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As alternativas abaixo relacionam alguns produtos e serviços das assessorias de imprensa, EXCETO:

“Sua função para as organizações pode ser muito mais estratégica do que apenas registrar as inserções obtidas pelas assessorias de comunicação. Contudo, a maioria das equipes de assessores continua fazendo dela apenas um mecanismo para mostrar o resultado do próprio trabalho.” A afirmação acima refere-se a qual ferramenta no trabalho de assessoria de imprensa?

Sobre a assessoria de comunicação e a assessoria de imprensa, marque a alternativa INCORRETA:


A redação de releases deve sempre:

Numa situação de crise, o que a assessoria de imprensa NÃO deve fazer?

Sobre papel das assessorias de imprensa, é possível afirmar:

(1) A prática de assessoria de imprensa está muito identificada com a prática de relações públicas em muitos países, mas, no caso específico do Brasil, essa prática é exercida também como se fosse uma atividade jornalística.

(2) Enquanto o jornalista atua em nome do interesse público na informação, a assessoria age para que os objetivos da organização que representa sejam vistos como parte do interesse geral.

(3) Para uma instituição pública não jornalística, a informação à sociedade, seja ela qual for, é um fim em si.

(4) Em certos momentos, a informação produzida por uma assessoria pode levar vantagem em relação à redação jornalística, porque propõe um enquadramento assumidamente posicionado, é submetida aos filtros jornalísticos e à confrontação com outras fontes.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas

Quanto à atividade de assessoria de imprensa na comunicação para os diferentes meios, julgue o item a seguir.

Recebe o nome de press release a pasta ou o envelope preparado pela assessoria de imprensa, a ser entregue a jornalistas, contendo dados, informações, pesquisas, estatísticas, pen drive ou CD, bloco de anotações, entre outros itens que se façam necessários para determinada divulgação.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando conceitos a suas corretas definições.

COLUNA I

1.Follow up

2.Press kit

3.Mailing list

4.Clipping

COLUNA II

( )Material que contém relação de veículos e jornalistas contratados para divulgação, com dados básicos, como nome completo, cargo, editoria, telefone, e-mail, entre outros.

( )Ação que visa a obter retornos, por telefone, do envio de press releases, distribuição de material de apoio ou de convocação de coletiva à imprensa.

( )Reunião de matérias veiculadas, de interesse do assessorado. Ajuda a avaliar o desempenho do assessorado e de seus concorrentes.

( )Pasta ou arquivo eletrônico contendo os textos principais sobre o assessorado, sua atividade, seu histórico, faturamento, locais em que atua, entre outros.

Assinale a sequência CORRETA.

Sobre a comunicação no gerenciamento de crises e o respectivo comportamento da Assessoria de Comunicação, analise as afirmações a seguir.

I. Deixar jornalistas (imprensa) sem retorno pode ser uma decisão estratégica, dependendo da gravidade da crise.
II. A gestão da crise de imagem, especialmente a que se refere às redes sociais, deve ser feita por uma assessoria jurídica externa, que dará orientações aos funcionários que têm contato direto com o público para evitar que as ações da empresa em crise sejam divulgadas.
III. A criação de um comitê de crise, do qual participam o dirigente máximo, representantes do setor jurídico e dos recursos humanos, como também, a área de comunicação, é uma estratégia que indica sensibilidade da empresa ou organização em atenção ao momento de crise e à sua correta administração.
IV. A assessoria deve informar à imprensa somente aquilo que pode ser confirmado, desde que ela tenha absoluta certeza da informação. Outra possibilidade é dar informações “temporárias", com verdade parcial, a fim de diminuir o impacto da crise, no momento.

Assinale a alternativa CORRETA.

Em situações de crise, cabe ao assessor de imprensa instruir e preparar o assessorado para reduzir os impactos à imagem da instituição. Assinale a alternativa que não apresenta uma boa prática do assessor de imprensa, segundo DUARTE, 2006.

Analise as seguintes afirmativas sobre funções de uma assessoria de imprensa e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( )Acompanhar entrevistas, apoiar eventos e atender a imprensa.

( )Elaborar press releases, arquivar material jornalístico e avaliar os resultados.

( )Diagramar material impresso institucional, além de house organs da empresa.

( )Fazer prospecção de possíveis clientes e encontros entre jornalistas e fontes.

Assinale a sequência CORRETA.

Cabe à assessoria de imprensa estreitar relações entre os órgãos de imprensa e seus clientes. Em relação às funções de uma assessoria de imprensa, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( )Se porventura ocorrer um desentendimento entre um assessor de imprensa e um jornalista, é papel da assessoria de comunicação se reportar ao editor ou proprietário do veículo para que o problema seja solucionado.

( )Uma das funções da assessoria de imprensa é organizar entrevistas coletivas, que devem ser solicitadas somente se o assunto tiver realmente interesse público.

( )A assessoria de comunicação deve agir como um facilitador, interlocutor e mediador nas relações do jornalista com a instituição e as fontes.

( )A assessoria de imprensa deve produzir cursos de capacitação que desenvolvam midia training, ou seja, um treinamento, na tentativa de otimizar o contato das fontes da empresa com a mídia.

Assinale a sequência CORRETA.

Considerando-se uma das funções de uma assessoria de imprensa – a clipagem – é incorreto afirmar:

Em uma situação de crise, espera-se que a universidade proceda de acordo com algumas condutas. Assinale alternativa INCORRETA:

Entrevistas coletivas devem ser convocadas quando estiverem em questão assuntos importantes para o assessorado, desde que

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