Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!

Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 79 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

• e

Com relação às rotinas da atividade do assessor de imprensa, assinale a opção correta.

Redigido em formato jornalístico, o instrumento usado pelo assessor de imprensa para promover a informação e o relacionamento entre as instituições e os meios de comunicação é o

Assinale a alternativa correta sobre media training dentro de uma universidade:

Toda instituição de grande porte deve estar preparada para situações que incluem muitos tipo de ataque e distorção informacional partindo da base anárquica e anônima de cidadãos plugados na rede. Neste caso, no entanto, estar preparado não significa ter só um planejamento de atuação, mas um fluxo definido de ação, a ser explorado mais adiante, visando combater cada caso de forma pontual e direta. Ainda assim, é importante ter claro em mente três situações comuns. Existem 3 alternativas corretas, são elas:

I- Os servidores públicos são livres para ter opiniões nas redes. Seja criticando programas, ações ou a própria hierarquia governamental. É natural, em algum momento, que algum dos profissionais dos órgãos públicos acabe expondo a instituição nas mídias sociais e danificando o seu ecossistema político. Para isso deve-se ter um relacionamento sólido com o seu público, quando possível e viável em termos de volume, transformando-o em uma camada de blindagem institucional natural, orgânica, fruto justamente de um modelo de confiança mútua.

II- Alguém vai “inventar" ou “aumentar" algum problema – e você será possivelmente encarado como culpado. Este ponto refere-se justamente a boatos nascidos nas redes e que costumam carregar grande potencial de crise. Para isso deve-se ter desmentir veementemente a fonte do boato e gerar notícias que denigram a imagem de que o gerou.

III- Alguém vai descobrir um ponto fraco seu e explorá-lo. Normalmente, isso significa alguma entidade política lançando uma ação focada justamente em aumentar a exposição de uma fraqueza sua, de algum “flanco" deixado mais aberto e exposto nas redes sociais. Para isso deve-se estar preparado com um fluxo de interpretação e resposta a crises em mídias sociais.

IV- Alguém vai “inventar" ou “aumentar" algum problema – e você será possivelmente encarado como culpado. Este ponto refere-se justamente a boatos nascidos nas redes e que costumam carregar grande potencial de crise. Para isso deve-se monitorar cada um dos órgãos e principais temas/campanhas nas mídias sociais, detectando todo e qualquer tipo de crise em potencial.

V- Os servidores públicos são livres para ter opiniões nas redes. Mas não devem criticar programas, ações ou a própria hierarquia governamental, mas em algum momento, algum dos profissionais dos órgãos públicos pode expor a instituição nas mídias sociais e danificando o seu ecossistema político. Para isso deve-se monitorar cada um dos órgãos e principais temas/campanhas nas mídias sociais, detectando todo e qualquer tipo de crise em potencial e desmentir o servidor.

O envio de house organs por assessorias de imprensa para rádios, televisões, jornais e revistas, do ponto de vista da imagem da empresa, é

Assinale a opção correta, a respeito da atividade jornalística da assessoria de imprensa.

No que se refere ao clipping, tradicional ferramenta das assessorias de imprensa, assinale a opção correta.

No que concerne ao processo de entrevistas, assinale a opção correta.

No que concerne a produtos de uma assessoria de imprensa, julgue

os seguintes itens.

Follow up é o treinamento realizado pelo porta-voz da instituição para entrevistas, ocorrendo nesse processo o ensino ao profissional de como se relacionar com a mídia.

A respeito de comunicação interna e assessoria de imprensa, julgue

os itens subsequentes.

Pautas, artigos, releases, informes oficiais, position papers, notas técnicas institucionais, apesar de serem estratégias usadas pelas empresas para que sejam lembradas pela mídia, não são consideradas notícias.

No que concerne a produtos de uma assessoria de imprensa, julgue

os seguintes itens.

Entrevistas coletivas são indicadas como instrumento de divulgação de assuntos de relevância para o público, como um anúncio de medidas governamentais.

Acerca das relações entre assessoria de imprensa e veículos de comunicação, assinale a opção correta.

O que são estratégias no planejamento da divulgação jornalística de uma assessoria de imprensa?

O treinamento de porta-vozes para lidar com a imprensa é fundamental em situações de crise. Uma empresa que possua executivos treinados, por exemplo, possibilitará que a comunicação com os jornalistas aconteça de forma mais efetiva, o que pode ser um grande diferencial em situações delicadas. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correspondente ao nome desse treinamento.

A Assessoria de Imprensa é considerada uma área nobre do sistema de comunicação _________ das organizações e está consolidada como conceito, atividade e suporte estratégico. Nas últimas décadas o mercado de assessorias se profissionalizou com a melhor ___________ dos quadros por conta das rápidas mudanças ocorridas nos meios de comunicação, principalmente depois do advento da internet. Hoje, o __________ começou a conviver com a figura do consultor de comunicação, uma espécie de conselheiro e estrategista, capaz de efetuar uma leitura competente da mídia e dos diversos cenários onde a instituição está inserida, desenvolvendo uma atividade de ________ comunicativa e de articulação político-institucional para as organizações. Selecione a sequencia correta: