Julgue os itens a seguir, relativos à rotina de assessoria de imprensa em uma organização.
O assessor deve manter o assessorado sempre informado das
notícias sobre a empresa ou relacionadas a ela que são
divulgadas na mídia, o que pode ser feito por meio do clipping.
No que se refere ao papel do assessor de imprensa, julgue os itens que se seguem.
Um dos critérios para que o trabalho de uma assessoria de
imprensa tenha credibilidade é o bom relacionamento do
assessor com os veículos de comunicação e os jornalistas. Ao
optar pela transparência e por uma atitude de colaboração, o
assessor pode valorizar a informação e ajudar a conquistar a
mídia espontânea.
Com relação ao atendimento à imprensa e à organização de entrevistas, julgue os itens seguintes.
O treinamento conhecido como media training pode auxiliar
no sucesso de uma entrevista junto à mídia, visto que, por meio
desse treinamento, pode-se repassar ao assessorado orientações
importantes sobre postura, discurso e trato com os repórteres.
No que se refere ao papel do assessor de imprensa, julgue os itens que se seguem.
O assessor tem o dever de estar atento às oportunidades de
veiculação, evitando entrar em detalhes sobre as características
de cada veículo e as peculiaridades de cada mídia, para não
sobrecarregar o assessorado.
Julgue os itens a seguir, relativos à rotina de assessoria de imprensa em uma organização.
A prática conhecida como press note refere-se ao
encaminhamento de propostas de matéria para os veículos de
comunicação, de modo a se propor assuntos que devem,
necessariamente, ser de interesse para o veículo e para a
sociedade.
A respeito do uso da assessoria de imprensa no jornalismo institucional, julgue os itens subsecutivos.
O press book, comumente conhecido como press kit, consiste
em um conjunto de materiais sobre o assessorado (fotografias,
textos, releases, brindes, entre outros), organizados no formato
de livro, para serem distribuídos aos jornalistas durante uma
coletiva de imprensa ou outros eventos que envolvam a mídia.
Julgue os itens a seguir, relativos à rotina de assessoria de imprensa em uma organização.
A assessoria de imprensa pode estreitar o relacionamento da
empresa assessorada com os veículos de comunicação,
promovendo ações conhecidas como programas de visitas, em
que o jornalista é levado pelo assessor para conhecer as
instalações da empresa.
Julgue os itens a seguir, relativos à rotina de assessoria de imprensa em uma organização.
A nota oficial, que traz um tema a respeito da instituição, segue
os padrões narrativos de uma nota, por ser mais curta que a
notícia, ocupando geralmente um parágrafo. Contudo,
diferentemente da reportagem ou da notícia, a nota oficial não
é considerada de grande relevância pela redação dos veículos,
embora seja de interesse público
A respeito das atividades de assessoria de imprensa, julgue os itens
que se seguem.
A contratação de profissionais graduados em jornalismo como
assessores de imprensa representa condição vantajosa para a
garantia de espaços nos veículos de comunicação junto aos
pares de formação — repórteres, redatores e editores —, dada
a utilização excessiva de releases, press–kits e coletivas.
Sobre o papel da assessoria de imprensa, assinale a alternativa INCORRETA.
Um release deve ser elaborado como se fosse uma matéria escrita para um veículo de comunicação, posto que ele se destina a um profissional do jornalismo. Com relação ao release, uma das principais dificuldades do assessor de imprensa é
A respeito das atividades de assessoria de imprensa, julgue os itens
que se seguem.
Em razão de seu compromisso profissional, o jornalista
assessor de imprensa não tem obrigação direta com a venda
dos produtos da empresa, mas pode atuar com vistas a
sedimentar imagem, marcas e ideias da empresa junto aos
meios jornalísticos.
Os assessores de imprensa produzem inúmeros tipos de texto para o assessorado, entre eles, a relação de assuntos que foram divulgados pelos veículos com o título da matéria e a página, para os impressos; programas e horá- rios de exibição, para rádio e TV e os endereços eletrônicos para a Internet. Esse texto é chamado de
Assessoria de Imprensa. Foi o jornalista americano
chamado ________________________ quem em 1906,
inventou essa atividade especializada. Ele abandonou o
jornalismo para estabelecer o primeiro escritório de
assessoria de comunicação do mundo, em Nova Iorque.
Ele o fez para prestar serviço ao mais impopular homem
de negócios dos Estados Unidos: John Rockefeller.
Acusado de aspirar ao monopólio, de mover luta sem
quartel às pequenas e médias empresas, de combater
sem olhar a meios, numa palavra, de ser feroz, impiedoso
e sanguinário.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna
do texto acima.
Em uma situação ideal, a assessoria de imprensa de uma instituição deve atuar com base em um planejamento bem definido, a partir de planos e estratégias. Sobre o assunto, considere as seguintes fases:
1. análise.
2. correção.
3. adaptação.
4. ativação.
5. avaliação.
São fases do processo de planejamento em uma assessoria de imprensa: