Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 15 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Barreiras à comunicação são um problema comum em grandes organizações, com muitos níveis hierárquicos. À medida que vão sendo passadas dos níveis hierárquicos inferiores para os níveis hierárquicos mais altos, é preciso que as informações sejam sintetizadas e condensadas. Nesse processo, é comum ocorrer a manipulação deliberada de informações, para que elas sejam vistas de forma mais favorável pelos receptores da informação.
Essa barreira à comunicação é conhecida como:

Comunicar é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. A comunicação organizacional, termo predominante no meio acadêmico, é também chamada de “comunicação institucional. Qual a alternativa que aparenta uma definição da comunicação no meio organizacional?

Cada vez mais o servidor precisa desenvolver novas habilidades de comunicação oral, que vão desde a demonstração de conhecimento profundo dos serviços que a Organização oferece até a capacidade de interagir com o administrado – o que inclui falar e ouvir bem. Dentre as alternativas abaixo, são técnicas e estratégias de comunicações, EXCETO.



São consideradas vantagens da descentralização da autoridade nas organizações, EXCETO:

O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre de:

I- ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores da Administração guardem entre si certa uniformidade;

II - impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal;

III - caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal.

Assinale a alternativa que ratifica sua resposta:

A comunicação organizacional se utiliza de redes para disseminar informações, podendo variar entre modelos formais e informais. Relacione as características relativas às redes de comunicação formais, listadas a seguir, às suas classificações. 1 É estruturada de acordo com a hierarquia da organização. 2 As informações perdem qualidade ao serem retransmitidas. 3 A comunicação é centralizada em torno de uma pessoa. ( ) Tipo cadeia ( ) Tipo Círculo ( ) Tipo Roda Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Conforme enfatiza Augustinho Vicente Paludo, “a questão da excelência em serviços públicos está atrelada às melhorias acumuladas no decorrer do processo de modernização, à utilização de ferramentas da qualidade, à situação orçamentário-financeira do Estado para custeio da prestação dos serviços e ao padrão de relacionamento entre o Estado e a sociedade" (In: Administração Pública, Elsevier, p. 251-252). Nesse contexto, alguns fatores podem ser apontados para identificar uma atuação de excelência na Administração, entre os quais:

I. comunicação com o usuário-cidadão: criação de canais que possibilitem a troca de informações e oitiva das expectativas e reclamações.

II. capacidade de resposta: prontidão para ajudar os clientes e prestar os serviços dentro do prazo estabelecido.

III. cultura da inovação: que permite à Administração afastar a aplicação dos princípios constitucionais em prol da eficiência.

Está correto o que se afirma APENAS em

Barreiras são os problemas que interferem na

comunicação. As barreiras de natureza semântica

estão relacionadas com:

Nas comunicações interpessoais, as pessoas trocam mensagens constantemente. No contato, pode surgir a empatia. Conceitualmente, é correto afirmar que empatia significa:

São apresentados abaixo seis perfis de estilos de gestão e como a forma de liderar se manifesta. Relacione a primeira com a segunda coluna, na qual uma expressão característica é apresentada, associada a um tipo de estilo: 1 – Coercitivo ( ) “desenvolvimento das pessoas” 2 – Dirigente ( ) “vejam como eu faço e sigam meu exemplo” 3 – Afetivo ( ) “participativo” 4 – Democrático ( ) “ouvir primeiro as pessoas” 5 – Modelador ( ) “firme, mas justo” 6 – Coach ( ) “faça do jeito que eu lhe disse” A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

Os gestores desempenham importante papel nas organizações, atuando como canal central de comunicação no processamento de informações e no compartilhamento de informações internas e externas ao ambiente organizacional com os seus subordinados.

Considerando as variáveis típicas do comportamento humano nas organizações, julgue os itens a seguir.


Conflitos interpessoais podem ser evitados nas organizações públicas se os servidores empregarem estratégias informais de comunicação, o que favorece o fluxo contínuo das informações.

Imagem 004.jpg

A partir das ideias apresentadas no texto acima, julgue os itens
subsecutivos.

Os fenômenos cognitivos, papéis e normas sociais estão relacionados, independentemente da organização, às informações interdepartamentais

Imagem 004.jpg

A partir das ideias apresentadas no texto acima, julgue os itens
subsecutivos.

A organização, ao fazer uso de um sistema de comunicação, deve considerar, tanto no contexto formal quanto no informal, os níveis referidos no texto.

Imagem 004.jpg

A partir das ideias apresentadas no texto acima, julgue os itens
subsecutivos.

Dentro da organização, a eficiência da comunicação interpessoal independe da capacidade de cada indivíduo, sendo influenciada por regras, normas e outros múltiplos fatores.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282