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“Com as plataformas digitais, (...) desenharam-se novas maneiras de produzir, difundir e receber informações de caráter jornalístico. Potencializadas pela multimidialidade, hipertextualidade, interatividade, memória, instantaneidade, personalização e ubiquidade (CANAVILHAS, 2014), que alteraram a própria natureza do conteúdo produzido para ser consumido em diferentes plataformas. O design integrado a esse contexto incorporou demandas como a arquitetura da informação, o design de interfaces e de interação” (GRUSZYNSKI et al, 2016). A partir dessa reflexão, sobre o desenvolvimento do design no jornalismo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) A tecnologia proporciona a incorporação ainda mais enraizada do design na prática jornalística, não mais restringindo-se a uma mentalidade gráfica, mas sim multimodal de construção das notícias. ( ) No escopo do texto, o design não abarca uma práxis de mediação que envolve formas de interação social e cultural, mas se restringe à configuração técnica de informações. ( ) No ciberespaço é preciso que considere-se configurações muitas vezes “invisíveis” na formatação das notícias, mas que permitem que estas sejam localizadas e interpretadas pelas diferentes plataformas tecnológicas que propiciam as interações. ( ) Jornalismo, publicidade e administração podem trabalhar juntos na exploração e compreensão de conjuntos de informações as mais diversas, gerando gráficos, mapas, diagramas e ilustrações. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. a) V - V - V - F b) V - F - V - F c) V - F - V - V d) V - V - V - V

“Com as plataformas digitais, (...) desenharam-se novas maneiras de produzir, difundir e receber informações de caráter jornalístico. Potencializadas pela multimidialidade, hipertextualidade, interatividade, memória, instantaneidade, personalização e ubiquidade (CANAVILHAS, 2014), que alteraram a própria natureza do conteúdo produzido para ser consumido em diferentes plataformas. O design integrado a esse contexto incorporou demandas como a arquitetura da informação, o design de interfaces e de interação” (GRUSZYNSKI et al, 2016).

A partir dessa reflexão, sobre o desenvolvimento do design no jornalismo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) A tecnologia proporciona a incorporação ainda mais enraizada do design na prática jornalística, não mais restringindo-se a uma mentalidade gráfica, mas sim multimodal de construção das notícias.

(   ) No escopo do texto, o design não abarca uma práxis de mediação que envolve formas de interação social e cultural, mas se restringe à configuração técnica de informações.

(   ) No ciberespaço é preciso que considere-se configurações muitas vezes “invisíveis” na formatação das notícias, mas que permitem que estas sejam localizadas e interpretadas pelas diferentes plataformas tecnológicas que propiciam as interações.

(   ) Jornalismo, publicidade e administração podem trabalhar juntos na exploração e compreensão de conjuntos de informações as mais diversas, gerando gráficos, mapas, diagramas e ilustrações.

Segundo o Manual Nacional de Assessoria de Imprensa, editado sob a responsabilidade da Federação Nacional dos Jornalistas, “a assessoria de imprensa é o serviço
de administração das informações jornalísticas e do seu fluxo das fontes para os veículos de comunicação e vice-versa”. Portanto, cabe à assessoria, entre outras responsabilidades,

Abaixo está a declaração de princípios que marca o surgimento da assessoria de imprensa e das relações públicas, em forma de carta aos editores:

Sobre a Carta de princípios, assinale a alternativa correta.

Uma das principais ferramentas de assessoria de imprensa é o release. Sobre essa ferramenta, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) O termo release vem do inglês press release e significa “material liberado para a imprensa”. ( ) No Brasil, durante o Regime Militar, o release teve uso amplamente disseminado nos órgãos públicos. ( ) O release deve ter um bom texto, na estrutura jornalística (título, lide e formato de pirâmide invertida). ( ) Devem-se elaborar releases exclusivos para cada veículo jornalístico em todas as situações em que for necessário ampliar a divulgação da organização assessorada. ( ) A qualidade do release está relacionada ao interesse que possa gerar no público do veículo.

Sobre o planejamento estratégico em assessoria de imprensa, assinale a alternativa correta.

Em termos de gerenciamento de crises, alguns pressupostos são importantes para evitar prejuízos à imagem institucional de uma organização, especialmente a partir de fatos noticiados pela mídia. Dentre algumas ações podemos citar, EXCETO:

Considere o trecho abaixo sobre os assessores de imprensa:

Os assessores tornaram-se efetivo ________ de repórteres e editores (como um tipo de extensão das ________) ao agirem como _________ qualificados, estabelecendo aproximação eficiente entre fontes de informação e ________.

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas.

Podem ser consideradas atividades de uma assessoria de imprensa, EXCETO:

De acordo com a classificação proposta por Kopplin e Ferrareto, os releases podem ser classificados em dez tipos. Sobre eles, é INCORRETO afirmar:

Qual das opções abaixo não corresponde a uma correta descrição dos produtos e serviços de uma Assessoria de Imprensa?

O relise (release), ou press release, é um dos produtos mais usuais na comunicação institucional. Sobre as características e usos do relise, analise as afirmativas a seguir.

I. O relise deve conter o autor responsável claramente exposto, bem como a indicação de como o repórter pode obter informações adicionais sobre o assunto tratado no texto.

II. O relise proveniente de matéria paga deve ser publicado na íntegra ou, no caso de impossibilidade, a matéria adaptada deve ser submetida ao anunciante antes da veiculação.

III. O relise apresenta a notícia sob o ponto de vista da fonte, mas adaptada ao ângulo e ao formato jornalístico, pois, assim, aumentam suas chances de veiculação.

IV. Apesar de figurar como sugestão de pauta, e não como matéria acabada, o relise deve ser redigido com um bom título, com notícias que chamem a atenção do jornalista e, assim, obter destaque em meio aos textos concorrentes.

Assinale a alternativa CORRETA.

A assessoria de imprensa é um ponto de apoio indispensável para a atividade do repórter. De acordo com Duarte (2003), ela possibilita que repórteres e editores ajam como intermediários qualificados, estabelecendo aproximação eficiente entre fontes de informação e imprensa.

De acordo com as características apontadas por esse autor, é INCORRETO afirmar:

Das várias etapas para a elaboração de media training, nas etapas apresentadas abaixo, indique a ordem em que devem ser realizadas, e, em seguida, marque a alternativa com a sequência correta:

( ) Mapeamento da imprensa estratégica para a empresa.

( ) Estudo de cases do setor do cliente.

( ) Mapeamento dos principais stakeholders da empresa.

( ) Treinamento prático (simulação de entrevistas)

( ) Escolha das Key messages que dão suporte aos objetivos organizacionais.

A atividade de assessoria de comunicação deve ser feita em um processo de permanente avaliação. Possui dimensões e características próprias. Deve ser parte ativa da administração da organização.

Sobre a necessidade de avaliação permanente desse trabalho, é CORRETO afirmar:

O objetivo de um trabalho de media training é:

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