“A coloração animal e seus diferentes padrões representam importantes atributos ecológicos que são essenciais para a manutenção das populações em ambientes naturais. Dentre as principais funções ecológicas da coloração, estão a termorregulação, a evasão à predação e a comunicação inter e intraespecífica” (Nascimento, 2009). Nesse contexto, espécies inofensivas ou palatáveis desenvolvem coloração semelhante à de espécies perigosas ou impalatáveis, confundindo predadores e evitando ataques, a exemplo da coral-falsa. Esse fenômeno recebe o nome de:
Os metais como magnésio (Mg), cálcio (Ca) e bário (Ba) são pertencentes à família ou grupo dos:
Quatro cargas pontuais q2, q3, q4 e q5 ocupam os vértices 2, 3, 4 e 5 de um pentágono regular, como mostra a figura.

No caso, a intensidade do campo elétrico no vértice 1 é nula: 
. Remove-se para muito longe a carga q2 >0, que se encontrava no vértice 2, e a intensidade do campo elétrico no vértice 1 passa a ser 
Assinale o segmento orientado que indica corretamente a direção e o sentido de 
O capitão de uma embarcação em repouso em relação à âncora vê uma lancha se aproximando à 20 m/s. O apito tem frequência de 640 Hz para o piloto da lancha. Seja a velocidade do som no ar 340 m/s.
O capitão da embarcação registrará a frequência do apito em:
O sistema mostrado na figura a seguir está em repouso.

Os fios e as roldanas são ideais, todos os atritos são desprezíveis, as esferas têm massas iguais e os blocos têm massa m e m`, sendo m > m`.
Se o fio que prende a esfera da esquerda à roldana se romper, os blocos passarão a deslizar sobre o piso horizontal para a direita e a tensão no fio que prende um ao outro se tornará igual a T. No entanto, se o fio que prende a esfera da direita à roldana se romper, os blocos passarão a deslizar para a esquerda e a tensão no fio, que prende um ao outro, se tornará igual a T`.
Essas tensões T e T` são tais que:
Em uma operação de resgate realizada em uma represa, um bombeiro partiu do repouso e desceu por um tubo vertical, percorrendo uma distância de 5,0 m. Ele atingiu o piso horizontal, com velocidade de 3,0 m/s, e entrou na viatura que o transportou até o local do resgate. Ao chegar à represa, esse bombeiro mergulhou a uma profundidade de 12,0 m. Para cálculos relacionados a esse contexto são admitidos os seguintes valores:

O módulo da aceleração média, em m/s2 , experimentada pelo bombeiro, em seu deslocamento até alcançar o piso horizontal, é igual a:
Um estudante no nível do mar recebe um termômetro com escala termométrica desconhecida. Para estudá-lo, seu professor propõe que o termômetro seja inserido em um recipiente contendo água com gelo.
Nesse caso, o termômetro acusa um valor de −4. Em seguida, o professor pede que o termômetro seja inserido em um recipiente com água em ebulição. O estudante verifica que o termômetro passa a indicar +116.
A única temperatura em que o termômetro estudado e um outro termômetro graduado na escala Celsius indicam a mesma temperatura é
No verão, são frequentes os acidentes entre caravelas-portuguesas (Physalia physalis) e banhistas que entram em contato com os tentáculos urticantes desses cnidários. Curiosamente, a caravela não é um animal, mas sim um agrupamento de diferentes zooides (oupólipos) que desempenham funções específicas. Enquanto os gastrozooides são responsáveis pela alimentação, a reprodução fica a cargo das gonodendras. Já a defesa contra predadores é realizada pelos longos tentáculos urticantes dos dactilozooides. A interação entre os zooides da caravela-portuguesa é um exemplo de:
Os materiais combustíveis da classe de incêndio D são os metais como sódio (Na), zinco (Zn), magnésio (Mg), potássio (K), bário (Ba), cálcio (Ca), alumínio (Al), zircônio (Zr) e titânio (Ti). Conforme a tabela periódica, os átomos dos elementos Na, Mg e Al têm o mesmo:
Para um salvamento, um caminhão do Corpo de Bombeiros parte do repouso mantendo aceleração constante por um intervalo de tempo T. A velocidade então atingida é mantida por um intervalo de tempo 4T. Em seguida o caminhão desacelera constantemente por um intervalo de tempo T, até atingir o repouso.
O gráfico que melhor representa o deslocamento do caminhão em função do tempo ao longo do percurso é:
Mirascópio 3D: produtor de ilusão instantânea
O equipamento ilustrado na figura, de dimensões apresentadas no esquema, é composto por dois espelhos côncavos
e
, apoiados um sobre o outro por suas bordas, de tal forma que o vértice de
coincide com o foco de
e vice-versa. Na abertura circular de
, é formada uma imagem tridimensional de um objeto posicionado sobre o vértice de
. Essa imagem é formada a partir dos raios procedentes do objeto, refletidos por
e
, respectivamente, conforme o esquema. Os observadores julgam visualizar o objeto quando estão, de fato, visualizando sua imagem. O efeito só é possível porque as superfícies de ambos os espelhos são de extrema qualidade.

SALZMANN, W. Disponível em: https://wissenstexte.de.
Acesso em: 27 jun. 2024 (adaptado).
A natureza da imagem formada e a distância vertical entre cada ponto objeto e seu correspondente ponto imagem são
Em um experimento de laboratório, duas barras metálicas, A e B, são carregadas com cargas opostas e imersas em óleo. Farelo de milho é jogado sobre o óleo e, após um certo tempo, o farelo assume o formato das linhas de campo elétrico entre as barras. A figura representa a vista superior desse experimento.

ALMEIDA, M. A. T. Introdução às ciências físicas 2 — volume 4:
módulo 4. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2007 (adaptado).
Ao repetir o experimento colocando um cilindro metálico oco entre as placas, o esquema que representa o formato das linhas de campo assumido pelo farelo é:
A tirinha ilustra esquimós dentro de um iglu, habitação de formato hemisférico construída durante o inverno a partir de neve ou blocos de gelo. Essa estrutura de construção se justifica pelo fato de esse povo habitar as regiões mais setentrionais da Groenlândia, Canadá e Alasca.

LAERTE. Disponível em: https://artedafisicapibid.blogspot.com.
Acesso em: 4 dez. 2021 (adaptado).
Na tirinha, a geladeira é necessária para fazer gelo porque
Um foguete será lançado da superfície terrestre, obliquamente, com uma velocidade vetorial inicial com módulo
, formando um ângulo
com a direção horizontal
, que é perpendicular à direção vertical
determinada pela aceleração da gravidade
, conforme esquematizado na seguinte figura.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, desprezando todas as forças do ar, isto é, considerando que apenas a força peso atue no foguete depois que ele for lançado.
Ao longo de seu movimento, o foguete estará em equilíbrio mecânico, pois a força resultante sobre ele será constante e diferente de zero.
Considerando-se que o coeficiente de dilatação térmica do latão seja muito superior ao coeficiente de dilatação térmica do vidro comum, é correto afirmar que se um vasilhame de vidro comum com sua tampa feita de latão totalmente rosqueada for