A reportagem apresentada relaciona consumismo, padrão de beleza e inserção da criança no mundo adulto, três importantes conceitos que podem ser pensados criticamente e refletidos filosoficamente pelos estudantes do ensino médio, considerando-se, por exemplo, que, quando do surgimento da Barbie, tal boneca suscitava nas meninas a simulação do exercício da maternidade.
A invisibilidade social das pessoas com deficiência é uma barreira a ser transposta na sociedade brasileira, em observância ao ordenamento jurídico nacional, que determina processos de inclusão obrigatórios.
No que diz respeito à relação professor-estudante no ambiente educativo, julgue o item subsecutivo.
A função docente requer um distanciamento emocional que garanta a autoridade do professor no contexto da sala de aula.
Acerca das teorias marxistas, positivistas e historicistas e de questões relativas ao direito estatal e extraestatal, assinale a opção correta.
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
Os gregos deram o nome de Filosofia a uma forma nova e inusitada de pensar. Essa palavra, atribuída a ___________, é composta de filo (vinda de philía, amizade) e sofia (sophía, sabedoria), philosophía: amizade pela sabedoria, amor ao saber. Afirmam os historiadores da filosofia que esta possui data e local de nascimento: nasceu entre o final do século VII a.C. e o início do século VI a.C., nas colônias gregas da Ásia Menor – particularmente as que formavam a Jônia –, e o primeiro filósofo, ___________, era natural de Mileto. Além da data e do local, a filosofia também possui, ao nascer, um conteúdo preciso: é uma ___________, isto é, uma explicação racional sobre a origem e a ordem do mundo.
Termos ou categorias são, pois, os gêneros das palavras tomadas quando ainda não combinadas com outras e que são a condição de tudo quanto dizemos ou pensamos, levando Aristóteles a dizer na Metafísica que “o ser se diz de muitas maneiras”. Sobre as categorias aristotélicas, considere os exemplos listados a seguir e assinale a alternativa correta.
1. Homem.
2. Dois metros de comprimento.
3. Branco.
4. O dobro, a metade.
5. Em casa.
6. Ontem.
7. Sentado.
8. Está armado, ou seja, tem armas.
9. Corta.
10. Está cortado.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
A relação entre linguagem e realidade constituiu o elemento essencial da questão dos universais, vivamente debatida no século XII por suas implicações linguísticas, gnosiológicas e teológicas. As soluções oferecidas a tal problema a partir da especulação medieval eram as seguintes:
I. o realismo extremo, segundo o qual o universal seria puro nome que designa uma multiplicidade de indivíduos.
II. o nominalismo, que afirma que os universais existem em si, como Ideias platônicas, ou seja, ante rem, antes das coisas.
III. o conceitualismo, que afirma que os universais não existem na natureza e sim em nossa mente (post rem) como conceitos.
IV. o realismo moderado, segundo o qual os universais subsistem (ante rem) como Ideias-arquétipos na mente de Deus; in re como formas das coisas (no modo de Aristóteles); e post rem, na mente do homem, como conceitos.
Considere o seguinte silogismo.
Nenhum astro é perecível.
Todas as estrelas são astros.
Nenhuma estrela é perecível.
Assinale a alternativa que descreve corretamente os modos das proposições.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a primeira regra do método cartesiano.
A respeito do pensamento de Spinoza, assinale a alternativa INCORRETA.
Falácias são argumentos não válidos. Sabendo disso, identifique o tipo de falácia do argumento apresentado a seguir.
Conceder a todos os homens uma liberdade ilimitada de expressão deverá ser sempre, no conjunto, vantajoso para o Estado, pois é altamente conveniente aos interesses da comunidade que cada indivíduo goze da liberdade perfeitamente ilimitada de expressar os seus sentimentos.
Assinale a alternativa que traduz o caráter liberal do pensamento político de John Locke.
No que tange à Modernidade líquida de Zygmunt Bauman, assinale a alternativa que apresenta característica desse termo.
Em relação à diferença entre ciência e senso comum, assinale a alternativa correta.
No século XIX, o florescimento do capitalismo industrial e o avanço da tecnologia prometiam a era do conforto e do bem-estar. No contexto das teorias liberais, desenvolveu-se o utilitarismo, cujos principais representantes foram Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (1806-1873). Para os utilitaristas, especificamente Stuart Mill: