Os resultados relativos à Educação Corporativa devem buscar atender às necessidades dos indivíduos e das organizações. A mensuração de resultados individuais, contudo, apresenta uma sistematização maior do que a mensuração de resultados organizacionais. As mudanças organizacionais nesse caso deveriam ser derivadas dos desempenhos esperados do conjunto dos indivíduos treinados, que, por sua vez, deveriam ser deduzidos dos objetivos dos treinamentos. Nessa lógica, um dos principais desafios da mensuração de mudanças de comportamento a serem verificadas na organização é:
Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.
Os objetivos atuais da educação corporativa incluem
desenvolvimento de competências críticas, foco no
aprendizado organizacional, escopo estratégico, ênfase nas
estratégias do negócio e aumento da competitividade.
Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.
O sucesso de um departamento de educação corporativa
dependerá, entre outros fatores, da capacidade da empresa em
disponibilizar aos colaboradores atividades e recursos
educacionais de fácil acesso, estimulando-os a se
responsabilizarem pelo processo de aprendizado contínuo e
pelo autodesenvolvimento.
Acerca da educação corporativa e sua inter-relação com a
andragogia, julgue os itens a seguir.
Nas atividades de aprendizagem corporativa para a aquisição
de competências, recomenda-se que o mediador assuma a
responsabilidade desde o planejamento até a avaliação da
atividade.
As organizações aprendem por meio de pessoas, valores e sistemas que as habilitam a mudar e a melhorar continuamente seu desempenho pelas lições da experiência. Peter Senge descreveu cinco disciplinas que, no conjunto, constituem os elementos principais de uma organização que aprende. Assinale a opção cujo conceito da disciplina está incorreto.
A metodologia de identificação de competências a serem desenvolvidas nas organizações leva em conta três dimensões de análise: organizacional, da tarefa e individual. O correto entendimento das dimensões que compõem a avaliação de necessidades permite fazer as seguintes associações:
Lucas era um experiente designer instrucional e foi convidado a apresentar os passos para o desenvolvimento de uma situação de aprendizagem voltada para métodos ativos. Lucas estudou um conjunto de soluções presentes na literatura e observou que seria possível definir uma estrutura comum que tivesse um conjunto de sete passos. Para que o desenvolvimento de competências pudesse acontecer da forma adequada, as etapas a serem percorridas deveriam obedecer à seguinte sequência lógica:
Antônio foi convidado a apresentar um projeto para a sistematização da gestão por competências em sua empresa. Para apresentar um projeto adequado, Antônio estudou várias referências distintas e fez visitas a empresas que se destacavam na área. Ao término do processo, Antônio concluiu que a gestão por competências é um processo que possui um conjunto de etapas, incluindo:
A sociedade moderna tem se baseado cada vez mais no contínuo desenvolvimento das pessoas, tendo sido cunhada no século XX a expressão “educação ao longo da vida”. Essa nova forma de pensar a educação caracteriza-se pela:
Quais são as áreas de atividades para o desenvolvimento de RH nas empresas?
Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.
Nas organizações, os departamentos de educação corporativa
devem ter autonomia e atuar de forma independente dos
departamentos de gestão de pessoas.
Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.
Os sistemas de educação corporativa, os quais articulam
competências organizacionais e humanas de forma sistemática,
estratégica e contínua, têm a finalidade de incentivar o
desenvolvimento dos colaboradores.
Acerca da educação corporativa e sua inter-relação com a
andragogia, julgue os itens a seguir.
Para o sucesso da educação corporativa, é essencial que a
organização priorize as características individuais dos
colaboradores, utilize recursos que estimulem a
responsabilidade e a motivação para aprender bem como
invista em conteúdos que estejam relacionados às atividades
diárias dos colaboradores.
Os principais mecanismos e instrumentos de gestão estratégica de pessoas são, exceto:
Sueli era a coordenadora de uma equipe responsável pela área de educação corporativa. Ela recebeu uma demanda da diretoria para definir as competências específicas do setor de produção da empresa. Sueli decidiu, então, preparar uma oficina de trabalho para a sua equipe na qual apresentaria alguns princípios para desenvolver uma lista de competências. Considerando o estágio atual dos conhecimentos na área, Sueli deveria incluir em sua lista o seguinte princípio: