Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 79 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Julgue os itens a seguir, relativos à rotina de assessoria de imprensa em uma organização.

O assessor deve manter o assessorado sempre informado das

notícias sobre a empresa ou relacionadas a ela que são

divulgadas na mídia, o que pode ser feito por meio do clipping.

No que se refere ao papel do assessor de imprensa, julgue os itens que se seguem.

Um dos critérios para que o trabalho de uma assessoria de

imprensa tenha credibilidade é o bom relacionamento do

assessor com os veículos de comunicação e os jornalistas. Ao

optar pela transparência e por uma atitude de colaboração, o

assessor pode valorizar a informação e ajudar a conquistar a

mídia espontânea.

Com relação ao atendimento à imprensa e à organização de entrevistas, julgue os itens seguintes.

O treinamento conhecido como media training pode auxiliar

no sucesso de uma entrevista junto à mídia, visto que, por meio

desse treinamento, pode-se repassar ao assessorado orientações

importantes sobre postura, discurso e trato com os repórteres.

No que se refere ao papel do assessor de imprensa, julgue os itens que se seguem.

O assessor tem o dever de estar atento às oportunidades de

veiculação, evitando entrar em detalhes sobre as características

de cada veículo e as peculiaridades de cada mídia, para não

sobrecarregar o assessorado.

Julgue os itens a seguir, relativos à rotina de assessoria de imprensa em uma organização.

A prática conhecida como press note refere-se ao

encaminhamento de propostas de matéria para os veículos de

comunicação, de modo a se propor assuntos que devem,

necessariamente, ser de interesse para o veículo e para a

sociedade.

A respeito do uso da assessoria de imprensa no jornalismo institucional, julgue os itens subsecutivos.

O press book, comumente conhecido como press kit, consiste

em um conjunto de materiais sobre o assessorado (fotografias,

textos, releases, brindes, entre outros), organizados no formato

de livro, para serem distribuídos aos jornalistas durante uma

coletiva de imprensa ou outros eventos que envolvam a mídia.

Julgue os itens a seguir, relativos à rotina de assessoria de imprensa em uma organização.

A assessoria de imprensa pode estreitar o relacionamento da

empresa assessorada com os veículos de comunicação,

promovendo ações conhecidas como programas de visitas, em

que o jornalista é levado pelo assessor para conhecer as

instalações da empresa.

Julgue os itens a seguir, relativos à rotina de assessoria de imprensa em uma organização.

A nota oficial, que traz um tema a respeito da instituição, segue

os padrões narrativos de uma nota, por ser mais curta que a

notícia, ocupando geralmente um parágrafo. Contudo,

diferentemente da reportagem ou da notícia, a nota oficial não

é considerada de grande relevância pela redação dos veículos,

embora seja de interesse público

A respeito das atividades de assessoria de imprensa, julgue os itens

que se seguem.

A contratação de profissionais graduados em jornalismo como

assessores de imprensa representa condição vantajosa para a

garantia de espaços nos veículos de comunicação junto aos

pares de formação — repórteres, redatores e editores —, dada

a utilização excessiva de releases, press–kits e coletivas.

Sobre o papel da assessoria de imprensa, assinale a alternativa INCORRETA.

Um release deve ser elaborado como se fosse uma matéria escrita para um veículo de comunicação, posto que ele se destina a um profissional do jornalismo. Com relação ao release, uma das principais dificuldades do assessor de imprensa é

A respeito das atividades de assessoria de imprensa, julgue os itens

que se seguem.

Em razão de seu compromisso profissional, o jornalista

assessor de imprensa não tem obrigação direta com a venda

dos produtos da empresa, mas pode atuar com vistas a

sedimentar imagem, marcas e ideias da empresa junto aos

meios jornalísticos.

Os assessores de imprensa produzem inúmeros tipos de texto para o assessorado, entre eles, a relação de assuntos que foram divulgados pelos veículos com o título da matéria e a página, para os impressos; programas e horá- rios de exibição, para rádio e TV e os endereços eletrônicos para a Internet. Esse texto é chamado de

Assessoria de Imprensa. Foi o jornalista americano chamado ________________________ quem em 1906, inventou essa atividade especializada. Ele abandonou o jornalismo para estabelecer o primeiro escritório de assessoria de comunicação do mundo, em Nova Iorque.
Ele o fez para prestar serviço ao mais impopular homem de negócios dos Estados Unidos: John Rockefeller.
Acusado de aspirar ao monopólio, de mover luta sem quartel às pequenas e médias empresas, de combater sem olhar a meios, numa palavra, de ser feroz, impiedoso e sanguinário.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima.

Em uma situação ideal, a assessoria de imprensa de uma instituição deve atuar com base em um planejamento bem definido, a partir de planos e estratégias. Sobre o assunto, considere as seguintes fases:

1. análise.
2. correção.
3. adaptação.
4. ativação.
5. avaliação.

São fases do processo de planejamento em uma assessoria de imprensa:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282