A Teoria da Ação Pessoal ou do Gatekeeper foi elaborada em 1950, por David Manning White, a partir de uma análise de caso na seleção de notícias. Sobre essa teoria é correto afirmar que:
Sobre as características do jornalismo baseado na internet, assinale a alternativa correta.
Graficamente, um anúncio é constituído, no mínimo, dos seguintes elementos:
No livro “O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo” (2012), Adelmo Genro Filho revisita alguns autores em relação ao que chama de “crítica da ideologia da objetividade” para argumentar sobre o que seria o segredo da pirâmide ou a essência do jornalismo. Sobre esses argumentos, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) A notícia é a unidade básica de informação do jornalismo e só pode ser feita de modo objetivo, ignorando a subjetividade do jornalista. ( ) A “ideologia da objetividade” a que o autor se refere diz respeito ao mito da “informação objetiva”. ( ) O jornalismo tem uma maneira própria de perceber e produzir “seus fatos” que são objeto das notícias, pois são recortados e construídos obedecendo a determinações ao mesmo tempo objetivas e subjetivas. ( ) A “objetividade jornalística” não possui qualquer relação com o que o autor chama de “ideologia burguesa”. ( ) Sobre a tese da “pirâmide invertida”, que ilustra a notícia do grau “mais importante” para o “menos importante”, Genro Filho diz que o segredo da pirâmide é que ela não deveria estar invertida, mas sim assentada sobre sua base, pois a notícia caminha do singular para o particular, do cume para a base.
A Teoria da Agenda ou do Agendamento (Agenda-setting) ficou popularizada a partir do artigo “The agenda setting function of mass media”, publicado em 1972 por Maxwell E. McCombs e Donald L. Shaw, em estudo sobre a influência da mídia, em especial as mídias jornalísticas, na direção da opinião pública. Sobre essa teoria, assinale a alternativa correta.
Leia com atenção o texto a seguir e assinale a alternativa correta.
No Brasil, diversos códigos de conduta balizam a ética profissional dos jornalistas. Entre estes está o Código de Ética e Autorregulamentação da Associação Nacional dos Jornais (ANJ). De acordo com esse documento, os jornais afiliados devem:
Uma das principais ferramentas de assessoria de imprensa é o release. Sobre essa ferramenta, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) O termo release vem do inglês press release e significa “material liberado para a imprensa”. ( ) No Brasil, durante o Regime Militar, o release teve uso amplamente disseminado nos órgãos públicos. ( ) O release deve ter um bom texto, na estrutura jornalística (título, lide e formato de pirâmide invertida). ( ) Devem-se elaborar releases exclusivos para cada veículo jornalístico em todas as situações em que for necessário ampliar a divulgação da organização assessorada. ( ) A qualidade do release está relacionada ao interesse que possa gerar no público do veículo.
O gênero e o formato correspondentes à finalidade de avaliar os acontecimentos passíveis de controvérsia e expressá-los por meio de um texto assinado, com autoria, estão relacionados a qual das alternativas abaixo?
“O Produto lnterno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,6% no 3º trimestre, na comparação com o 2º trimestre, puxado pelo consumo das famílias e pelo investimento privado, segundo divulgou nesta terça-feira (3) o lnstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 1,842 trilhão. O resultado mostra uma leve aceleração da recuperação da economia entre julho e setembro, embora em ritmo ainda fraco e mais lento do que se esperava no começo do ano”.
(G1. Disponível em https://glo.bo/2DlyiC6. Publicado em 03.12.2019. Adaptado)
De acordo com as técnicas de redação do Jornalismo, esse lead valoriza:
O Código de Ética do jornalista, no Brasil, está em vigor desde 1987. Composto por normativas que devem subordinar a atuação do profissional nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação e com os demais jornalistas, o art. 9º afirma que é dever desse profissional:
Observe a ilustração.

Ailustração e o texto a seguir fazem parte do livro El medio es el masaje.
“O Professor _________ diz que o ambiente criado pelo homem se torna seu meio para definir seu papel nele. A invenção do tipo de impressão criou o pensamento linear, ou ligação, separando o pensamento da ação. Agora, com a TV e a interpretação das canções folclóricas, o pensamento e a ação estão mais próximos, e o envolvimento social é maior. Nós moramos novamente em uma aldeia”.
O professor a que se refere o texto é:
O termo interatividade surgiu nos anos 60 como um neologismo do termo interactivity. A interatividade consiste na capacidade de um sistema de comunicação transmitir
ou receber informação e, a partir da informação recebida, transformar, evoluir ou até criar novos ambientes virtuais. Segundo os estudiosos da área, existem vários tipos de interatividade. A interatividade
Para Pierre Zémor, o domínio da Comunicação Pública está na legitimidade do interesse geral. Portanto, para que cumpra a sua finalidade, ela
Uma notícia do portal G1 foi editada para ser veiculada em um telejornal. A nota que atende às características de redação para telejornal é a seguinte:
(http://twixar.me/Ks2K. Adaptado)