Com relação à utilização de web semântica, aplicativos, algoritmos e bancos de dados, bem como a manifestações ciberculturais que alteram as formas de comunicação e o jornalismo contemporâneos, assinale a opção correta.
Em decorrência da reestruturação e da incorporação das tecnologias digitais de comunicação, os processos de apuração, produção, circulação e consumo de informações no jornalismo têm sido modificados, de maneira a se contribuir para a adoção da convergência jornalística digital. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
O que são estratégias no planejamento da divulgação jornalística de uma assessoria de imprensa?
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), sob o argumento de inconstitucionalidade, derrubaram a exigência do diploma de graduação universitária para o exercício do jornalismo. De quando é essa decisão e quem relatou o processo?
O primeiro jornal publicado em terras brasileiras foi em setembro de 1808, embora a imprensa
nacional tivesse nascido oficialmente no Brasil no dia 13 de maio, com a criação da imprensa
régia. Qual o nome desse jornal e o Estado em que foi publicado?
No domínio discursivo jornalístico circulam vários gêneros textuais. Entre esses gêneros, há um que é caracterizado pelo relato objetivo de fatos relevantes para a vida política, econômica e cotidiana, mas que, em contrapartida, excede o caráter factual e imediato da notícia, uma vez que aprofunda o assunto e busca uma dimensão mais atemporal. Em geral, esse gênero é definido pela forma e não pelo assunto tratado. Com base nas informações fornecidas, assinale a alternativa que contém o nome do gênero textual em questão.
O treinamento de porta-vozes para lidar com a imprensa é fundamental em situações de crise. Uma empresa que possua executivos treinados, por exemplo, possibilitará que a comunicação com os jornalistas aconteça de forma mais efetiva, o que pode ser um grande diferencial em situações delicadas. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correspondente ao nome desse treinamento.
Novas práticas de leitura de jornais têm surgido a partir da disponibilização de conteúdo para dispositivos portáteis como smartphones e tablets, por exemplo. Uma empresa jornalística resolveu lançar produto digital exclusivo para assinantes, com periodicidade diária, para tablets com sistema iOS. Com relação à arquitetura de informação da plataforma escolhida, os designers negligenciaram dado conceito fundamental. Como resultado, os assinantes relataram dificuldades para executar atividades simples como virar páginas, descobrir o local exato de toque para ativar funções como executar um vídeo ou visualizar uma imagem, e, até mesmo, em que ícone clicar para encerrar o aplicativo do jornal. Assim, o conceito negligenciado pelos designers do produto se refere à:
Determinado especialista foi convidado a redigir o editorial do jornal impresso que será publicado no dia seguinte. Levando em consideração o fato de ele não ser afeito à rotina das redações, algumas instruções foram dadas sobre as especificidades daquele texto jornalístico. Dentre as orientações do editor sobre os editoriais, destacam-se:
A produção de um programa radiofônico jornalístico precisa de músicas para a composição de vinhetas e demais trilhas. Um dos produtores sugeriu, então, que se levantasse por intermédio de pesquisa em sites especializados, quais eram as músicas mais tocadas nas rádios da cidade. A partir daí, seria organizada uma biblioteca de áudio com os arquivos a serem utilizados nas montagens de características, vinhetas, cortinas e BG, por exemplo. Entretanto, como não há qualquer verba disponível para pagamento de direitos autorais, recomenda-se:
O conceito de jornalismo colaborativo tem sido bastante discutido atualmente por conta do grande número de blogs e websites alimentados por usuários não-jornalistas. A origem do jornalismo colaborativo remonta ao período da mídia:
Diversas iniciativas de comunicação cidadã e mídia independente são viáveis economicamente hoje em razão das redes de contato feitas no ambiente digital, que permitem o uso de ferramentas coletivas como:
O uso de mídias sociais por empresas e organizações permite que os usuários, ao contrário do que acontece com as mídias tradicionais, possam:
Uma rede social interna de uma organização, que conta com a participação exclusiva de seus funcionários, constitui um caso de Comunicação:
Sobre a comunicação científica marque a alternativa correta: