Em 1945, iniciou-se a redemocratização do Brasil e, no ano seguinte, o general Eurico Gaspar Dutra foi eleito presidente da República por voto popular. No que se refere a esse assunto, julgue o item subsequente.
Nas eleições de 1945, Getúlio Vargas comprovou sua popularidade e sua força eleitoral.
Considerando o trecho de texto apresentado acima, julgue o item.
Foi a determinação da liberdade de organização partidária na Constituição de 1988 o que permitiu a legalização do Partido Comunista Brasileiro e do Partido Comunista do Brasil.
Em 1830 e em 1848, a Europa foi tomada por movimentos revolucionários. Acerca desse assunto, julgue o item.
Embora exprimissem demandas nacionais, as revoluções de 1848 constituíram movimentos coordenados, articulados de forma central durante as campanhas liberais de Paris.
A partir de meados do século XIX, os Estados Unidos da América (EUA) passaram por importantes mudanças internas e por uma notável expansão territorial, além de terem ampliado sua presença política internacional. Com relação a esses temas, julgue o item.
Como consequência da vitória norte-americana na Guerra Hispano-Americana de 1898, os EUA anexaram a Flórida, as Filipinas, Porto Rico e Guam, e a Espanha foi obrigada a conceder a independência a Cuba.
A política externa norte-americana tem dedicado, historicamente, grande atenção à América Latina. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.
A Doutrina Monroe, anunciada em 1823, não impediu que potências europeias ocupassem territórios no continente latino-americano, tampouco que fizessem intervenções militares nos países da região.
A política externa norte-americana tem dedicado, historicamente, grande atenção à América Latina. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.
Na Primeira Conferência dos Estados Americanos, realizada em Washington em 1889, os países hispano-americanos, com exceção do México, aprovaram o projeto norte-americano de construir um canal interoceânico na América Central para conectar as costas americanas do Pacífico e do Atlântico e facilitar o comércio e as comunicações.
Durante o século XIX, o expansionismo europeu sofreu um grande impulso, e a Ásia, a África e a Oceania foram divididos em zonas ocupadas pelos europeus ou sob influência europeia. A respeito desse tema, julgue o item.
Para evitar sucumbir ao domínio europeu, o Japão assinou com os Estados Unidos da América o Tratado de Amizade e Cooperação, em 1853, o que possibilitou a modernização da economia japonesa e a construção de uma Marinha de Guerra, dando início à Revolução Meiji.
Acerca de algumas das experiências evocadas no texto precedente, julgue o item.
Uma das razões que justificam a designação de guerra mundial ao conflito iniciado em 28 de julho de 1914 é a circunstância de que, desde as Guerras Napoleônicas, nenhum grande conflito armado havia envolvido mais que duas das principais potências mundiais.
Acerca de algumas das experiências evocadas no texto precedente, julgue o item.
Entre as obras de grande expressão artística que abordam experiências ligadas à Primeira Guerra Mundial destacam-se o romance A montanha mágica, de Thomas Mann, o relato autobiográfico Tempestades de aço, de Ernst Jünger, e o painel Guernica, de Pablo Picasso.
Muitos dos nossos conceitos foram herdados dos gregos, como Democracia por exemplo. A civilização grega atingiu um grau de desenvolvimento impressionante e muitas de suas criações possuem significado para nós ainda hoje. Sobre o legado cultural grego é correto afirmar que:
Entre 1835 e 1840, ocorreu no Pará uma revolta chamada de “Cabanagem”. Sobre esta podemos afirmar que:
Sobre o sistema feudal europeu, não podemos afirmar que:
Sobre a Guarda Nacional, força militar organizada no Brasil, podemos afirmar que:
Para muitos historiadores, não são poucas as similaridades entres os governos de Getúlio Vargas (Brasil), Lázaro Cárdenas (México) e Juan Domingo Perón (Argentina). Dentre as alternativas abaixo, qual diz respeito às similaridades encontradas nesses distintos presidentes?
“O livro didático é, de fato, o principal veiculador de conhecimentos sistematizados, o produto cultural de maior divulgação entre os brasileiros que tem acesso à educação escolar. Alguns educadores, ao se referirem ao uso recorrente do livro didático, afirmam: 'Ruim com ele, pior sem ele'." (FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2005, p. 49).
Selva G. Fonseca é uma das mais importantes pesquisadoras sobre ensino de história no Brasil. Devido a isso, é recorrente em seus trabalhos a análise acerca do uso dos livros didáticos, paradidáticos e outros materiais. A respeito dessa temática, assinale a alternativa INCORRETA: