A respeito de fenômenos ópticos e suas aplicações, julgue o seguinte item.
Na fluorescência molecular, a radiação emitida por uma amostra exposta à radiação ultravioleta continua a ocorrer, mesmo após a remoção da fonte de radiação.
Considere uma única força F=−1i−1j−1k atuando em uma partícula de massa 1/√3 kg. O módulo do vetor aceleração dessa partícula é
Dois aviões (rotulados como 1 e 2) estão com velocidades constantes dadas por V1=200i+200j+10k e V2=200i+200j−10k, onde i, j e k são os vetores unitários nas direções x, y e z respectivamente. Considere o sentido positivo do eixo z como vertical para cima. Neste caso, teremos uma aeronave ganhando altitude e outra perdendo. A velocidade do avião 1 em relação ao avião 2 é
Considere um resistor com resistência R associado em série com um capacitor com capacitância C, e o conjunto ligado a uma bateria. A equação que governa a corrente elétrica i no circuito é
Considere uma massa puntiforme que, saindo do repouso, se desloca de modo que a componente x de seu vetor aceleração é dada por ax=3t3, onde t é o tempo. A componente x da velocidade dessa partícula é descrita por
No que diz respeito à dimensão, na lei dos gases ideais, PV=nRT, o termo n
Três cargas elétricas de mesmo módulo estão fixas e perfiladas como mostra a seguinte figura.
As distâncias entre as cargas negativas é 2d e a distância entre a carga positiva e as negativas é d. Considerando-se ε0 a permissividade elétrica, é correto afirmar que a energia elétrica dessa configuração é
Na física, define-se resistividade (ϱ) e condutividade (σ) elétrica dos materiais. A relação entre essas duas grandezas é ϱ = 1/σ. Quando se aplica uma diferença de potencial elétrica V, entre os extremos de um resistor ôhmico de comprimento L e seção transversal A, estabelece-se uma corrente i.
Assim, a resistividade elétrica do resistor é
Observe a figura a seguir:
Considere uma carga elétrica +Q1 em um ponto A de uma região do espaço. No ponto B do mesmo espaço se encontra uma carga +Q2 que dista de A uma distância d. A energia potencial elétrica necessária para deslocar a carga +Q2 até o ponto C é
Uma temática importante quando falamos em todos os níveis da educação, é a utilização das tecnologias de informação e comunicação – TICs – como meio auxiliar do professor no processo de ensino e aprendizagem. Com base no uso das TICs como ferramenta para o ensino de física, julgue os itens a seguir.
I. As mídias tecnológicas, mesmo não apresentando a mesma função que a escola, ao emprestar suas múltiplas linguagens aos projetos pedagógicos, apresentam um potencial educativo.
II. Um dos desafios da educação escolar é consolidar a escola como um espaço de compreensão e apropriação das linguagens provenientes das mutações tecnológicas que caracterizam o ensino contemporâneo. Nesse sentido, a escola assume a responsabilidade institucional de ser lugar exclusivo de legitimação do saber.
III. As crianças e adolescentes do século XXI, os denominados “nativos digitais", por conviverem com tecnologias diversas, possuem facilidade para lidar com as TICs, por isso, não necessitam passar por capacitação em letramento digital.
Está correto somente o que se afirma em
Certo gás contido em um recipiente de 5m3 com êmbolo, exerce uma pressão de 100Pa. Ao ser comprimido isotermicamente a um volume de 0,2m3 a pressão que o gás exercerá será de:
Uma máquina térmica reversível recebe calor de uma fonte quente (750 K) e rejeita calor em uma fonte fria (250 K) operando em ciclos. Se em cada ciclo o trabalho fornecido é 200 J, a energia fornecida pelo reservatório quente, em joules, em cada ciclo será
O método mais usual para a determinação e quantificação de metais pesados em amostras de água é a espectrofotometria de absorção atômica por chama, com pré-tratamento das amostras, que consiste em uma digestão química para a remoção de matéria orgânica. A absorção atômica é uma técnica altamente versátil para a determinação de diversos elementos metálicos e alguns não-metálicos. Para a determinação direta da concentração de um elemento por absorção atômica, deve ser considerado o seguinte componente do equipamento e sua respectiva função:
A absorbância medida, em 510 nm, para uma solução contendo o complexo formado entre Fe(II) e orto-fenantrolina foi 0,82. Sabendo que o complexo apresenta uma absortividade molar de 1,1 × 104 L mol−1 cm−1 em 510 nm e foi medida em uma cubeta de 50 mm de caminho ótico, a concentração (em mol L−1) do complexo será, aproximadamente,
Materiais são frequentemente classificados baseados na capacidade de os elétrons fluírem através deles. Os materiais em que os elétrons conseguem se mover de maneira livre são chamados condutores, os que não permitem os elétrons fluírem são os isolantes. Assinale abaixo, a alternativa que mostre somente materiais condutores: