impresso para a web. O web jornalismo de segunda geração publica produtos originais, mas dependentes de modelos de produção convencionais. Que características melhor definem o webjornalismo de terceira geração?

Qual é o significado da palavra suíte no jornalismo?

Está descrito no Capítulo VII - Das Infrações e Penalidades - do Código Brasileiro de Telecomunicações no Art. 71, parágrafo 2º: as emissoras deverão conservar em seus arquivos os textos dos programas, inclusive noticiosos, devidamente autenticados pelos responsáveis. O prazo para que esses textos fiquem guardados na emissora é fixado na Lei e corresponde a:

Suponha que você é o gestor do Setor de Comunicação do DETRAN e foi escolhido para dar início a uma nova campanha sobre prevenção a acidentes de trânsito. Para isso deverá elaborar um Briefing e a apresentar à Diretoria do DETRAN. Esse Briefing deverá:

Para se criar campanhas de comunicação sejam elas para o público interno ou um grupo de investidores específico, é necessário realizar pesquisas para conhecer esse público para o qual será direcionada a mensagem. Sendo assim, você deve solicitar a esse público que lhe forneça os dados de que necessita. De posse desses dados, você poderá traçar sua estratégia. Esse método de pesquisa é conhecido como:

Com a chegada da intranet nas corporações, a comunicação com o público interno passou a ser:

No campo das Teorias da Comunicação, a metáfora sobre o "Modelo de Agulha Hipodérmica" defendida por Katz e Lazarsfeld sobre os efeitos dos "media" no público de massa, se aplica à noção de que a audiência dos meios de comunicação de massa age sobre esse público de modo que:

Muitos jornais dividem a página de opinião em dois tipos de texto. De um lado, os editoriais, com a opinião da empresa jornalística. De outro lado, colunas assinadas por jornalistas ou convidados e que se manifestam sobre os mais variados assuntos em pauta. Este último tipo de texto, é chamado nas redações de:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282