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Folha de respostas:

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Para que os indicadores de desempenho possam ser eficazes, e seu uso possa ser amplamente disseminado pelo corpo de colaboradores, é de suma importância o(a)

De acordo com o conceito de aprendizagem organizacional e organizações em aprendizagem, as empresas teriam um interesse real, de ordem financeira, no desenvolvimento da capacidade cognitiva dos seus membros. Levando em consideração as premissas de defesa desse “homem que aprende", assinale a alternativa correta.

Em relação à gestão de pessoas, julgue o item que se segue.

No âmbito da gestão de pessoas, os funcionários de uma organização são vistos como talentos fornecedores de competências fundamentais para o sucesso da organização em questão.

Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.

Caso as necessidades de aprendizagem não tenham sido identificadas a partir de referenciais de desempenho organizacional e individual, então é pouco provável que os programas e ações instrucionais exerçam efeitos positivos sobre o comportamento dos colaboradores e os resultados da organização.

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

Para exercer efeitos positivos na motivação dos aprendizes, os objetivos de ensino devem ser formulados de maneira clara, desafiadora e factível, como no seguinte exemplo: ao final do curso, os aprendizes devem ser capazes de identificar necessidades de aprendizagem de natureza afetiva, psicomotora e cognitiva.

A respeito de atração e retenção de talentos, julgue o item subsecutivo.

A gestão das relações com as comunidades internas e externas às organizações, orientada pela lógica do desenvolvimento sustentável, pode ser uma estratégia de atração e retenção de talentos, além de melhorar a imagem da empresa e o seu próprio desempenho.

No que concerne a indicadores da gestão de desempenho hospitalar, julgue o item subsequente.

O retorno sobre investimento (return on investment – ROI) constitui o indicador faturamento hospitalar e representa a produtividade decorrente da utilização dos recursos: quanto mais produtiva for a instituição, mais bem aproveitados são os recursos investidos.

Em relação à gestão de pessoas, julgue o item que se segue.

A capacitação de pessoas no âmbito das organizações envolve, entre outros, temas complexos como a preparação de lideranças e a educação corporativa continuada.

Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.

Caso o levantamento de necessidades tenha por finalidade a confecção de um plano corporativo de educação, são necessárias três análises, cada qual dependente de determinados parâmetros: organizacional (estratégia, estrutura e cultura corporativa), de tarefas (processos, espaços ocupacionais e(ou) cargos) e individual (repertório atual de conhecimentos, habilidades e atitudes).

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

Se, com determinada ação de treinamento visa-se, ao final, tornar os aprendizes capazes de elaborar mapas organizacionais de competências individuais, então são apropriadas as seguintes estratégias de ensino-aprendizagem: exposição oral dialogada e casos de ensino.

No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.

Em vez de confirmar a identidade e as aptidões dos trabalhadores e de valorizar a qualidade de suas experiências e conhecimentos, uma tática de socialização organizacional objetiva a promoção de uma ruptura na identidade do trabalhador, de forma a facilitar a internalização de atitudes e valores coerentes com as orientações organizacionais.

Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.

O método da análise de problemas de desempenho é útil quando demandas não previstas nos planos organizacionais de capacitação emergem das unidades e trabalhadores; essas demandas só serão revertidas em treinamentos se resultarem de lacunas nas capacidades dos indivíduos, e não de problemas motivacionais ou contextuais.

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

A fim de determinar a efetividade de um programa de educação corporativa, devem ser realizadas avaliações no nível de resultados, cujo alvo são os efeitos gerados no desempenho das organizações, descontada a influência de outras ações que também possam contribuir com os resultados observados.

No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.

É possível distinguir coaching e mentoring a partir dos objetivos destas duas atividades: enquanto a primeira visa ao desenvolvimento de habilidades e ao aumento do desempenho no trabalho, a segunda almeja o desenvolvimento de carreira no longo prazo.

Uma grande empresa do setor de modas desenvolve um programa em que funcionários experientes acompanham jovens profissionais, fornecendo dicas e orientações, visando auxiliá-los em seu crescimento. É correto dizer que o programa desenvolvido pela empresa é uma forma de

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