“O ano de 1889 pode ser considerado um marco significativo para os estudos geográficos da população brasileira. Foi a partir dessa data […], que se implantou o registro civil obrigatório. Esse fato significou a tomada, por parte do Estado, do controle dos registros de nascimentos, mortes e casamentos, até então sob o controle da Igreja. Desde aquela data até 1938, com a criação do IBGE, foram feitos alguns recenseamentos, porém de forma não muito regular. Só em 1940 o país começou a realizá-los dentro de uma relativa periodicidade" (SCARLATO, 2011, p. 387). A tabela 1 registra os períodos dos censos e a evolução da população brasileira entre 1950 e 2010.

Assinale a alternativa incorreta, com base na evolução populacional brasileira.
“A taxa de carbono atingiu pela primeira vez a marca dos 400 ppm em 2012. O dado foi confirmado pelo observatório de Mauna Loa (Havaí) no ano seguinte. Em 2016, pela primeira vez passamos um ano inteiro com uma concentração de CO2 na atmosfera acima de 400 partes por milhão. Antes da era industrial, essa concentração ficava abaixo de 300 ppm. "
Fonte: http://epoca.globo.com/ciencia-e-meio-ambiente/blog-do-planeta/noticia/2017/03/concentracao-de-carbono-na-atmosfera-pode-passar-dos-410-ppm-esteano. html acesso em 07/10/2017.
Os dados apresentados no texto acima revelam uma preocupação com uma possível intensificação de um fenômeno na atmosfera terrestre. Parte da comunidade julga ser este fenômeno o responsável pelo aquecimento global atual.
Marque a opção que indica CORRETAMENTE este fenômeno:
A industrialização brasileira teve grande impulso nos Governos Vargas e no Governo de Juscelino Kubistchek, sendo desde o seu início concentrada na região sudeste do país. Nas últimas décadas observa-se um processo de desconcentração espacial da indústria no Brasil.
Marque a alternativa CORRETA acerca dos fatores da migração da indústria da região sudeste para outras regiões do país.
O desenho abaixo ilustra o trajeto de uma pessoa que vai da casa “A" até a casa “C", passando pela casa “B". Sabendo-se que o sol nasce no lado da floresta e se põe no lado das montanhas, marque a opção CORRETA sobre a orientação do trajeto percorrido.
O ano de 1850 é marcado por duas leis que foram implementadas no Brasil. A primeira proibiu o tráfico negreiro e forçou o governo imperial a criar estratégias para suprir a carência de mão-de-obra nos cafezais do Sudeste brasileiro, enquanto a segunda pretendeu impor o princípio da política de intervenção no processo de apropriação territorial. Estamos falando respectivamente das leis:
O continente Africano tem sido palco de intensos conflitos causado por disputas étnicas e territoriais, que envolvem questões históricas e politicas ligadas ao processo de formação dos Estados nacionais africanos. As conflitualidades que hoje assolam a sociedade zimbabweana são o resultado das pressões cumulativas induzidas por injustiças herdadas do tempo colonial, por uma grave crise económica e pela crescente ineficácia de um sistema político autocrático. O governo do Zimbábue enfrenta uma crescente oposição, dada à crise econômica no país. Sobre o isso assinale a alternativa incorreta:
O estudo das placas tectônicas e seus movimentos são fundamentais para explicar a existência de terremotos, maremotos, vulcões, e formação das cadeias montanhosas. Uma das frases a seguir não esta de acordo com o enunciado a respeito da dinâmica das placas tectônicas. Identifique-a.
Na maioria dos países, a classificação de uma aglomeração urbana como zona urbana ou cidade costuma levar em consideração algumas variáveis básicas: densidade demográfica, número de habitantes, localização e existência de equipamentos urbanos, como comércio variado, escolas, atendimento médico, correio e serviços bancários. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considera população urbana as pessoas que residem no interior do perímetro urbano de cada município e população rural as que residem fora desse perímetro. Todavia, o ordenamento dos limites dos perímetros urbanos são alvo de práticas que tentam aumentar as áreas urbanas, entre outros fatores, por causa das cobranças dos impostos. Isso ocorre, pois o:
Os países que formam o BRICS buscam aproximações, sobretudo nas temáticas econômicas. Todavia, no mundo atual, com intensa integração espacial, diferentes fatores podem envolver alianças ou mesmo condições estratégicas. Uma questão importante é a demografia de cada país, que envolve aspectos diversos, como qualificação, renda, ou mesmo quantidade. Assinale a alternativa que indica o país dos BRICS que possui a maior densidade demográfica.
"[...] a territorialidade da cidade incorpora a regulação da acumulação flexível e se utiliza de sua normatização, contudo, diferentemente do que antes ocorreu, não se dá como rebatimento da organização espacial do interior da fábrica, mas invertidamente, pois é o seu espaço interno que se modela nas regras que vêm de fora. Isso se deve à mudança que ocorreu junto à esfera de referência central da economia, já que- ao contrário das primeiras fases da Revolução Industrial, que se apoiavam na produção- agora se apoia na esfera da circulação. Ou seja, a demanda define a atuação da fábrica."
(FERREIRA, Alvaro. A cidade no século XXI; segregação e banalização do espaço. Rio de Janeiro: Consequência, 2011, p62).
Com base no fragmento, assinale a alternativa que apresenta uma das características atuais.
A questão está relacionada à imagem e ao texto a seguir.

Esse fenômeno atmosférico é comum nos grandes centros urbanos industrializados, principalmente naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas. Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), dificultando a circulação do ar.
Trata-se
Observe o gráfico para responder à questão.

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre as atividades econômicas brasileiras permitem afirmar que, no título do gráfico, o “X" deve ser substituído por
Julgue o item a seguir, relativo a aspectos geográficos do estado de Alagoas.
O desenvolvimento do estado de Alagoas nos primeiros anos do século XXI se insere no contexto de expansão econômica da região Nordeste, fundamentado em investimentos na infraestrutura, na implantação de novos polos industriais e agrícolas, no estímulo ao turismo e na reestruturação do setor sucroalcooleiro.
As teorias denominadas de criticoreprodutivistas foram importantes no desmascaramento do objetivo ideológico por trás de certa ideia de “formação integral", uma vez que estas estavam imbuídas dos valores dominantes e buscavam certas relações sociais. Para Guiomar de Mello, porém, essas teorias não foram mais além, pois:
O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA considera crianças e jovens em situação de famílias substitutas apenas aquelas que: