Numa certa região, existe um campo elétrico uniforme que é gerado por duas placas com cargas elétricas de sinais opostos. Uma carga negativa de módulo igual a 3,2 x 10-19 C e massa 9,2 x 10-31 kg é liberada a partir do repouso da superfície da placa com carga negativa e atinge a outra placa, situada a 5,0 cm de distância, em 5,0 x 10-8 s. Considerando os dados apresentados, assinale a alternativa que identifica corretamente o módulo do campo elétrico na região entre as placas.
Em uma lâmina de vidro, faz-se incidir luz monocromática de comprimento de onda λ e espessura d, cujos raios r1 e r2, mostrados na figura ao lado, são combinados no ponto A e observados por uma pessoa em O. Considerando as incidências quase perpendiculares ao plano da lâmina, a diferença de caminhos d das duas ondas que se superpõem será 2d. Como as ondas estão _______, a interferência será _______ se d for igual a um número _______ de meios comprimentos de onda, ou _______ se d for igual a um número _______ de meios comprimentos de onda.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no texto acima, na ordem em que aparecem.
A figura ilustra o espectro de emissão para a faixa da luz visível do hidrogênio. Considere a fórmula de Rydberg-Ritz, dada por:
onde RH = 1,097 x 107m-1 é a constante de Rydberg.

Com base nessas informações, quais são, respectivamente, a série espectral, o valor de n e o comprimento de onda da linha Hy?
Um núcleo pode sofrer decaimento por meio da emissão de partículas alfa e beta, que são processos chamados de decaimento. Considere as reações de decaimento mostradas a seguir

pode-se afirmar que as reações A e B, e as partículas X e Y correspondem, respectivamente a
Em uma aula em laboratório, o professor de Física pede para seus alunos determinarem experimentalmente o valor da aceleração gravitacional local g. Para realizar essa tarefa, os estudantes manipularão um aparato mecânico conforme ilustrado da figura seguinte. O aparato é formado por um cilindro com uma seção central, de raio Rα, saindo de um tambor maior, de raio Rb. O cilindro, que está suspenso pelo seu eixo central e livre para girar, possui momento de inércia I. Um disco fino de massa desprezível é fixado ao cilindro. Um sensor S de movimento, conectado a um computador e fixado próximo ao disco, mede o valor da aceleração angular α, do disco. Dois fios são enrolados nas duas partes do cilindro. Na extremidade de cada fio está preso um bloco de chumbo de massa m. Todas as forças dissipativas são desprezadas. Antes de tomar os dados experimentais, os estudantes analisaram o problema e deduziram uma expressão matemática para calcular o valor da aceleração da gravidade local, g. Marque a alternativa que representa corretamente a expressão para determinar o valor de g.

A figura precedente ilustra duas antenas, uma emissora e uma receptora, que utilizam a ionosfera para a transmissão de sinais de comunicação entre elas. Considerando essas informações e sabendo que a velocidade da luz é igual a 3 × 10 8 m/s, julgue o item subsecutivo.
Se a frequência da onda transmitida for de 1 × 107 Hz, seu comprimento de onda será de 10 m.
A intensidade I da radiação solar de determinada cor que penetra a atmosfera é regida pela Lei de Beer-Lambert: I = I0 e-μx, em que I0 é a radiação incidente antes de penetrar a atmosfera, x é o caminho percorrido na atmosfera, e µ, o coeficiente de absorção óptica do meio material para aquela radiação.
Considerando essas informações, julgue o próximo item.
A convergência de duas lentes sobrepostas é a razão entre suas convergências individuais.
Tendo como referência os textos 6A1AAA e 6A1BBB e a doutrina aristotélica do Ato e Potência, julgue o item a seguir.
A definição de Aristóteles do tempo explicitada no texto 6A1BBB estabelece o tempo como sendo sempre um intervalo, não um instante.
Acerca da mecânica newtoniana, julgue o item a seguir.
O movimento circular uniforme é assim chamado por não envolver aceleração.
A figura precedente representa dois blocos A e B com massas iguais a 6 kg e 4 kg, respectivamente, inicialmente em repouso e ligados por um fio ideal (sobre uma roldana igualmente ideal). O coeficiente de atrito entre A e o plano horizontal vale 0,4 e a aceleração da gravidade vale 10 m/s 2.
Com base nas informações apresentadas e assumindo que toda a energia dissipada pela força de atrito foi usada para aquecer o corpo A, julgue o item a seguir.
A presença do atrito entre o corpo A e o plano horizontal altera o valor da força normal atuando sobre esse corpo.
A figura precedente representa dois blocos A e B com massas iguais a 6 kg e 4 kg, respectivamente, inicialmente em repouso e ligados por um fio ideal (sobre uma roldana igualmente ideal). O coeficiente de atrito entre A e o plano horizontal vale 0,4 e a aceleração da gravidade vale 10 m/s 2.
Com base nas informações apresentadas e assumindo que toda a energia dissipada pela força de atrito foi usada para aquecer o corpo A, julgue o item a seguir.
Se o corpo A é feito de material que apresenta calor específico igual a 378 J/kgºC (Cobre), então, após ele ter sido arrastado por 1cm, sua temperatura terá aumentado em mais de 0,1 milésimos de Kelvins.
A figura I mostra quatro fios condutores idênticos, de coeficiente de dilatação linear α, ligados na forma de um quadrado, e a figura II mostra uma chapa quadrada, de lado igual ao lado do quadrado da figura I, feito do mesmo material e homogêneo. Com base nessas informações, julgue o item a seguir.
O aumento da temperatura em qualquer um dos sistemas é fruto do aumento desordenado das velocidades de seus átomos.
As figuras I e II precedentes esquematizam um experimento com tubos ressonantes. O alto-falante ilustrado na figura II selecionou uma mesma frequência de ressonância fundamental para os dois tubos mostrados na figura I: um tubo fechado em uma das extremidades com comprimento L 1 e um tubo aberto em ambas as extremidades com comprimento L2. A partir dessas informações, julgue o item a seguir, considerando a velocidade do som no ar igual a 320 m/s.
Dadas as condições de ressonância, a relação entre os comprimentos dos tubos pode ser expressa pela seguinte expressão:
A figura precedente ilustra um experimento que permite medir a força magnética utilizando-se uma balança conhecida como balança de Roberval. O circuito mostrado nessa figura é constituído de uma fonte contínua de voltagem ε = 10 V, um resistor de R = 10 Ω, ligados em série a uma espira retangular com resistência nula. Na base da espira de largura L = 5 cm, está delineada uma região na qual atua um campo magnético de módulo B, com direção perpendicular à folha do papel. Quando a chave é ligada, uma corrente percorre a espira, e o efeito impulsiona a posição da massa localizada no braço esquerdo da balança a se deslocar para cima, no sentido vertical. Para retornar à situação original, é necessário adicionar uma pequena massa de 1 mg na balança.
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes, considerando o valor da gravidade igual a 10 m/s2 e a carga do elétron igual a 1,6 × 10 -19C.
A corrente que percorre o circuito é de 1,5 amperes.
A figura precedente é constituída de um solenoide considerado ideal, de indutância L e n espiras por unidade de comprimento, conectado em série a um resistor R e a um capacitor carregado, de capacitância C. A carga no capacitor é q = Cε, em que ε é a voltagem máxima utilizada para carregar o circuito. Em t = 0, a chave é ligada.
Com base nessas informações, julgue o item subsecutivo.
A equação relacionada a esse circuito, no qual q é a carga e t o tempo, pode ser expressa por