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Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.

Caso o levantamento de necessidades tenha por finalidade a confecção de um plano corporativo de educação, são necessárias três análises, cada qual dependente de determinados parâmetros: organizacional (estratégia, estrutura e cultura corporativa), de tarefas (processos, espaços ocupacionais e(ou) cargos) e individual (repertório atual de conhecimentos, habilidades e atitudes).

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

Se, com determinada ação de treinamento visa-se, ao final, tornar os aprendizes capazes de elaborar mapas organizacionais de competências individuais, então são apropriadas as seguintes estratégias de ensino-aprendizagem: exposição oral dialogada e casos de ensino.

No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.

Em vez de confirmar a identidade e as aptidões dos trabalhadores e de valorizar a qualidade de suas experiências e conhecimentos, uma tática de socialização organizacional objetiva a promoção de uma ruptura na identidade do trabalhador, de forma a facilitar a internalização de atitudes e valores coerentes com as orientações organizacionais.

Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.

O método da análise de problemas de desempenho é útil quando demandas não previstas nos planos organizacionais de capacitação emergem das unidades e trabalhadores; essas demandas só serão revertidas em treinamentos se resultarem de lacunas nas capacidades dos indivíduos, e não de problemas motivacionais ou contextuais.

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

A fim de determinar a efetividade de um programa de educação corporativa, devem ser realizadas avaliações no nível de resultados, cujo alvo são os efeitos gerados no desempenho das organizações, descontada a influência de outras ações que também possam contribuir com os resultados observados.

No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.

É possível distinguir coaching e mentoring a partir dos objetivos destas duas atividades: enquanto a primeira visa ao desenvolvimento de habilidades e ao aumento do desempenho no trabalho, a segunda almeja o desenvolvimento de carreira no longo prazo.

A respeito de gestão de pessoas nas organizações, julgue o item a seguir.

O enriquecimento de cargos com o acréscimo de tarefas que tornem o trabalho mais significativo é um método de redesenho de cargos.

A respeito de relações humanas, desempenho profissional e trabalho em equipe, julgue o item a seguir.

Em sua gestão, o líder de uma equipe deve buscar a conformidade social, um dos fatores críticos de sucesso.

O levantamento de necessidades de treinamento pode ser efetuado em diferentes níveis de análise. O nível de análise do sistema organizacional envolve:

Um treinamento deve ser realizado de modo a favorecer a interação entre os treinados, no sentido de influenciar mudança de comportamento ou de atitude, mais do que transmitir conhecimento.

Assim sendo, deve-se optar por uma técnica de treinamento de

Sobre Treinamento e Desenvolvimento de pessoas nas organizações. Qual afirmação está INCORRETA?

Julgue o item a seguir, referente à gestão de pessoas e à gestão da qualidade em organizações.

Entre os desafios contemporâneos na gestão de pessoas, destaca-se a necessidade de gerenciar mudanças, o que exige manter comunicação contínua de nível pessoal e sensibilizar as pessoas para que se comprometam com as mudanças.

A respeito de relações humanas, desempenho profissional e trabalho em equipe, julgue o item a seguir.

Nas organizações, grupos informais que passem por processo de divisão do trabalho, coordenação e definição de propósito tornam-se mais formais, o que permite até mesmo a geração de equipes funcionais dentro do contexto organizacional.

Julgue o seguinte item, acerca da gestão de pessoas.

A gestão de pessoas deve incentivar e promover o desenvolvimento do capital humano da instituição com a implantação de organizações de aprendizagem, fundamental para desenvolver a capacidade de aprender em todos os níveis e, consequentemente, melhorar o desempenho.

Quando se pensa o treinamento e o desenvolvimento de pessoas nas organizações (T&D), além do fator mudança, outros fatores precisam ser considerados, tais como: compromisso dos especialistas e dos generalistas, avanços da tecnologia, complexidade organizacional, princípios de aprendizagem e outros processos de Gestão de Pessoas. Levando em consideração esses fatores que impactam nos esforços de T&D, assinale a alternativa correta.

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