Em relação ao processo de substituição de importações no Brasil, assinale a opção correta.
A Constituição de 1891 evidencia, no plano das instituições, que a classe dominante consegue alcançar seus objetivos políticos já no
início da República, e é um índice de sua capacidade para promover a integração do país, na medida de tais objetivos.
(Fonte: FAUSTO, Boris. A revolução de 1930. História e historiografia. São Paulo:
Companhia das Letras, 1997, p. 120.)
Assinale a afirmativa que apresenta corretamente uma das medidas estabelecidas pela Constituição de 1891.
Julgue os próximos itens, relativos à economia brasileira no período compreendido entre o crash da bolsa de valores de Nova Iorque até o início da Segunda Guerra Mundial.
I Nesse período, “café era câmbio”, pois as variações do seu preço impactavam a produção nacional de outros bens agrícolas bem como a incipiente atividade industrial brasileira.
II O impacto da queda da bolsa de valores de Nova Iorque sobre o produto real brasileiro foi relativamente modesto, tendo o pico de queda ocorrido em 1931, mas com crescimento posterior, de 1932 a 1934.
III Entre 1935 e 1938, o comércio bilateral entre Alemanha e Brasil se expandiu, o que constituiu uma ameaça aos interesses econômicos dos Estados Unidos da América no Brasil.
Assinale a opção correta.
No que se refere à concepção e à implementação do Plano Real, assinale a opção correta.
No que se refere ao Plano Collor, política de estabilização monetária implementada no Brasil na primeira metade dos anos 1990, assinale a opção correta.
Em relação ao segundo choque do petróleo na década de 70 do século XX, assinale a opção correta.
Observe a imagem a seguir.

Fonte: Revista Careta, 05/01/1935. Disponível em
https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=083712&pagfis=55970
A imagem, intitulada “ISSO NÃO É COMNOSCO”, retrata três personagens: o primeiro, com um violão, canta “Você me pareceu sincera! Mas não era! Mas não era! ...”; a segunda personagem é uma mulher de biquíni, usando um chapéu com a inscrição “1930”; e o terceiro personagem é o presidente Getúlio Vargas, que, segurando a segunda personagem, lhe diz: “Não faças caso. São as novas cantigas de carnaval...”.
A imagem destaca
Analise as afirmativas a seguir, que descrevem os movimentos sociais de resistência ao regime militar brasileiro, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) foi uma organização guerrilheira formada por alguns dissidentes do Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR). Seus membros incluíam estudantes, operários e, inclusive, militares desertores.
( ) A guerrilha do Araguaia, centrada na área rural, foi liderada por integrantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e contou com o apoio da população que residia na confluência dos estados do Pará, do Maranhão e do Tocantins.
( ) A Ação Libertadora Nacional (ALN) se conformou a partir de uma dissidência do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e tinha como característica a crença na via eleitoral e pacífica como forma de derrubar o governo militar.
As afirmativas são, respectivamente:
O abolicionismo foi um movimento político que defendia o fim da escravidão e do comércio de escravos. Tal movimento desenvolveu-se a partir dos ideais iluministas do século XIX, ganhando milhares de adeptos que, junto com escravos e escravas, lutaram pelo fim da escravidão em diversos países americanos. No Brasil não foi diferente.
(SANTOS, Ynaê Lopes do. História da África e do Brasil afrodescendente. Rio de Janeiro: Pallas, 2014. p. 241).
O avanço da luta abolicionista no Brasil se relaciona ao contexto histórico em que se destaca:
“Praticar o espiritismo, a magia e seus sortilégios, usar de talismã e cartomancias para despertar sentimentos de ódio ou amor, inculcar cura de moléstias curáveis ou incuráveis, enfim para fascinar e subjugar a credulidade pública”, como diz o artigo 157, do Código Penal de 1890, eram práticas condenadas pela lei e pela própria crença da sociedade no Brasil republicano.
Desde a promulgação desse Código Penal e ao longo do século XX, inúmeros acusados de serem maus espíritas, macumbeiros ou pais de santo foram levados à prisão em quase todos os estados da federação. No Rio de Janeiro, não foi diferente. Mas quem eram os praticantes do espiritismo, da magia e de seus sortilégios perseguidos pela polícia em uma cidade cuja crença em espíritos e feitiçarias ocorria entre pessoas de todas as classes? Como eram descobertos?
(MAGGIE, Yvonne. FIGUEIREDO, Luciano (org). Raízes africanas. Rio de Janeiro: Sabin, 2009. p. 50)
O fragmento de texto trata da relação entre Estado e populações negras na nascente República brasileira.
O conceito que melhor define essa relação é:
Assinale a afirmativa que descreve corretamente as inovações introduzidas pelas constituições brasileiras do período contemporâneo.
Em 1978 e 1979, o quadro inflacionário agravara-se indicando o esgotamento do modelo econômico. Com a queda do crescimento, a política de “fazer crescer o bolo para depois dividi-lo” já soava (novamente) como engodo para a população. A crise internacional agrava-se, com o aumento do custo da dívida externa. Complicavam-se as negociações com credores norte-americanos, contrários à redução do valor da dívida.
(LOPEZ, Adriana; MOTA, Carlos Guilherme. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: SENAC, 2008. p. 861).
Diante da crise econômica, o regime civil-militar tenta manter sob controle as pressões políticas e sociais pelo fim do regime.
Para se manter no poder diante da crescente pressão do movimento sindical:
Em 1984, pela primeira vez em vinte anos, a sucessão presidencial não seguiu os trâmites normais do período militar. Por um lado, o governo procurava evitar a Emenda Dante de Oliveira; por outro, não conseguia controlar as divergências internas do PDS em torno da definição de um candidato à presidência. A Emenda Dante de Oliveira seria votada. Entretanto, apesar de o envolvimento nas manifestações representar a vontade da maioria da população brasileira em reestabelecer as eleições diretas, a emenda acabou sendo rejeitada em 25 de abril de 1984.
(Conceição Aparecida Cabrini, 16 de abril de 1984 – Diretas Já. Em: Circe Bittencourt (org.), Dicionários de datas da história do Brasil. Texto adaptado)
Com a derrota da Emenda Dante de Oliveira,
Às dez da noite de 13 de dezembro de 1968 o ministro da Justiça, Gama e Silva, em cadeia nacional de rádio e televisão, fizera uma rápida introdução de cinco minutos e passara a palavra a Alberto Curi, que durante dezoito minutos havia apresentado, num tom monocórdico e solene, o texto do Ato Institucional no 5 (AI-5).
(Lilia M. Schwarcz e Heloísa M. Starling, Brasil: uma biografia. Texto adaptado)
O AI-5 autorizava o presidente da República, entre outras possibilidades,
Teve rígida organização hierárquica, dividido em alas. Usou uniforme – camisa verde com gravata preta, o símbolo era a letra grega sigma. Adotou o lema Deus, Pátria e Família. Havia um cumprimento, com o braço direito levantado e pronunciando a palavra “anauê”, da língua tupi, um grito de guerra ou saudação. Apoiou o golpe do Estado Novo: fez antes homenagens a Vargas em comícios e desfiles.
(Francisco Iglésias, Trajetória política do Brasil: 1500-1964.
Texto adaptado)
O excerto faz referência