Em um experimento de laboratório, duas barras metálicas, A e B, são carregadas com cargas opostas e imersas em óleo. Farelo de milho é jogado sobre o óleo e, após um certo tempo, o farelo assume o formato das linhas de campo elétrico entre as barras. A figura representa a vista superior desse experimento.

ALMEIDA, M. A. T. Introdução às ciências físicas 2 — volume 4:
módulo 4. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2007 (adaptado).
Ao repetir o experimento colocando um cilindro metálico oco entre as placas, o esquema que representa o formato das linhas de campo assumido pelo farelo é:
Cinco cargas positivas de magnitude q são arranjadas simetricamente ao redor de uma circunferência de raio r . Qual é a magnitude do campo elétrico no cento do círculo? (considere )
A figura a seguir representa as trajetórias de 3 partículas lançadas do ponto O em um campo elétrico uniforme
existente entre 2 placas planas e paralelas.

Desprezando-se o campo gravitacional, podemos afirmar que a carga de cada uma das partículas A, B e C, respectivamente, é
Uma esfera de raio R e área externa A é feita de um material não condutor. A densidade volumétrica de carga (ρ) em todo o corpo da esfera varia de acordo com seu raio:
, sendo b uma constante. Pode-se afirmar que a carga total contida na esfera, e o campo elétrico em seu interior são, respectivamente (marque a alternativa que contém as respostas corretas):
A figura ilustra o instante em que um carro em alta velocidade é fotografado por uma câmara de um dispositivo controlador de velocidade. Para que isso ocorra, esse dispositivo mede o tempo que o carro leva para atravessar os sensores L 1, L2 e L3.

Para que seja possível calcular a velocidade do veículo, é necessário que se conheça também o(a)
Em certo ponto do espaço, um elétron cuja massa é 9,11x10-31 kg experimenta uma força cujo módulo é 3,2x10-19 N. Nesse ponto, o módulo do campo elétrico será, então, em unidades do (SI) de:
Duas partículas elétricas carregadas positivamente estão fixas sobre um eixo x nos pontos A e B, conforme a figura.

O campo elétrico resultante da presença dessas cargas
Duas partículas elétricas carregadas positivamente estão fixas sobre um eixo x nos pontos A e B, conforme a figura.

O campo elétrico resultante da presença dessas cargas

A figura acima ilustra três superfícies equipotenciais de um campo elétrico uniforme. Essas superfícies são paralelas. A e B são pontos no interior desse campo. O potencial, em volts, no ponto B vale