O modelo tradicional de carreira que predominou até a década
de 70 requeria um padrão tipicamente masculino de trabalho, de
tempo integral, para o mesmo empregador, por uma carreira
inteira, com busca constante pelo avanço vertical e por
recompensas externas. Paulo é um competente profissional da
área de educação corporativa e sabe que esse modelo está
ultrapassado e que o novo modelo traz um conjunto de impactos
para as políticas de Gestão de Pessoas. Visando adequar tais
políticas a esse novo modelo de carreiras, Paulo poderia propor:
Na atualidade, a Gestão de Pessoas procura soluções de remuneração mais compatíveis com a nova ênfase em valores como qualidade, serviço ao cliente, trabalho em equipe e produtividade. Diante dessas novas estratégias e táticas de remuneração temos a remuneração por competência em que:
Ainda que teoricamente distintas, é estreita a relação, do ponto de
vista da aplicação, entre as áreas de comportamento organizacional
e de gestão de pessoas. No que diz respeito a esse assunto, julgue
os itens a seguir.
Treinamentos comportamentais de curto prazo constituem
opção eficaz para o desenvolvimento de competências
interpessoais à medida que essas expressam a forma como o
indivíduo lida com questões de autoridade, poder e liderança.
Pessoas talentosas em suas profissões são intensamente
disputadas pelas organizações, porque conseguiram juntar
características pessoais, inteligência e interesses vocacionais
Em geral, o autogerenciamento da carreira se refere