O gráfico abaixo representa a mudança de um gás, num processo reversível. É CORRETO afirmar:

O intervalo de comprimento de onda para a luz visível é de 4000 a 8000 Angstrons. Considerando a função trabalho dos materiais: Tântalo (4,2 eV), Césio (2,1 eV), Tungstênio (4,5 eV), Bário ( 2,5 eV) e Lítio (2,3 eV), quais destes materiais são apropriados para a fabricação de fotocélulas que operem na faixa da luz visível? (Use o valor de 6,6 x 10-34 J·s para a constante de Planck e 3 x 108 m/s para a velocidade da luz. Lembre que 1 eV ≅ 1,6 x 10-19J).
Suponha‐se que a velocidade de uma partícula seja dada pela seguinte função: V=50-30t + 20t2 , onde t é dado em segundos e v em metros por segundo. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta a função da posição (x) em função do tempo, sabendo que a posição inicial é zero.
Uma força , com x em metros, age sobre uma partícula, alterando somente a sua energia cinética.
Com base nesse caso hipotético, o trabalho, em Joule, realizado sobre a partícula quando ela se desloca das coordenadas (3 m, 4 m) para as coordenadas (4 m, 0 m) é igual a
A barra homogênea AB, mostrada na figura abaixo, possui peso de 120 N e comprimento de 100 cm. A barra está apoiada no ponto C a 60 cm de A, que sustenta um corpo D, de peso igual a 20 N. A uma distância x de B, foi colocado um corpo E, de peso igual a 100 N, de tal forma que a barra AB fique em equilíbrio na horizontal.
Com base na figura e no texto apresentados, o valor da distância x, em centímetros, é igual a
Assinale a alternativa correta a respeito do efeito fotoelétrico.
Baseando‐se nos estudos de Michael Faraday, Maxwell unificou, em 1864, os fenômenos elétricos e magnéticos observáveis, em um trabalho que estabeleceu conexões entre as várias teorias da época, derivando uma das mais elegantes teorias já formuladas. Maxwell demonstrou, com essa nova teoria, que vários fenômenos elétricos emagnéticos poderiam ser descritos em apenas quatro
equações, na forma diferencial, conhecidas atualmente como Equações de Maxwell.
Internet: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br>
Considerem‐se as seguintes afirmativas:
(1) os campos magnéticos são rotacionais, isto é, não existem monopolos magnéticos; e
(2) correntes elétricas ou cargas em movimento geram campos magnéticos.
Tomando o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as equações de Maxwell das quais essas afirmativas são consequências.
A difração da luz pode ser explicada pelo princípio de Huygens, segundo o qual cada ponto de uma fenda se comporta como se fosse um foco emissor secundário de luz. Considerem‐se uma fenda de largura AB na qual incide, perpendicularmente, um feixe de luz monocromática e um segundo anteparo opaco, disposto perpendicularmente aos raios incidentes na fenda, no qual é projetada a imagem da fenda, conforme a figura acima. Suponha‐se ainda que, sobre a fenda estreita, incida uma luz monocromática de 600 nm,
em um anteparo, a 2 m de distância (D), que o afastamento linear (y) entre o segundo mínimo de difração e o máximo central seja de 1,2 cm e que, para pequenos ângulos, tg θ ≅ sen θ . Nesse caso, a largura AB da fenda, em milímetros, é igual a
A especificação da composição de um combustível comercializado no Brasil é de 27% de álcool e o restante de gasolina. Para testar os combustíveis nos postos para saber se estes estão dentro dessa proporção, é utilizado um tubo de 100 ml, onde se coloca inicialmente 50 ml de combustível e completa-se o tubo com outros 50 ml de água. Considerando a densidade da água 1 g/cm3, a do álcool 0,80 g/cm3 e a da gasolina 0,70 g/cm3, após alguns minutos de repouso, pode-se medir a fração de gasolina no tubo.
Para que o combustível esteja na composição especificada, tal medida deve corresponder a quantos mililitros de gasolina?
Um corpo, de massa igual a 20,0 kg, se movimenta no plano horizontal no sentido de oeste para leste, com velocidade igual a 14,4 km/h. Uma força variável passa a agir sobre esse corpo de modo que o trabalho total realizado por ela é 90,0 J, e o corpo se move, agora, de sul para norte. Desprezando todas as forças dissipativas, qual é o módulo da velocidade final do corpo?
A viga biapoiada, mostrada na Figura abaixo, é carregada de forma simétrica por cargas distribuídas uniformes q = 5,0 kN/m.
O valor do momento fletor atuante na região de flexão pura dessa viga, expresso em N.m, é de
Duas cascas esféricas metálicas e concêntricas, de raios Ri e Re, formam um capacitor esférico. Quando Re = 2Ri, a capacitância do capacitor é C0.
Se dobrarmos o raio da casca externa tal que Re = 4Ri, a nova capacitância será
Uma haste de massa desprezível, e comprimento igual a 2,0 m, está apoiada sobre uma pequena protuberância na parede e presa em sua extremidade a uma corda L 1, de comprimento igual a 2,5 m, que, por sua vez, está presa à parede vertical a uma altura 1,5 m acima do ponto de apoio da haste, como pode ser visto na Figura abaixo.
Uma caixa, de massa M = 30 kg, é presa na haste, exatamente sobre seu ponto médio. Se o sistema está em equilíbrio estático, qual é a tensão na corda L1, em N?
Uma corda presa em ambas as extremidades possui um comprimento de 20 cm e uma massa de 100 g. Ao ser perturbada, ela produz uma frequência de 250 Hz, que corresponde à sua oscilação fundamental. Qual é a tensão nessa corda?
Num determinado processo termodinâmico, ocorreram duas situações. Na primeira situação, o sistema é conduzido de um estado A para um estado B, e nesse caso observou-se que houve uma absorção de 28 kJ de calor e a realização de 20 kJ de trabalho. Na segunda situação, o sistema retorna de B para A, e nesse caso houve a rejeição de 20 kJ de calor. Levando em consideração os dados apresentados, é correto afirmar que o trabalho realizado pelo sistema durante o retorno de B para A foi de: