Julgue os próximos itens, relativos à economia brasileira no período compreendido entre o crash da bolsa de valores de Nova Iorque até o início da Segunda Guerra Mundial.
I Nesse período, “café era câmbio”, pois as variações do seu preço impactavam a produção nacional de outros bens agrícolas bem como a incipiente atividade industrial brasileira.
II O impacto da queda da bolsa de valores de Nova Iorque sobre o produto real brasileiro foi relativamente modesto, tendo o pico de queda ocorrido em 1931, mas com crescimento posterior, de 1932 a 1934.
III Entre 1935 e 1938, o comércio bilateral entre Alemanha e Brasil se expandiu, o que constituiu uma ameaça aos interesses econômicos dos Estados Unidos da América no Brasil.
Assinale a opção correta.
A propaganda de um banco diz que cada cliente é atendido rapidamente e que todas as suas solicitações são resolvidas de forma ágil e personalizada, em agências confortáveis e modernas. No entanto, ao chegar à agência, o cliente encontra instalações degradadas, e uma grande quantidade de pessoas aguardando atendimento e reclamando da dificuldade de resolver seus problemas. Nesse caso, o cliente se sentirá insatisfeito porque
O Banco P oferece a possibilidade de clientes acessarem seus serviços através de vários canais, como telefone, internet ou agência física. Um cliente queria desbloquear seu cartão de crédito e fez isso pelo telefone. Ao tentar sacar dinheiro na agência, lhe foi perguntado se havia desbloqueado o cartão, tendo que dar a informação de que já o havia feito por telefone.
Como ficou claro, não há integração entre os sistemas utilizados pelo Banco P, o que mostra que esse Banco utiliza o modelo de negócios denominado
No que se refere à análise econômica em níveis micro e macro, julgue os itens a seguir.
I O impacto da concorrência de produtos estrangeiros na indústria de calçados de determinado estado da Federação insere-se entre os objetos de estudo da macroeconomia.
II Microeconomia e macroeconomia são ramos distintos da ciência econômica, inexistindo correlação entre elas.
III As consequências do endividamento da União sobre o desempenho econômico do país é objeto de estudo da macroeconomia.
Assinale a opção correta.
De acordo com a Economia Industrial, um exemplo de elemento presente na estrutura industrial que pode constituir fonte de barreira à entrada, refere-se à existência de:
O quadro em destaque na imagem abaixo representa uma cena do que conhecemos historicamente como “As Negras do Tabuleiro”.

A respeito deste período, leia as afirmativas abaixo.
Assinale a alternativa correta
A descoberta do ouro em Minas Gerais pelos bandeirantes paulistas, em finais do século XVII, atraiu para a região milhares de colonos de outras províncias, além de um grande número de europeus. Julgando-se com direito exclusivo de exploração das minas, os paulistas hostilizaram os forasteiros, que apelidaram de emboabas (em tupi, amô-abá significa “estrangeiro”) (GIANPAOLO, 1997). A respeito da Guerra dos Emboabas, assinale a alternativa correta.
Julgue o item subsequente, acerca de conceitos de macroeconomia. Nesse sentido, considere que a sigla PNB, sempre que empregada, se refere a produto nacional bruto.
As teorias de crescimento econômico que incorporam a acumulação de capital consideram a acumulação de capital como consequência das oportunidades de lucro.
A respeito da teoria econômica relacionada às contas nacionais,
julgue os itens a seguir.
A produção agropecuária com ciclo de produção de trinta e
seis meses é computada no cálculo do produto interno
bruto (PIB) apenas no momento do abate dos animais.
Julgue os próximos itens, relacionados com as experiências
históricas e políticas de desenvolvimento econômico.
Apesar do processo de industrialização proporcionar o
crescimento da renda per capita, esse mesmo processo
aumenta a desigualdade de renda.
Observe a imagem.

Trata–se de um recorte referente ao ciclo do ouro no Brasil, mais especificamente em Minas Gerais. Em relação a esse ciclo no Sudeste brasileiro e sua relação com o povoamento e urbanização dessa região, é possível afirmar corretamente que
A produção de açúcar no período colonial voltava-se efetivamente para a exportação e, por gerar vultosos lucros, comandava a economia. A escolha do açúcar como solução para desenvolver a colonização portuguesa no Brasil pode ser explicada pelo fato de que:
Portugal nunca se conformou com o decréscimo da produção aurífera, atribuindo a queda da arrecadação do quinto ao extravio e ao contrabando. Para os colonos mineiros, a percepção da pobreza e da dependência da Metrópole foi crescendo lentamente, até atingir uma verdadeira tomada de consciência, expressa na Inconfidência. (BARROS, Edgar Luiz de. Os Sonhadores de Vila Rica . São Paulo: Atual, 1989. p. 22).
Com relação à Inconfidência Mineira, é correto afirmar que:
Com relação à história do Ceará, julgue os itens seguintes.
Ao longo do século XVIII, a principal atividade econômica cearense foi a pecuária, por meio da qual se desenvolveu o comércio do charque.
A vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808, produziu uma série de alterações nas relações entre Metrópole e Colônia. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que CONTÉM eventos associados à presença da corte no Brasil: