Com base nas leis de Kepler, julgue o item seguinte.
A segunda lei de Kepler estabelece que a reta que une o Sol a um planeta varre áreas iguais em tempos iguais.
Um circuito elétrico é composto por uma bateria, de força eletromotriz ε = 12 V e resistência interna Ri = 1,0 Ω, e por três resistores ôhmicos de resistências R1 = 59 Ω, R2 = 30 Ω e R3 = 60 Ω, como ilustrado na figura.
Desprezando a resistência elétrica dos fios que interligam os elementos desse circuito, a intensidade da corrente elétrica que se estabelece no resistor R3 é igual a
Julgue os itens a seguir com base no diagrama P x V para o ciclo de Carnot, ilustrado anteriormente, considerando o caso em que as temperaturas quentes e frias são TA = 127 ℃ e TB = 27 ℃, respectivamente.
No ciclo em tela, ocorrem quatro transformações à temperatura constante.
A BNCC propõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida.
(BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base, s/d. p. 15)
Para atender a essa proposta, o professor de Física na Educação Básica deve buscar a
O experimento proposto por Faraday consiste em uma bobina de cobre conectada a um amperímetro de alta sensibilidade, formando-se um circuito fechado, além de um ímã que pode ser afastado ou aproximado da bobina. Tendo como referência inicial o experimento de Faraday, julgue os itens seguintes.
Se, para o imã fixo, a bobina girar em movimento circular uniforme próximo a ele, de modo que o plano da bobina varie de perpendicular à tangente com relação ao campo magnético do imã, então a corrente gerada na bobina será contínua.
Considerando que cargas elétricas superficiais, de sinais opostos, estejam distribuídas uniformemente em duas placas condutoras planas, paralelas e de dimensões muito grandes (teoricamente tendendo ao infinito), julgue o item a seguir, a respeito dessa situação.
O potencial elétrico entre as placas é constante.
Dois pêndulos simples têm fios de suspensão finos, com comprimentos iguais, e a massa de um deles é o dobro da massa do outro. Eles estão pendurados verticalmente em uma mesma corda esticada horizontalmente, um próximo ao outro.
A partir da situação apresentada, julgue o item que se segue.
Como as massas dos dois pêndulos são diferentes, o movimento deles não será do tipo harmônico simples; eles oscilarão em um movimento composto por frequências diferentes.
Em um experimento de dupla fenda, um feixe luminoso de comprimento de onda igual a 500 nm atravessa igualmente duas fendas, distantes uma da outra em 0,1 mm; o feixe produz imagens em uma tela posicionada a uma distância de 4 m das fendas.
Considerando as informações apresentadas, julgue os itens que se seguem.
O fenômeno que faz a luz passar por uma fenda é chamado de polarização.

Tendo como referência essas informações, considerando que, em módulo, a aceleração da gravidade é g = 9,8 m/s2 e desconsiderando as forças dissipativas, julgue o seguinte item.
Para qualquer ponto do percurso no intervalo de A a C, a soma das energias cinética e potencial é constante.
Uma maneira de concretizar o ensino de determinado conteúdo referente a alguma área de conhecimento é por meio da construção de uma sequência didática. A respeito das sequências didáticas, de seus elementos metodológicos e de sua fundamentação, julgue o item a seguir.
Os referenciais teóricos servem apenas de guias genéricos para a elaboração de sequências didáticas, uma vez que o que importa e dá coerência a uma aula é a experiência do professor.
Entre os muitos recursos que podem ser usados no processo didático em sala de aula incluem-se as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Considerando os recursos didáticos no ensino, em geral, e as TDIC, em particular, julgue o item que se segue.
Recentemente as TDIC têm ganhado lugar de notoriedade entre os recursos didáticos utilizados em sala de aula.
O nível sonoro (ß), medido em decibéis, é uma forma de mensurar como o som influencia o ouvido humano e está diretamente relacionado à taxa média por unidade de área com a qual a energia contida na onda sonora pode atravessar ou ser absorvida por meios fisicos, como o ar ou as superficies sólidas, conhecido por intensidade sonora (I). O nível sonoro e a intensidade sonora estão relacionados pela expressão ß = (10 dB). log
em que l0 é um valor de referência. Considere a situação em que o nível sonoro de uma fonte é aumentado em 20,0 dB. Com base nessas informações, assinale a alternativa que corresponde ao fator de ampliacao da intensidade sonora.
A primeira lei da termodinâmica, associada ao conceito de energia, pode ser expressa pela diferença entre o calor absorvido e o trabalho realizado nos processos termodinâmicos.
Um gás ideal no estado inicial está com pressão de 3 atm, volume de 1 L e energia interna de 456 J, após sofrer dois processos sucessivos: um isobárico, até atingir o volume de
3 L, e outro isocórico, até atingir o estado final com pressão de 2 atm, volume de 3 L e energia interna de 912 J.
Considerando que 1 atm . L = 100,0 J, assinale a alternativa que indica qual o calor trocado durante o processo, em Joules (J).
Durante um incêndio, a temperatura no interior da cozinha de uma residência atingiu 500°C. Em um cômodo ao lado, há uma estante contendo livros, e a temperatura mínima em que o papel queima é em torno de 200°C. Considerando que a condutividade térmica média da parede seja 0,9 J.s-1.m-1.K-1 e sua espessura 15,0cm, sendo suas dimensões 3,0m por 4,0m, quando os livros começarem a queimar e a temperatura no cômodo dos livros se estabilizar em 200°C, o fluxo de calor através dessa parede será de