A Comunicação Organizacional, na visão de uma das principais estudiosas do assunto na língua portuguesa – Margarida Kusch – é composta por:
A mediação entre o fato e o leitor é um dos papéis mais importantes assumidos pelo jornalista. Como “gatekeeper", ele seleciona o que vai ser divulgado a partir de uma série de critérios de noticiabilidade e valor notícia, entre eles:
Dos critérios apresentados a seguir, assinale o que NÃO é usado por um editor na hora de revisar um texto jornalístico.
A assessoria de imprensa é um ponto de apoio indispensável para a atividade do repórter. De acordo com Duarte (2003), ela possibilita que repórteres e editores ajam como intermediários qualificados, estabelecendo aproximação eficiente entre fontes de informação e imprensa.
De acordo com as características apontadas por esse autor, é INCORRETO afirmar:
Molleda (2003) destaca várias funções para o enquadramento. Está INCORRETO o que se afirma em:
Sobre as entrevistas jornalísticas, numere corretamente a coluna da direita de acordo com a da esquerda:

A sequência numérica CORRETA, de cima para baixo, é:
Sobre o telejornalismo, analise as afirmativas:
(1) Jamais gravar entrevista telejornalística sem o conhecimento da pessoa entrevistada.
(2) A repetição de palavras na televisão, desde que na medida certa, ajuda na compreensão da notícia.
(3) O repórter não deve deixar para o operador de câmera a escolha das locações da matéria.
(4) As fontes são as únicas matérias-primas para a elaboração das reportagens telejornalísticas.
(5) O repórter não deve colher o som ambiente simultaneamente com as imagens da matéria.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
Sobre o release e os gêneros jornalísticos, a partir das definições propostas por Kopplin e Ferrareto, é CORRETO afirmar:
“Para mim prima é mesmo que irmã, a gente respeita, mas Bela, sei lá!, tinha uns rompantes que até me assustavam. Naquela noite, por exemplo. Eu me embalava distraidíssimo na rede. Desde menino que durmo pouco, a Bela estava careca de saber e quando menos espero quem é que vejo diante de mim? A Bela. A Bela dormia de pijama, minha tia achava camisão indecente, que pijama protege, a menina pode se mexer à vontade, frioleiras de velha. Pois a Bela me aparece apenasmente de blusa de pijama! Não entendi, francamente. E se não estivesse como estava acordado, poderia até imaginar que sonhava: a Bela ali de pijama decepado. Só para provocar como me provocou, que logo fiquei agitadíssimo, me virando e revirando na rede, e a Bela feita uma estátua, nem uma palavra dizia, à espera eu acho de atitude minha, mas cadê coragem?, que conforme disse prima é irmã, e de irmã não se olha coxa, não se olha bunda, irmã pode ficar pelada que a gente nem enxerga peitinho, cabelinho, nada"
(Haroldo Maranhão, 1986, p. 7).
A cena descrita pelo escritor Haroldo Maranhão carrega inferências definidoras de um contexto. Sobre tal elemento da comunicação textual, é correto afirmar:
“Lide – Palavra aportuguesada do inglês 'lead', conduzir, liderar. O jornalismo usa o termo para resumir a função do primeiro parágrafo: introduzir o leitor no texto e prender sua atenção"
(Manual de Redação do jornal Estado de S. Paulo, organizado e editado por Eduardo Martins).
Sobre o lide, é correto afirmar:
O relatório deve ser redigido com o máximo de clareza e objetividade. O texto valoriza a informação e dispensa recursos estilísticos. Logo, é correto afirmar:
“Estou contando ao senhor, que carece de um explicado. Pensar mal é fácil, porque esta vida é embrejada. A gente vive, eu acho, é mesmo para se desiludir e desmisturar. A senvergonhice reina, tão leve e leve pertencidamente, que por primeiro não se crê no sincero sem maldade.” Sobre a fala acima, do personagem Riobaldo no romance “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, e à luz dos estudos das variantes linguísticas, é correto afirmar:
A respeito de comunicação pública e das teorias da comunicação, julgue o item a seguir.
A hipótese da agenda-setting sustenta que a mídia tenta persuadir a opinião do indivíduo.

Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir.
A objetividade é encarada no jornalismo como requisito para reduzir as manipulações do texto a partir de um compromisso com a realidade material do fato, transcrita por um texto direto e transparente.
No que se refere aos chamados estudos fundadores da ciência da comunicação, julgue o item abaixo.
No contexto da Mass Communication Research, pesquisadores independentes criticaram o avanço da propaganda comercial nos Estados Unidos, alertando, pelo viés crítico, para os efeitos da manipulação e influência do público pelos que têm acesso aos meios de comunicação de massa.