A expansão do islamismo na Tunísia, no Marrocos, na Espanha, em Cabul e Samarcanda foi efetuada no califado
As complexas relações estabelecidas pouco a pouco entre Portugal e o reino do Congo, iniciadas no final do século XV e que culminaram com a influência portuguesa nas instituições sociais congolesas a partir do século XVI, especialmente na constituição da monarquia do Congo em moldes lusitanos, sem dúvida, tiveram relação

Cortado pelos rios Tigre e Eufrates, cercado pelas montanhas da Armênia e do Arábia, desenvolveu-se a Mesopotâmia, um polo cultural no Oriente, sobre o qual pode-se afirmar que:
A colonização dos trópicos ( .. ) remete ao sentido mercantil que presidiu tanto o impulso das navegações e descobertas atlânticas como a exploração e efetiva ocupação das áreas americanas pelos europeus. Resultante da expansão marítima europeia, sobretudo ibérica, nos séculos XV e XVI, a conquista dos espaços americanos se fez com objetivos marcadamente comerciais: explorar as potencialidades econômicas destas áreas em proveito do capital mercantil. VAINFAS, Ronaldo. Ideologia e Escravidão, os letrados e a sociedade escravista no Brasil Colonial. Petrópolis: Vozes, 1986.
A necessidade de exploração das potencialidades econômicas das áreas americanas pelos europeus, nos séculos XV e XVI, não pode ser preenchida á base do trabalho livre porque:
Esse período (meados do século XIX) de crescimento econômico ficou conhecido como Era Mauá- nome do empresário brasileiro que possuía dezessete diferentes empresas e ampliou seu raio de ação até a Uruguai e a argentina, com investimentos na área financeira e industrial - e como a época da implantação da estrada de ferro no país. SCHWARCZ, Lilia M. e STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
No contexto da modernização do Brasil, durante a Era Mauá, destaca-se a:

A pintura de Soyer pretendeu recriar o clima dos anos 1930, em Nova Iorque, marcado pela:

A Constituição de 1988- a Constituição Cidadã- que completou 30 anos em 2018, apresenta por característica:
Assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas nas assertivas abaixo acerca das discussões e fundamentos sobre o conceito de pré-história. ( ) A historiografia tradicionalmente retratava as origens da humanidade, situando os historiadores no tempo histórico, conhecido como pré-história, conceito este que diverge das convicções dos historiadores na atualidade. ( ) O conceito de pré-história teve sua configuração a partir do século XIX, na Europa, pois os estudiosos acreditavam que só era possível resgatar o passado de uma sociedade através da escrita deixada por ela. ( ) Com o avanço tecnológico, corroborado com o DNA, através da análise de objetos físicos e orais, fica evidente que a invenção da escrita é fundamental para a história. Nesse sentido, ao determinar a análise da idade de fósseis e de relatos arqueológicos, é comprovado por unanimidade pelos historiadores recentes que antes da escrita não existia história. ( ) Ao refletir sobre o assunto pré-história há uma certa reserva pelos historiadores, pois a invenção da escrita, determinada como marco da história, contradiz com o conceito de história do cotidiano e desfigura a possibilidade da valorização da micro-história. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considerando o contexto histórico, assinale a alternativa que representa o povo cuja produção artística e cultural surge imitando os gregos com o desenvolvimento do Latim, textos de filosofia e política. Também faz parte do legado desse povo as ciências jurídicas.
Assinale a alternativa INCORRETA, considerando a gênese do período de redemocratização no Brasil e a política externa governamental utilizada nesse contexto histórico.
Assinale a alternativa INCORRETA considerando a visão de Leandro Karnal (2008) sobre conceito de sujeito histórico.
Analise as seguintes afirmações acerca dos períodos históricos do Brasil Colonial: I. A história do Brasil Colonial pode ser dividida em três períodos cronológicos: o primeiro, da chegada de Pedro Álvares Cabral à instalação do governo geral; o segundo é um intervalo de tempo entre a instalação do governo geral e o final das décadas do século XVIII; já o terceiro, termina em 1822 quando foi proclamada a Independência. II. O primeiro período histórico do Brasil Colonial é conhecido pela posse de terra e a facilidade comercial pré-estabelecida, pelos entusiasmos despertados de longe, quando Vasco da Gama chega à Índia. Nesse contexto, o Brasil surge como uma terra de possibilidade de exploração. III. Após a montagem da colonização, com a sistematização do governo geral, configura-se uma relação colonial que se estende por mais de dois séculos; porém, nas últimas décadas do século XVIII, uma série de transformações na ordem mundial e na colônia estabeleceram uma crise ao sistema vigente. IV. Nas tentativas de colonização, o descobrimento no Brasil não provocou grande entusiasmo inicial. Essa descrença foi porque o entorno geográfico era desconhecido. Durante anos o Brasil foi conhecido como uma grande ilha, com atrações exóticas, composta de índios, papagaios e araras. Essa configuração exótica levou alguns informantes italianos a dar ao Brasil o nome de Terra dos Papagaios. Quais estão corretas?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História estabelecem objetivos, perspectivas, intenções e orientações para os educadores da área. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao documento.
Considerando a visão do historiador Dorigo (2011), acerca do conceito de civilização, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, nas assertivas abaixo. ( ) Civilização é um conceito de pouco significado na história, pois se refere apenas aos hábitos, à cultura dos povos antigos. ( ) Na historiografia, a civilização foi considerada um estágio de avanço tecnológico, ou raciocínio lógico de uma nação, ou de um povo em comparação a outros. ( ) É um conceito carreado de significados e com muita utilização no processo histórico, sendo até utilizado como justificativa para realizar grandes barbáries. ( ) Para Dorigo, civilização não significa um estágio mais avançado de um povo ou de uma cultura para outra, pois não é possível nessa ótica comparar transformações da sociedade com evolução das espécies. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A primeira República brasileira, que vai de 1989 a 1930, passou por várias convulsões sociais. Portanto, a Revolução Federalista foi resultado de um processo instável da política nos primeiros anos da República. Tendo em vista o longo período do confronto, a revolução terminou na gestão de qual Presidente brasileiro?