A respeito da gestão de pessoas, julgue o item
A análise de determinado cargo para efeito de gestão de recursos humanos deve coletar informações sobre as responsabilidades básicas, os comportamentos, as habilidades e as exigências feitas aos candidatos
Um funcionário da área de RH de uma organização pública disse: “Não sei para que fazemos avaliação de desempenho do nosso quadro administrativo. Não podemos despedir ninguém porque todos têm estabilidade de emprego”.
Outro funcionário contestou-o e observou que a avaliação de desempenho é um elemento integrador das práticas de RH porque complementa o trabalho dos processos de
Julgue o seguinte item, relativo ao comportamento humano em organizações e a aspectos relacionados.
A aprendizagem, entendida como mudança no comportamento ou no desempenho de uma pessoa, possibilita ações de educação corporativa nas organizações.
Para que os indicadores de desempenho possam ser eficazes, e seu uso possa ser amplamente disseminado pelo corpo de colaboradores, é de suma importância o(a)
De acordo com o conceito de aprendizagem organizacional e organizações em aprendizagem, as empresas teriam um interesse real, de ordem financeira, no desenvolvimento da capacidade cognitiva dos seus membros. Levando em consideração as premissas de defesa desse “homem que aprende", assinale a alternativa correta.
Em relação à gestão de pessoas, julgue o item que se segue.
No âmbito da gestão de pessoas, os funcionários de uma organização são vistos como talentos fornecedores de competências fundamentais para o sucesso da organização em questão.
Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.
Caso as necessidades de aprendizagem não tenham sido identificadas a partir de referenciais de desempenho organizacional e individual, então é pouco provável que os programas e ações instrucionais exerçam efeitos positivos sobre o comportamento dos colaboradores e os resultados da organização.
Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.
Para exercer efeitos positivos na motivação dos aprendizes, os objetivos de ensino devem ser formulados de maneira clara, desafiadora e factível, como no seguinte exemplo: ao final do curso, os aprendizes devem ser capazes de identificar necessidades de aprendizagem de natureza afetiva, psicomotora e cognitiva.
A respeito de atração e retenção de talentos, julgue o item subsecutivo.
A gestão das relações com as comunidades internas e externas às organizações, orientada pela lógica do desenvolvimento sustentável, pode ser uma estratégia de atração e retenção de talentos, além de melhorar a imagem da empresa e o seu próprio desempenho.
No que concerne a indicadores da gestão de desempenho hospitalar, julgue o item subsequente.
O retorno sobre investimento (return on investment – ROI) constitui o indicador faturamento hospitalar e representa a produtividade decorrente da utilização dos recursos: quanto mais produtiva for a instituição, mais bem aproveitados são os recursos investidos.
Em relação à gestão de pessoas, julgue o item que se segue.
A capacitação de pessoas no âmbito das organizações envolve, entre outros, temas complexos como a preparação de lideranças e a educação corporativa continuada.
Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.
Caso o levantamento de necessidades tenha por finalidade a confecção de um plano corporativo de educação, são necessárias três análises, cada qual dependente de determinados parâmetros: organizacional (estratégia, estrutura e cultura corporativa), de tarefas (processos, espaços ocupacionais e(ou) cargos) e individual (repertório atual de conhecimentos, habilidades e atitudes).
Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.
Se, com determinada ação de treinamento visa-se, ao final, tornar os aprendizes capazes de elaborar mapas organizacionais de competências individuais, então são apropriadas as seguintes estratégias de ensino-aprendizagem: exposição oral dialogada e casos de ensino.
No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.
Em vez de confirmar a identidade e as aptidões dos trabalhadores e de valorizar a qualidade de suas experiências e conhecimentos, uma tática de socialização organizacional objetiva a promoção de uma ruptura na identidade do trabalhador, de forma a facilitar a internalização de atitudes e valores coerentes com as orientações organizacionais.
Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.
O método da análise de problemas de desempenho é útil quando demandas não previstas nos planos organizacionais de capacitação emergem das unidades e trabalhadores; essas demandas só serão revertidas em treinamentos se resultarem de lacunas nas capacidades dos indivíduos, e não de problemas motivacionais ou contextuais.