Um designer foi contratado pela prefeitura para contar uma história da Fundação de Piracicaba por meio de um infográfico. O designer, para cumprir a sua tarefa, vai
construir um infográfico do tipo
O uso de filtros permite que, se bem utilizados, os fotógrafos consigam efeitos que dificilmente seriam obtidos digitalmente. Sobre esses equipamentos, é correto afirmar
que
Dentre as qualidades do bom texto jornalístico estão a coerência formal e as relações coesivas, ou coesão. No que consistem, respectivamente, essas qualidades?
As escolhas na utilização de diferentes registros linguísticos no texto jornalístico têm sido discutidas e criticadas a partir da perspectiva do preconceito linguístico, difundida pelo linguista Marcos Bagno, que recusa a noção simplista do “certo” e “errado” na língua. Nessa perspectiva, ao utilizar ou reproduzir palavras, expressões e sotaques em seu texto sem incorrer no preconceito linguístico, o jornalista deve considerar que:
O que se entende por “fontes oficiosas”?
Sobre as relações entre divulgação científica e jornalismo científico, assinale a alternativa correta.
O filme “The Post: a guerra secreta” (2017, direção de Steven Spielberg) descreve os esforços para a publicação dos Pentagon Papers pela imprensa norte-americana. De acordo com a narrativa, o relatório confidencial sobre o envolvimento militar dos Estados Unidos na região do Vietnã entre 1945 e 1967 foi copiado irregularmente e vazado para órgãos de imprensa. Os vazamentos levados a cabo por Daniel Ellsberg e Anthony Russo eram a única fonte possível do documento. As informações apontavam para mentiras do governo americano sobre a situação geopolítica na Ásia naquele período. A publicação de material em situação similar à descrita acima, em relação ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, publicado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj):
Sobre o planejamento estratégico em assessoria de imprensa, assinale a alternativa correta.
“Conforme o Portal Catarinas, em novembro de 2013, o colunista C. M. divulgou uma nota contendo imagens sobre a Marcha da Maconha, porém com imagens de outra marcha, realizada em 2011. Tal vídeo, por determinação da justiça, foi retirado do site três meses depois. Porém, em 1 de junho deste ano, 2016, o material foi exibido novamente, na mesma situação.”
(Casa dos Focas. Disponível em https://bit.ly/2ONuru9. Acesso em 03.12.2019. Adaptado)
Esse fato jornalístico contraria o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, porque
Os jornalistas avaliam a importância da notícia levando em consideração os seguintes elementos do fato jornalístico: ineditismo, probabilidade, interesse, apelo, empatia e proximidade. Esses critérios são chamados de
Segundo a legislação vigente, “ __________ pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular; __________ será usado para autenticar os atos de governo e bem assim os diplomas e certificados expedidos pelos estabelecimentos de ensino oficiais ou reconhecidos; e __________ são usadas em prédios (na sede do governo e na residência do chefe do Executivo, nos Ministérios, nas sedes dos legislativos e Judiciário, nas repartições públicas federais, escolas públicas e nos quartéis) e nas publicações e convites oficiais”.
As palavras que, correta e respectivamente, completam
o texto são:
Há um grande número de tendências e correntes teóricas que procuram desenhar paradigmas para estudos e pesquisas em Comunicação. Pode-se identificar na literatura a respeito
A segmentação de públicos é uma estratégia mercadológica com a intenção de dar mensagens corretas aos diferentes públicos. A maioria dos especialistas concorda
que a segmentação pode ser feita nas seguintes bases de conhecimento:
De acordo com a Lei n° 12.527 (Lei de Acesso à Informação), de 18 de novembro de 2011,
Para a pesquisadora Gislene Silva, “todo e qualquer fator potencialmente capaz de agir no processo de produção da notícia, desde características do fato, julgamentos
pessoais do jornalista, cultura profissional da categoria, condições favorecedoras ou limitantes da empresa de mídia, qualidade do material (imagem e texto), relação
com as fontes e com o público, fatores éticos e ainda circunstâncias históricas, políticas, econômicas e sociais” são importantes para determinar a