Com relação à conformidade do conteúdo do Código de Ética dos
Jornalistas Brasileiros ao conteúdo da CF acerca de temas
relevantes para a comunicação social, julgue os itens a seguir.
Tanto a CF quanto o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros preservam e protegem as garantias individuais e coletivas de crianças e adolescentes, sendo de longa tradição jornalística a preservação da identidade e a proteção de vulneráveis, para assegurar-lhes, quando necessário, a identidade.
Acerca das disposições constitucionais relativas à comunicação
social, julgue os itens subsequentes.
Os prazos de concessão ou permissão para emissoras são, respectivamente, de vinte anos para rádio e dez anos para televisão.
A respeito de comunicação interna e assessoria de imprensa, julgue
os itens subsequentes.
Um release padrão de uma palestra é constituído de currículo e fotos do palestrante, sugestões de pautas, programação, localização de salas, estandes e coordenação de eventos.
No que concerne a produtos de uma assessoria de imprensa, julgue
os seguintes itens.
Follow up é o treinamento realizado pelo porta-voz da instituição para entrevistas, ocorrendo nesse processo o ensino ao profissional de como se relacionar com a mídia.
Com relação a lide, julgue os próximos itens.
Um objetivo do lide é preparar lentamente o leitor para receber o impacto da notícia.
Com relação a lide, julgue os próximos itens.
O lide clássico responde a perguntas básicas: Quê? Quem? Como? Quando? Onde? Por quê? Para quê?
No que se refere à edição dos textos da primeira página, julgue os
itens subsequentes.
O texto da chamada de capa é um dos mais importantes do jornal, porque representa uma espécie de vitrine para o conteúdo de cada edição e obedece ao princípio da pirâmide invertida, ou seja, o que é mais relevante é relatado primeiro.
O termo oitiva, usualmente utilizado em processos judiciais, ganhou
recentemente o âmbito popular, ao ser empregado pelas comissões
parlamentares de inquérito do Congresso Nacional. A propósito
desse termo e de sua adequação à linguagem jornalística, julgue os
itens a seguir.
Em seu esforço para atingir um número amplo de leitores, os jornalistas preferem usar, em seus textos, termos simplificados; no lugar de “oitiva”, usariam, por exemplo, “audição das testemunhas” ou “coleta de depoimentos”.
Julgue os itens subsecutivos, acerca das mídias sociais.
As mídias sociais, por meio da publicação de conteúdo em rede, alteram os fluxos de informação, gerando impacto nos processos comunicativos.
A hipótese, presente na literatura consagrada à opinião pública, na qual os indivíduos sucumbem às pressões sociais quando perguntados sobre temas a respeito dos quais suas reais opiniões são socialmente condenáveis é chamada de
A organização na qual o texto jornalístico é elaborado a partir do clímax com o conteúdo tratado em parágrafos de importância decrescente é conhecida como
No estudo da comunicação de massa, o mecanismo condicionante que trata de como as semelhanças nos processos de produção de informação tendem a ser mais significativas do que as diferenças é chamado de
Em fotojornalismo, a tomada da imagem que é feita de baixo para cima, tendendo a valorizar o motivo fotografado é chamada de plano
Distribuído à imprensa, o documento que expõe o posicionamento sobre tema relevante, urgente e de interesse público na tentativa de limitar a sua repercussão é o:
Humanização do relato e contextualização do fato, com a apresentação de antecedentes, causas e consequências, são caraterísticas do gênero jornalístico: