Um gerente avaliou os resultados do último treinamento comportamental de sua Universidade em três níveis distintos: (i) da organização, (ii) dos recursos humanos e, (iii) das tarefas e operações.
Para tanto, ele teve de considerar, respectivamente, os seguintes resultados:
Uma vez que a empresa busca novos empregados no mercado de trabalho e já realizou tarefas de recrutamento, torna-se necessário selecionar os candidatos adequados. Testes psicométricos são utilizados em atividades de seleção para cargos mais complexos, como o de gerente ou de diretor, e uma das formas de se medirem aptidões é usar a teoria multifatorial de Thurstone. Segundo essa abordagem, a estrutura mental das pessoas é constituída por fatores que são responsáveis, cada qual, por uma determinada aptidão.
A capacidade de concentrar a atenção e ter facilidade em tratar de detalhes está associada à aptidão
O processo de treinamento e ajuda a desenvolver habilidades importantes, tanto para as organizações como para os trabalhadores. Por isso a importância de uma política corporativa de desenvolvimento de pessoas, com a função de
A rotatividade de pessoal afeta quase todos os processos da área de recursos humanos. A rotatividade também implica diversos custos de reposição de mão de obra, que devem ser levados em conta no processo de planejamento de recursos humanos.
Representam custos de reposição de mão de obra, em função da rotatividade:
Sobre o conjunto de etapas que corresponde ao processo de treinamento, analise as afirmativas.
I. Na etapa de levantamento das necessidades de treinamento num cenário reativo, diante de situações desfavoráveis, busca-se solução imediata focando em sanar o problema diagnosticado.
II. A etapa de programação de treinamento consiste em analisar e coordenar as ações consideradas prioritárias e necessárias para serem implementadas em módulos de aprendizagem, conforme previamente planejado.
III. Na etapa de implementação e execução de um treinamento, o preparo técnico de quem o conduzirá é indiferente na relação da qualidade de aplicação do programa.
IV. Quanto à eficácia de um treinamento aferida na etapa de avaliação dos resultados, a reação corresponde a um tipo de avaliação que procura medir, principalmente, se os participantes do programa de treinamento mudaram seu comportamento.
Estão corretas as afirmativas
Quanto aos conceitos introdutórios da administração, julgue o item
O benchmarking consiste em uma ferramenta para medir o desempenho de cada departamento da organização em comparação com os demais
A respeito da gestão de pessoas, julgue o item
O treinamento no local de trabalho é o método mais utilizado para a capacitação do pessoal destinado aos postos de gerência.
Existem cinco níveis de análise para determinar as necessidades de treinamento de uma empresa: análise organizacional, análise das competências organizacionais requeridas, análise dos recursos humanos, análise da estrutura de cargos e análise do treinamento. Os comportamentos, atitudes e competências necessários para alcançar os objetivos da organização são determinados na análise
Acerca do desenvolvimento no Setor Público, julgue o item
O treinamento refere‐se ao desenvolvimento de capacidades em equipes, basicamente relacionadas às funções próprias. O programa de treinamento compreende três etapas principais: levantamento de necessidades; desenvolvimento e controle; e avaliação.
Administração de Recursos Humanos é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos. Dentre seus programas, há um que é uma forma de agregar valor às pessoas, à organização e portanto aos clientes. Projetado para auxiliar os indivíduos a desenvolverem suas capacidades, competências para que se tornem mais produtivos, criativos e inovadores a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais. Qual é esse programa?
A respeito da gestão de pessoas, julgue o item
A análise de determinado cargo para efeito de gestão de recursos humanos deve coletar informações sobre as responsabilidades básicas, os comportamentos, as habilidades e as exigências feitas aos candidatos
Para que os indicadores de desempenho possam ser eficazes, e seu uso possa ser amplamente disseminado pelo corpo de colaboradores, é de suma importância o(a)
Julgue o item seguinte acerca de treinamento e desenvolvimento.
O treinamento tem por definição a melhoria e o aperfeiçoamento das habilidades cognitivas e desenvolve as habilidades comportamentais do colaborador.
Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.
Caso as necessidades de aprendizagem não tenham sido identificadas a partir de referenciais de desempenho organizacional e individual, então é pouco provável que os programas e ações instrucionais exerçam efeitos positivos sobre o comportamento dos colaboradores e os resultados da organização.
Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.
Para exercer efeitos positivos na motivação dos aprendizes, os objetivos de ensino devem ser formulados de maneira clara, desafiadora e factível, como no seguinte exemplo: ao final do curso, os aprendizes devem ser capazes de identificar necessidades de aprendizagem de natureza afetiva, psicomotora e cognitiva.