Organizações de diferentes tipos e portes produzem canais de comunicação que diferem dos veículos tradicionais de mídia. No que se refere a esse assunto, julgue o item a seguir.
As notícias produzidas no âmbito do jornalismo institucional, isto é, do jornalismo desenvolvido dentro das organizações, não têm diferenças de forma, mas sim de abordagem, em relação às produzidas para veículos tradicionais.
Quanto à imagem na sociedade e à fotografia, julgue o item a seguir.
A imagem mental é aquela que ganha forma por meio de desenhos, gravuras, fotografias ou imagens cinematográficas, ou seja, objetos que representam o que se vê.
Quanto à imagem na sociedade e à fotografia, julgue o item a seguir.
O fotojornalismo é influenciado pelos valores de informação, atualidade e relevância da imagem, não se valendo, assim, da fotografia documental, entendida como artística, por buscar fenômenos mais estruturais que conjunturais noticiosos.
A respeito da comunicação organizacional, julgue o item a seguir.
A comunicação organizacional integrada baseia‐se em uma sinergia entre discursos e ações voltados para os setores mercadológico, institucional e interno de uma organização.
Considerando a produção multimídia e as possibilidades trazidas pelos meios digitais, julgue o item a seguir.
A difusão das TVs corporativas na web se deve à utilização dos serviços on demand, oferecidos pelos portais aos stakeholders externos, por ser menos invasivo que as transmissões em tempo real, que é recomendada apenas na relação com públicos internos.
A respeito de aspectos relacionados à mutação do jornalismo a partir do surgimento da Internet e de novas mídias digitais, julgue o item que se segue.
A migração dos meios de comunicação para as plataformas digitais é um processo irreversível: as produções de jornalismo, televisão, rádio, publicidade e marketing operam majoritariamente em meio digital, dispensando bases analógicas e lineares.
A respeito de imparcialidade, objetividade e veracidade enquanto princípios da imprensa, julgue o item subsequente.
A pirâmide invertida e o lide são produtos do jornalismo de estilo informativo.
Considerando o assunto do texto apresentado, julgue o item seguinte.
No Brasil, os tamanhos gráficos mais utilizados nos jornais são o Berliner (aproximadamente 47 cm × 31,5 cm) e o tabloide (aproximadamente 35,5 cm × 30,5 cm).
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a propriedades de um projeto gráfico editorial.
São exemplos de tipos de organização as chamadas, as legendas e os intertítulos.
Em que momento da agenda de atividades os editores avaliam o noticiário dos concorrentes, prestam contas dos eventuais furos de cobertura e tentam antecipar potenciais acontecimentos?
Ao tratarmos das Teorias da Comunicação e do Jornalismo, acabamos por nos deparar com a Agenda Setting, teoria sugerida em 1922 por Walter Lippman e que apontava
A expressão "lacuna digital" se refere
Na TV ou Rádio, quando a produção gerada é apresentada mediante gravação ou qualquer recurso técnico, ela é intitulada
No livro "Os Elementos do Jornalismo", os escritores Bill Kovach e Tom Rosenstiel dizem que "O novo jornalista não decide mais o que o público deve saber. Ele ajuda o público a pôr ordem nas coisas. Isso não significa simplesmente acrescentar interpretação ou análise a uma reportagem." Dessa forma, é correto afirmar que a primeira tarefa é
No texto “Notícia Institucional" de Graça Monteiro do livro “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a mídia", organizado por Jorge Duarte, a autora afirma: “Mediante a promoção de acontecimentos e a produção de notícias para serem divulgadas pela mídia, as instituições inserem-se no espaço público, construindo não apenas uma representação de si mesmas (mais conhecida como “imagem institucional"), como também a realidade do campo que atuam". Com base nesta citação qual a opção que NÃO está correta?