O reconhecimento da autoimagem pelas pessoas com deficiência é uma pauta levantada por conta de um apelo comercial e mercadológico da sociedade do espetáculo, que, nesse caso, visa à exibição da diversidade populacional brasileira.
O método é um instrumento racional para adquirir, demonstrar ou verificar conhecimentos. A Filosofia conheceu diferentes concepções de método. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
“Assim, o princípio de toda vontade humana, como uma vontade que legisla universalmente através de todas as suas máximas, conviria muito bem, desde que tudo o mais nele estivesse correto, a um _________ pelo fato de que ele, precisamente por causa da ideia da legislação universal, não se baseia em qualquer interesse e, portanto, entre todos os imperativos possíveis, é o único que pode ser incondicional; ou, melhor ainda, invertendo a proposição: se há um __________ (isto é, uma lei para toda vontade de um ser racional), então ele só pode mandar que tudo se faça a partir da máxima de sua vontade como uma vontade que possa ao mesmo tempo ter a si mesma por objeto como universalmente legislante; pois só então o princípio prático e o imperativo, ao qual ela obedece, é incondicional, porque ele não pode ter qualquer interesse por fundamento”
(KANT, Fundamentação da metafísica dos costumes. In: AA, IV, p. 432).
Assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente.
Dentre as correntes do pensamento moral, assinale a alternativa que apresenta em qual se enquadra de modo mais apropriado a ética consequencialista.
Massificação do objeto e padronização do gosto são características da cultura de massa, que é um conceito criado pelos filósofos da Escola de Frankfurt. Acerca desse assunto, é correto afirmar que também faz parte das características da cultura de massa a produção
Ao longo da história, tivemos várias correntes estéticas que vieram determinar as relações entre arte e realidade, o estatuto e a função da obra de arte. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o próximo item.
A filosofia grega surgiu nas cidades mais importantes, como Atenas e Delfos, e, ao longo dos séculos, transferiu-se para as colônias gregas.

A partir do fragmento de texto precedente, julgue o item subsequente.
Descartes afirma que a clareza e a distinção das palavras tornam semelhantes o objeto e sua causa.

Tendo como referência o fragmento de texto precedente, julgue o item subsecutivo.
A ideia de felicidade pensada por Nietzsche vincula-se ao desenvolvimento dos valores morais, principalmente a compaixão.

Tendo como referência o fragmento de texto precedente, julgue o item subsecutivo.
Na crítica à sociedade de massas, a figura do último homem, formulada por Nietzsche, corresponde à antítese da forma por ele denominada além-do-homem.
Julgue o item a seguir, a respeito da razão inata e da razão adquirida.
O empirismo é uma característica marcante da filosofia inglesa.
A arte é uma das expressões mais sublimes do ser humano. Na filosofia, a estética estuda as diferentes formas de manifestações e interpretações artísticas. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.
De acordo com Nietzsche, a imitação na obra de arte dispensa os estados de sonho e embriaguez.
Com base nas teorias de Heidegger e de Gadamer acerca da relação entre espaço e tempo nas diferentes manifestações artísticas, julgue o item seguinte.
Para Heidegger, a arte permanece atrelada à experiência do espaço.
A respeito da arte e de suas manifestações ante os avanços do capitalismo, julgue o item que se segue, conforme os pressupostos da Escola de Frankfurt.
Para Benjamin, a reprodutibilidade das obras de arte leva ao declínio da aura.
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre os conceitos filosóficos das escolas do período helênico e sua aplicação no ensino médio.
O ato de filosofar é uma atividade essencialmente acadêmica, restando aos professores do ensino médio a atividade de suscitar nos estudantes dúvidas quanto à possibilidade de apreensão desse tipo de saber.