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Folha de respostas:

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A publicação Service Operation da OGC, referente ao ITIL v3, detalha os processos da operação de serviços. Um deles é o processo de

De acordo com o SWEBOK a qualidade de software é dividida em tópicos. São eles:

I. Fundamentos de qualidade de software;

II. Métricas de desempenho;

III. Gerência do processo de qualidade de software;

IV. Considerações práticas.

A norma ISO27001 foi preparada para prover um modelo para estabelecer, implementar, operar, monitorar, revisar, manter e melhorar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). Com relação ao monitoramento, a organização deve conduzir auditorias internas no SGSI a intervalos planejados para determinar se os objetivos de controle, controles, processos e procedimentos de seu SGSI:

I. Obedecem aos requisitos desta Norma e à legislação pertinente ou regulamentos;

II. São executados conforme esperado;

III. Obedecem aos requisitos de segurança da informação identificadas;

IV. São efetivamente implementados e mantidos.

São afirmações corretas:

Analise as seguintes afirmativas sobre os processos da biblioteca ITIL.

I. “Gerenciamento de Incidentes” consiste na prevenção da reincidência de erros na infraestrutura de TI por meio da identifcação da causa-raiz.

II. “Gerenciamento de Mudanças” tem como objetivo assegurar que os métodos e procedimentos padronizados estão sendo utilizados corretamente em todas as mudanças.

III. “Gerenciamento da Confguração” proporciona um modelo lógico da infraestrutura de TI mediante identifcação, controle, manutenção e verifcação da versão de todos os itens de confguração existentes.

Assinale a alternativa CORRETA:

Considere os fundamentos da biblioteca ITIL v3 e associe cada processo ao respectivo estágio do ciclo de vida de serviço a que pertencem:

Imagem 016.jpg

Está CORRETA a seguinte seqüência de respostas:

Existem diversas formas de se dividir o Planejamento Estratégico de TI em etapas, todas levando ao mesmo princípio. Uma dessas formas indica a existência das seguintes etapas:

I. Identificação de como as tecnologias da informação emergentes podem auxiliar a alcançar os objetivos da empresa.

II. Análise e identificação dos processos mais críticos da empresa.

III. Conhecimento de todos os processos de negócios da empresa.

IV. Identificação e eliminação de procedimentos e práticas de TI obsoletas e/ou desnecessárias.

A ordem indicada para a consecução dessas etapas é a representada pela sequência

O COBIT, versão 4.1, define um modelo de maturidade para cada um dos processos que compõem cada um dos domínios estabelecidos em sua definição. Nesse modelo de maturidade, os níveis 1 e 3 representam, respectivamente, os níveis

De acordo com o ITIL, o nome que é usado para identificar unicamente um usuário, pessoa ou papel, usado para concessão de direitos para esse usuário, pessoa ou papel, é chamado de

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Um checklist de verificação de tipos diferentes de risco pode ser usado como ponto de partida na gestão de riscos. Existem diversos tipos de riscos que podem ser incluídos em um checklist de verificação de riscos, entre eles riscos organizacionais. Nesta categoria se inclui o seguinte risco:

Com base na Instrução Normativa n.º 4/2008 (IN 04) da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), julgue os próximos itens.

Entre outros aspectos, a IN 04 estabelece normas para a contratação de serviços de TI

A respeito do COBIT 4.1, julgue os itens que se seguem.

Uma vez que nem todos os componentes do COBIT são inter-relacionados, essa estrutura garante o suporte para as necessidades de governança, gerenciamento, controle e avaliação de diferentes audiências

Existem diversos modelos CMMI disponíveis, gerados a partir do CMMI Framework. Em consequência disso, é preciso estar preparado para decidir qual modelo CMMI melhor atende às necessidades de melhoria de processos de uma organização específica. É possível selecionar uma representação, contínua ou em estágios, e determinar as áreas de conhecimento que serão incluídas no modelo que essa organização irá utilizar. Sobre essas representações, considere:

I. Oferecerá uma sequência comprovada de melhorias, começando com práticas básicas de gerenciamento e progredindo por um caminho pré-definido e comprovado de níveis sucessivos, cada um servindo como base para o próximo.

II. Oferecerá uma classificação única que resume os resultados de avaliações e permite comparações entre organizações.

III. Possibilitará comparações dentro e entre organizações em uma área de processo em termos de área de processo ou pela comparação de resultados através do uso de estágios equivalentes.

IV. Permitirá comparação dentro da organização e entre organizações pelo uso de níveis de maturidade.

V. Permitirá selecionar a sequência de melhorias que melhor atende aos objetivos de negócios e reduz as áreas de risco da organização.

Os itens apresentados referem-se, respectivamente, às representações

Para a transição de serviços, segundo o ITIL, o Gerenciamento de Ativos (Asset Management) é

O gerenciamento de portfólio, o gerenciamento de demanda e o gerenciamento financeiro de TI são processos descritos na publicação do ITIL versão 3 denominada

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