Mirascópio 3D: produtor de ilusão instantânea
O equipamento ilustrado na figura, de dimensões apresentadas no esquema, é composto por dois espelhos côncavos
e
, apoiados um sobre o outro por suas bordas, de tal forma que o vértice de
coincide com o foco de
e vice-versa. Na abertura circular de
, é formada uma imagem tridimensional de um objeto posicionado sobre o vértice de
. Essa imagem é formada a partir dos raios procedentes do objeto, refletidos por
e
, respectivamente, conforme o esquema. Os observadores julgam visualizar o objeto quando estão, de fato, visualizando sua imagem. O efeito só é possível porque as superfícies de ambos os espelhos são de extrema qualidade.

SALZMANN, W. Disponível em: https://wissenstexte.de.
Acesso em: 27 jun. 2024 (adaptado).
A natureza da imagem formada e a distância vertical entre cada ponto objeto e seu correspondente ponto imagem são
Um dos defeitos da visão é aquele em que a superfície frontal do olho ou cristalino, no interior do olho, é curvado em certa direção, distorcendo a imagem. Esse defeito é
Conforme demonstrado na figura, o laser propaga-se horizontalmente sobre um espelho plano posicionado verticalmente. Se o espelho girar em 30º sobre um eixo vertical, de quanto será o ângulo de desvio do laser em relação ao espelho?
A explicação para o astronauta flutuar no interior de uma nave espacial é devido
Considere a situação ilustrada pela figura a seguir, onde AB é um objeto real e A’B’, sua imagem.

Sabendo que o tamanho do objeto AB é o dobro de sua imagem A’B’, é possível afirmar que o raio de curvatura do espelho é
A figura a seguir mostra um objeto O colocado a uma distância R à esquerda de um espelho esférico convexo que tem um raio de curvatura R. O ponto C é o centro de curvatura do espelho.
Nesse caso, a imagem formada pelo espelho está
Na década de 1950, eram vendidos, em lojas de brinquedos, “óculos de raio-X” (ilustração da época). Com ele, supostamente, era possível ver os ossos dos dedos da mão ao posicioná-la entre uma fonte de luz e os olhos, municiado com esses óculos. Na verdade, no lugar da lente, havia uma pequena seção central (orifício) preenchida com uma pena de galinha, que formava uma espécie de retículo (múltiplas fendas). O fenômeno nada tinha a ver com o “raio-X”, uma vez que não havia fonte de radiação utilizada.

O divertido resultado da visão é explicado pelo fenômeno da
Considere uma situação em que um feixe luminoso incide sobre uma lâmina d’água transparente de tal forma que parte da luz seja refratada e parte seja refletida. Nesse caso, quando a soma do ângulo de incidência com o ângulo de refração resulta em um ângulo reto, o ângulo de incidência é denominado ângulo de Brewster (θB). Nessas circunstâncias, para luz incidente não polarizada, a luz refletida torna-se polarizada, o que permite uma visão mais nítida da superfície. Nas figuras, pode-se ver duas fotografias de um mesmo lago, uma feita com uma lente não polarizada e a outra, com uma lente polarizada.

Considere que, quando um raio luminoso se propaga pelo ar e incide na superfície do lago representado na figura, o ângulo de Brewster seja θB = 53º. Sendo nAR = 1 o índice de refração absoluto do ar e adotando sen53º = 0,8 e cos53º = 0,6, o índice de refração absoluto das águas desse lago é, aproximadamente,
A luz solar é policromática, isto é, formada por várias cores.
Isso favorece a observação do arco-íris que é causado pela: