Tendo em vista que o movimento internacional de capitais tem recebido grande atenção da literatura econômica, particularmente com o aprofundamento do processo de globalização financeira nos últimos vinte e cinco anos, julgue (C ou E) o item seguinte, acerca do movimento internacional de capitais e seus impactos.
Do ponto de vista dos impactos, pode-se considerar que o investimento direto é um tipo de capital de longo prazo, mais resiliente a crises, com efeitos potencialmente positivos sobre uma economia por se tratar de uma das formas de internacionalização da produção, permitindo que um país tenha acesso a tecnologia, bens ou serviços originários de outros países.
Enfrentando muitas pressões no contexto da Guerra Fria, os países da América Latina, na década de 1950, resolveram se organizar e criar uma política de mais independência daquela proposta pela Organização dos Estados Americanos (OEA), que estava sob o controle e hegemonia dos interesses dos Estados Unidos. Assim, Brasil, Chile e México organizaram uma reunião que resultou na criação da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), que tinha por objetivo
Dentre as várias rupturas democráticas observadas ao longo da história do Brasil, pode-se citar o movimento que conduziu à instalação do chamado Estado Novo, período sobre o qual é correto afirmar que
A guerra da Bósnia foi um conflito durante o processo de fragmentação da antiga Iugoslávia em 1992 a 1995. E, acerca da Guerra d Bósnia é adequado afirmar que:
Em 1986, Presidente da República do Brasil - José Sarney lançou um plano na tentativa de romper com a permanência da inflação, que corroía os salários dos brasileiros. Esse plano adotado no governo de José Sarney era denominado:
No Ensino Fundamental, a partir do ensino de História ao aluno é possibilitado compreender os motivos que levaram o governo português a produzir açúcar no Brasil colônia. Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática:
Campos Sales, por ter herdado uma séria crise econômica no Brasil, teve que adotar medidas para conter a situação no país.
A política econômica adotada por Campos Sales visava:
A Lei Falcão é uma lei brasileira criada em 1976 durante o Regime Militar de 1964, no governo de Ernesto Geisel e tem este nome por causa do seu criador Armando Falcão, cujo objetivo principal era:
O governo Juscelino Kubitschek foi responsável:

Civilização do Ocidete Medieval. Lisboa: Estampa,1983
Sobre a sociedade medieval podemos afirmar corretamente que:
“ Condenava o Absolutismo e os governos ditatoriais, defendendo governos representativos, constitucionais e parlamentares Consideravam que o homem deveria desfrutar de todas as satisfações, acreditavam no progresso (fenômeno natural da livre-concorrência), tudo conduzindo à felicidade e a prosperidade de todos". Adaptado de, https://remote.com/julio-cesar-s-santos;
O fragmento de texto acima reflete características de um importante movimento de ideias que historicamente é denominado:
“É de lá [dos estados] que se governa a República, por cima das multidões que tumultuam, agitadas, nas ruas da capital da União. A política dos estados [...] é a política nacional."
(SALES, Manoel Ferraz Campos. Da propaganda à presidência, 1908).
A partir do diagnóstico acima, o presidente Campos Sales (1898-1902) criou a “Política dos Governadores", esquema político que deu ao país uma estabilidade de configuração oligárquica. O funcionamento daquela política estava relacionado:
Leia o texto a seguir: "Entre os hebreus, Javé evoluiu de um deus tribal para um deus universal, de um deus de guerra, senhor dos exércitos, para um juiz sereno, consciência social e individual, exigene de justiça social." PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. 7.ed. São Paulo: Atual, 1987. p. 90. (Coleção Discutindo a história). De acordo com a temática abordada o texto anterior, é correto afirmar
Fez parte da configuração do processo de colonização espanhola na América, a partir do século XVI:
No nordeste brasileiro, em 1817, estourou uma revolução, conhecida na historiografia tradicional como Revolução Pernambucana de 1817, que se propagou por algumas capitanias nordestinas e se definiu por seu caráter separatista. Foi característico desse movimento: