Barreiras à comunicação são um problema comum em grandes organizações, com muitos níveis hierárquicos. À medida que vão sendo passadas dos níveis hierárquicos inferiores para os níveis hierárquicos mais altos, é preciso que as informações sejam sintetizadas e condensadas. Nesse processo, é comum ocorrer a manipulação deliberada de informações, para que elas sejam vistas de forma mais favorável pelos receptores da informação.
Essa barreira à comunicação é conhecida como:
Comunicar é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. A comunicação organizacional, termo predominante no meio acadêmico, é também chamada de “comunicação institucional. Qual a alternativa que aparenta uma definição da comunicação no meio organizacional?
Cada vez mais o servidor precisa desenvolver novas habilidades de comunicação oral, que vão desde a demonstração de conhecimento profundo dos serviços que a Organização oferece até a capacidade de interagir com o administrado – o que inclui falar e ouvir bem. Dentre as alternativas abaixo, são técnicas e estratégias de comunicações, EXCETO.
São consideradas vantagens da descentralização da autoridade nas organizações, EXCETO:
O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre de:
I- ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores da Administração guardem entre si certa uniformidade;
II - impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal;
III - caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal.
Assinale a alternativa que ratifica sua resposta:
A comunicação organizacional se utiliza de redes para disseminar informações, podendo variar entre modelos formais e informais. Relacione as características relativas às redes de comunicação formais, listadas a seguir, às suas classificações. 1 É estruturada de acordo com a hierarquia da organização. 2 As informações perdem qualidade ao serem retransmitidas. 3 A comunicação é centralizada em torno de uma pessoa. ( ) Tipo cadeia ( ) Tipo Círculo ( ) Tipo Roda Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Conforme enfatiza Augustinho Vicente Paludo, “a questão da excelência em serviços públicos está atrelada às melhorias acumuladas no decorrer do processo de modernização, à utilização de ferramentas da qualidade, à situação orçamentário-financeira do Estado para custeio da prestação dos serviços e ao padrão de relacionamento entre o Estado e a sociedade" (In: Administração Pública, Elsevier, p. 251-252). Nesse contexto, alguns fatores podem ser apontados para identificar uma atuação de excelência na Administração, entre os quais:
I. comunicação com o usuário-cidadão: criação de canais que possibilitem a troca de informações e oitiva das expectativas e reclamações.
II. capacidade de resposta: prontidão para ajudar os clientes e prestar os serviços dentro do prazo estabelecido.
III. cultura da inovação: que permite à Administração afastar a aplicação dos princípios constitucionais em prol da eficiência.
Está correto o que se afirma APENAS em
Barreiras são os problemas que interferem na
comunicação. As barreiras de natureza semântica
estão relacionadas com:
Nas comunicações interpessoais, as pessoas trocam mensagens constantemente. No contato, pode surgir a empatia. Conceitualmente, é correto afirmar que empatia significa:
São apresentados abaixo seis perfis de estilos de gestão e como a forma de liderar se manifesta. Relacione a primeira com a segunda coluna, na qual uma expressão característica é apresentada, associada a um tipo de estilo: 1 – Coercitivo ( ) “desenvolvimento das pessoas” 2 – Dirigente ( ) “vejam como eu faço e sigam meu exemplo” 3 – Afetivo ( ) “participativo” 4 – Democrático ( ) “ouvir primeiro as pessoas” 5 – Modelador ( ) “firme, mas justo” 6 – Coach ( ) “faça do jeito que eu lhe disse” A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Os gestores desempenham importante papel nas organizações, atuando como canal central de comunicação no processamento de informações e no compartilhamento de informações internas e externas ao ambiente organizacional com os seus subordinados.
Considerando as variáveis típicas do comportamento humano nas organizações, julgue os itens a seguir.
Conflitos interpessoais podem ser evitados nas organizações públicas se os servidores empregarem estratégias informais de comunicação, o que favorece o fluxo contínuo das informações.
A partir das ideias apresentadas no texto acima, julgue os itens
subsecutivos.
Os fenômenos cognitivos, papéis e normas sociais estão relacionados, independentemente da organização, às informações interdepartamentais
A partir das ideias apresentadas no texto acima, julgue os itens
subsecutivos.
A organização, ao fazer uso de um sistema de comunicação, deve considerar, tanto no contexto formal quanto no informal, os níveis referidos no texto.
A partir das ideias apresentadas no texto acima, julgue os itens
subsecutivos.
Dentro da organização, a eficiência da comunicação interpessoal independe da capacidade de cada indivíduo, sendo influenciada por regras, normas e outros múltiplos fatores.