Leia atentamente o trecho a seguir:
“Conde da Ponte, do meu Conselho, Governador e Capitão General da Capitania da Bahia, Amigo. Eu, o Príncipe-Regente, vos envio muito saudar, como àquele que amo. Atendendo à representação que fizestes subir à minha Real presença, sobre se achar interrompido e suspenso o comércio desta Capitania, com grave prejuízo de meus vassalos e da minha Real Fazenda, em razão das críticas e públicas circunstâncias da Europa..." ( Abertura dos Portos às Nações Amigas – 1808).
Para muitos dos pesquisadores da História do Brasil, nesse momento inicia-se a independência do Brasil, assinale a alternativa correta a este respeito:
Em 2008 a Lei 11.645 torna obrigatório o ensino de Historia e cultura Indígena no Brasil. Considerando a implementação desta lei podemos dizer que de lá pra cá algumas mudanças ocorreram. Assinale a alternativa correta:
A Guerra da Tríplice Aliança, ficou conhecida por suas graves consequências, principalmente ao Paraguai mas também ao Brasil. A região Centro – Oeste foi uma das mais afetadas, assinale a alternativa correta sobre este evento:
Leia e responda:
“Uma enorme onda de atividades, reflexões e revisões anticoloniais e, em última análise, anti-imperiais tomou conta do edifício maciço do império ocidental, enfrentando-o, para empregar a vívida metáfora de Gramsci, num cerco mútuo. Pela primeira vez, os ocidentais foram compelidos a se encarar não simplesmente como o governo colonial, mas como representantes de uma cultura e mesmo de raças acusadas de crimes — crimes de violência, crimes de eliminação, crimes de consciência." ( Said, Edward W. – “ Cultura e Imperialismo").
O chamado neocolonialismo, que ocorreu nos territórios do Continente Africano e Asiático, produziram consequências e experiências extremas, na maioria das vezes, negativas. Sobre o Imperialismo europeu neste período, assinale a alternativa INCORRETA:
Leia o fragmento a seguir.

O fragmento, que descreve uma doação feita no ano de 1870, marca a história de Anápolis, porque se refere à
Analise o mapa a seguir.

De acordo com o mapa, os rios que correm para a Bacia Amazônica e para a Bacia Platina são, respectivamente
A expansão marítima e comercial europeia dos
séculos XV e XVI, representou um dos aspectos
básicos da transição do feudalismo para o capitalismo
nascente. Alguns fatores que levaram à expansão
marítima. Assinale a alternativa que NÃO representa
esses fatores:
Dante Martins de Oliveira ficou nacionalmente conhecido como o autor da emenda constitucional que permitiria a realização de eleições diretas para Presidência da República nos extertores da ditadura civil-militar. Em Mato Grosso, além de ter sido eleito deputado federal, foi prefeito de Cuiabá por duas ocasiões e governador entre 1995-2002. Sobre o período em que Dante de Oliveira governou o Estado de Mato Grosso, é correto afirmar:
Julgue As afirmativas:
I- No Brasil, a partir da promulgação da Lei nº
10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais
e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira
e Africana, foi estabelecido um marco
legal, político e pedagógico de reconhecimento e
valorização das influências africanas na formação
da sociedade brasileira e do protagonismo da
população afro-brasileira na formação social,
política e econômica do país.
II- A partir de 2003, após a alteração da Lei n°
9.394/1996 pela sanção da Lei n° 10.639/2003 e
sua posterior regulamentação por meio do Parecer
CNE/CP n° 03/2004 e da Resolução CNE/CP n°
01/2004, foi estabelecida a obrigatoriedade do
ensino de história afro-brasileira e africana nas
escolas públicas e privadas da educação básica
em todo Território Nacional.
III- O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva
sancionou uma lei que alterou a Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional. Trata-se da Lei n°
10.639/2003, e foi a partir dela que o Conselho
Nacional de Educação (CNE ) estabeleceu as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana,
dispostas no Parecer CNE/CP n° 03/2004 e na
Resolução CNE/CP n° 01/2004, as quais deverão
orientar iniciativas de formação inicial e
continuada e processos de gestão escolar.
IV- Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil explicitam em seu texto: “O
combate ao racismo e às discriminações de
gênero, socioeconômicas, étnico racial e religioso
deve ser objeto de constante reflexão e
intervenção no cotidiano da educação infantil”
(BRASIL, 2009a, p.10).
São verdadeiras:
Denominamos de sociedade açucareira
aquela referente ao Ciclo do Açúcar na História do
Brasil. Esta sociedade se desenvolveu,
principalmente, na área litorânea do Nordeste
brasileiro (regiões produtoras de açúcar) entre os
séculos XVI e XVII.
Principais características da sociedade açucareira:
“Com a independência do Brasil, após 1822 as elites à frente daquele movimento iniciaram a construção das bases de um Estado Nacional. " (SILVA, Édson; SILVA, Mª Penha da (Orgs.). A temática indígena na sala de aula: reflexões para o ensino a partir da Lei 11.645. Recife. Ed. Universitária da UFPE. 2013. P13). Com relação a esse período histórico, assinale a alternativa CORRETA:
Coloque V para verdadeira e F para falso, considerando as assertivas abaixo:
( ) No Convênio de Taubaté os governos estaduais assumiram a responsabilidade de comprar os estoques excedentes de café como forma de retirá-los do mercado.
( ) O Brasil, na década de 20 do século passado, apesar de ter uma população essencialmente rural, apresentava um crescimento urbano considerável.
( ) A Semana de Arte Moderna, que ocorre ao fim da década de vinte do século passado, teve forte impacto na sociedade e é considerada um marco do Modernismo.
( ) O assassinato de João Pessoa, que teve exclusivamente razões políticas, foi um dos pilares da Revolução de 1930.
Assinale a alternativa CORRETA:
O movimento cultural europeu do século XVIII, que apresentou novas ideias políticas, sociais e econômicas, é conhecido como Iluminismo. Por isso, esse século ficou conhecido como o Século das Luzes ou da Ilustração (...). (IBEP, Caderno do Futuro, 2013, p. 78).
I. Os pensadores iluministas defendiam a razão como fonte do conhecimento humano. Buscavam explicações racionais para o Universo e para a sociedade. Desenvolveram teorias políticas e sociais que se opunham à sociedade da época. Combatiam os governos democráticos e os privilégios sociais, que oprimiam a burguesia e as camadas populares. Defendiam o respeito aos direitos do homem.
II. As ideias iluministas representavam os anseios da burguesia, que encontrou nelas as justificativas para criticar a velha ordem, a sociedade tradicional e os seus privilégios.
III. Apoiada a esses novos ideais, a burguesia promoveu em vários países revoluções liberais contra o absolutismo real e a velha ordem política, nos fins do século XVII.Destacaram-se a Revolução Francesa de 1789, e as lutas de libertação das colônias da América.
IV. Os pensadores iluministas defendiam à razão como fonte do conhecimento humano. Buscavam explicações irracionais para o universo e para a sociedade. Desenvolveram teorias políticas e sociais que se opunham à sociedade da época. Combatiam os governos
absolutistas e os privilégios sociais, que oprimiam a burguesia e as camadas populares.
Assinale as afirmativas Corretas:
Ao longo do século XIX, Inglaterra e França estiveram à frente do processo de conquista e colonização do continente africano. Foram seguidas por outras nações, o que originou disputas por territórios, criando um clima internacional de rivalidades. O temor de que essas lutas levassem a custosos e incontroláveis confrontos entre as nações industrializadas que motivou as grandes potências a se reunirem em 1884 e 1885, na Conferência de Berlim, para dividir entre si o continente africano. Referente ao texto acima, todas as afirmativas estão incorretas, Exceto:
É correto afirmar, Exceto: